ISD participates in the IV National Education Congress

Posted in 28 de November de 2017

No período de 15 a 18 de novembro duas educadoras dos Centros de Educação Científica (CECs) participaram do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que ocorreu em João Pessoa-PB, e cujo tema foi: A Educação brasileira – desafios na atualidade. O evento propiciou momentos de diálogos e reflexões entre educadores de diversas regiões do país.

No primeiro dia do Congresso as educadoras participaram de minicursos, palestras e fóruns. Nos dias seguintes expuseram seus trabalhos em grupos de apresentação oral e também estiveram em mesas redondas e plenárias.

“Conheci alguns educadores de outros estados que se preocupam, de fato, com a qualidade do ensino, principalmente nas escolas públicas”.
Luiza Marina
CEC Macaíba-RN

Luiza Marina, educadora do CEC Macaíba-RN, apresentou artigo com o título A formação docente continuada como ferramenta para uma educação reflexiva, no qual destaca um dos focos das formações oferecidas nos CECs ao longo do ano, quando há diálogo e construção dos saberes em conjunto: “Foi o momento do congresso que mais me marcou, pois tive a oportunidade de falar sobre minha realidade e toda a importância das formações que ocorrem nos CECs para o meu ser educadora”, explicou ela.

Celsulla Dantas entre os participantes do GT sobre ensino de ciências.

Já na opinião da educadora Celsulla Dantas, do CEC Natal-RN, as conferências, fóruns e rodas de conversas foram inspiradoras. Ela apresentou o artigo O tema água para o ensino de química: uma proposta diferenciada no Grupo de Trabalho (GT) sobre Ensino de Ciências: “O GT que integrei me fez refletir sobre a ciência e o sujeito, contextualização do ensino,  a educação crítica e problematizadora, a interdisciplinaridade e as tecnologias. Poder vivenciar e compartilhar aprendizados com educadores de todo o Brasil, fortalece a prática e traz para o nosso trabalho a certeza de que estamos no caminho certo e que fazemos parte da luta por uma educação democrática, crítica e de acesso a todos”, comentou ela. 

Com a participação do ISD em um evento de reconhecimento nacional é possível construir novas parcerias e referências de trabalhos em educação nos diversos níveis de ensino-aprendizagem, fundamentando, trocando experiências, construindo e lapidando os diversos caminhos para uma educação democrática.

Text: CECs – Edição: Ariane Mondo – Ascom ISD

Photos: Divulgação CECs

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

ISD participates in the IV National Education Congress

No período de 15 a 18 de novembro duas educadoras dos Centros de Educação Científica (CECs) participaram do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que ocorreu em João Pessoa-PB, e cujo tema foi: A Educação brasileira – desafios na atualidade. O evento propiciou momentos de diálogos e reflexões entre educadores de diversas regiões do país.

No primeiro dia do Congresso as educadoras participaram de minicursos, palestras e fóruns. Nos dias seguintes expuseram seus trabalhos em grupos de apresentação oral e também estiveram em mesas redondas e plenárias.

“Conheci alguns educadores de outros estados que se preocupam, de fato, com a qualidade do ensino, principalmente nas escolas públicas”.
Luiza Marina
CEC Macaíba-RN

Luiza Marina, educadora do CEC Macaíba-RN, apresentou artigo com o título A formação docente continuada como ferramenta para uma educação reflexiva, no qual destaca um dos focos das formações oferecidas nos CECs ao longo do ano, quando há diálogo e construção dos saberes em conjunto: “Foi o momento do congresso que mais me marcou, pois tive a oportunidade de falar sobre minha realidade e toda a importância das formações que ocorrem nos CECs para o meu ser educadora”, explicou ela.

Celsulla Dantas entre os participantes do GT sobre ensino de ciências.

Já na opinião da educadora Celsulla Dantas, do CEC Natal-RN, as conferências, fóruns e rodas de conversas foram inspiradoras. Ela apresentou o artigo O tema água para o ensino de química: uma proposta diferenciada no Grupo de Trabalho (GT) sobre Ensino de Ciências: “O GT que integrei me fez refletir sobre a ciência e o sujeito, contextualização do ensino,  a educação crítica e problematizadora, a interdisciplinaridade e as tecnologias. Poder vivenciar e compartilhar aprendizados com educadores de todo o Brasil, fortalece a prática e traz para o nosso trabalho a certeza de que estamos no caminho certo e que fazemos parte da luta por uma educação democrática, crítica e de acesso a todos”, comentou ela. 

Com a participação do ISD em um evento de reconhecimento nacional é possível construir novas parcerias e referências de trabalhos em educação nos diversos níveis de ensino-aprendizagem, fundamentando, trocando experiências, construindo e lapidando os diversos caminhos para uma educação democrática.

Text: CECs – Edição: Ariane Mondo – Ascom ISD

Photos: Divulgação CECs

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news