Imagine uma prática em que serviços de atenção básica na saúde sejam ofertados de maneira conjunta com a formação de profissionais da saúde? Esse é o grande pilar do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), fundado em 2008 na zona rural do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte (RN). Está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) como serviço de referência para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e reabilitação no Estado potiguar, vinculado às demandas da comunidade onde oferece seus serviços.

O Anita é dedicado à formação, ao desenvolvimento e à educação permanente de professores, preceptores, profissionais de saúde e gestores envolvidos com as políticas públicas de Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação. Para isso, sempre busca encantar a todos que passam por suas dependências, por meio do trabalho interprofissional aliado à qualificada formação técnico-científica e a atitudes ético-humanísticas de sua equipe multiprofissional.

Atualmente, um dos principais objetivos do Anita é atuar na formação, no desenvolvimento e na educação permanente de profissionais de saúde, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais e políticas educacionais. Por meio de ações de ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, centradas nas concepções de responsabilidade social, equidade, qualidade e eficiência para gerar evidências científicas, o Anita também atua na construção de estratégias e promoção de parcerias capazes de fortalecer e auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2016, a Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde habilitou o Anita como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER-III).  No dia  6 de agosto de 2021, o Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 1.842, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, que oficializa a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação Anita Garibaldi (CER Anita) de III para IV.

Desde então, além dos serviços de reabilitação em deficiência auditiva, intelectual e motora, o CER IV Anita, operacionalizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) passará a atender pacientes com deficiência visual. O CER gerido pelo ISD foi o primeiro da região Nordeste a cuidar da saúde de pessoas com deficiência integrado a um sistema de pesquisa e inovação, por meio do trabalho desenvolvido juntamente com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Em quase uma década de atuação, o Anita tem consolidado seu papel na rede de referência ambulatorial do SUS no Estado do Rio Grande do Norte. Esse contexto possibilita a oferta de diversos cenários para a prática de atividades acadêmicas e estágio curricular obrigatório para os Cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As atividades desenvolvidas no Anita incluem as seguintes áreas de atuação: pré-natal de alto-risco;  Serviço de Assistência Especializada às gestantes e crianças vivendo com  HIV/AIDS (SAE Materno-infantil); Serviço Multidisciplinar de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (SEMEA); infectologia na gravidez; medicina fetal; puericultura; pediatria; neurologia infantil; eletroencefalografia; ultrassonografia; fisioterapia em neuropediatria e estimulação precoce do recém-nascido; fisioterapia na saúde da mulher; psicologia adulto e infantil e Laboratório de Análises Clínicas.

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) preza pelos valores de responsabilidade social, ética na formação e no exercício profissional, humanismo, qualidade técnico-científica, respeito à diversidade e compromisso institucional.

::::::::::::::::::::::::::::

Missão: Atuar na educação e no trabalho interprofissional em saúde materno-infantil da pessoa com deficiência, centrado nos princípios da responsabilidade social, da humanização e integralidade do cuidado, contribuindo para a melhoria da realidade brasileira.

Visão: Ser instituição de referência para as profissões da saúde e exemplo de qualidade no cuidado e de promoção da cidadania.