O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do Instituto Santos Dumont (ISD) está localizado no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN). O IIN-ELS ofereceu, em 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil. Este curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 33280010001P2) sob a Área Básica Engenharias IV do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Em 2024, o PPGN solicitou a mudança de Área Básica para a Área Interdisciplinar, com parecer favorável da nova área de avaliação emitido em 25 fevereiro de 2025 (SEI 2677957).
Esta mudança para Área Básica Interdisciplinar reflete a evolução do PPGN para uma ciência sem fronteiras, buscando formar recursos humanos qualificados com produção científica e tecnológica e que contribuam para a missão institucional de usar a ciência em benefício da sociedade. Deste modo, o PPGN estimula a formação de profissionais que se unam ao enfrentamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e usem a ciência para reduzir desigualdades e melhorar a sociedade.

A Neuroengenharia é uma área interdisciplinar que exige uma infraestrutura de laboratórios compartilhados e principalmente recursos humanos qualificados tecnicamente e com competência comportamental para atitude interdisciplinar. Deste modo, o IIN-ELS foi organizado para transpor as barreiras existentes entre as ciências exatas, biológicas e humanas. Numa época em que a geração de informação e o compartilhamento ocorrem rapidamente, o mindset de futuros gestores e profissionais deve ser atual, aberto e interdisciplinar para contribuir não apenas com a região Nordeste, mas sobretudo com o desenvolvimento do Brasil.
A partir de 2025, o Mestrado em Neuroengenharia passou para a Área Básica Interdisciplinar, e vai continuar sendo oferecido de forma gratuita e presencial, com duração de até 24 meses e ingresso semestral.
Importante destacar aos estudantes interessados que a formação interdisciplinar no PPGN envolve a integração de diversos conhecimentos básicos em neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia, programação e processamento de sinais, com seus respectivos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem seguidos de acordo com as Boas Práticas de Laboratório, Pesquisa Clínica, Ética em Pesquisa Animal e Ética em Pesquisa em Humanos. Considerando a importância da ciência para transformar a sociedade, no PPGN os estudantes também contribuem rotineiramente com a divulgação científica, recebendo visitantes nos laboratórios e demonstrando o papel das neurociências e da neuroengenharia em escolas, feiras, jornadas, simpósios e outros eventos científicos.
Portanto, no PPGN é possível desenvolver simulações de redes neurais, produzir matrizes de microeletrodos mais finos que o cabelo para implantes neurocirúrgicos, reconstruir imagens tridimensionais de células do sistema nervoso, registrar atividade neural eletrofisiológica e metabólica, desenvolver interfaces cérebro-máquina para reabilitação de pessoas com lesões medulares ou sensoriais, desenvolver neurotecnologias e muito mais atividades que possam impactar positivamente a sociedade e a formação interdisciplinar.
O PPGN tem como objetivos:
I – Desenvolver pesquisa científica avançada em Neuroengenharia;
II – Formar profissionais capacitados para atuação multi e interdisciplinar em Neuroengenharia, no domínio da pesquisa científica e de órgãos tecnológicos públicos ou privados;
III – Incentivar, difundir e aplicar novos conhecimentos em contexto regional, nacional e internacional;
IV – Fomentar a ciência como agente de estímulo cultural e de integração com comunidades regionais.
Para saber mais sobre a Interdisciplinar e como a CAPES estimula a formação de recursos humanos nesta área:
– Documento da Área Interdisciplinar (2025-2028). Disponibilizado: 02/05/2025
– Ficha de avaliação de área. Disponibilizado: 02/05/2025
– Mais informações no link da área.
O PROGRAMA
907
Inscritos na Seleção desde o início, em 2013
228
Ingressantes no Mestrado, até agora
153
dissertações defendidas até julho/2025
IMPORTANTE:
Dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação do ISD, nos seguintes meios:
E-mail: secretaria.academica@isd.org.br;
Telefone: (84) 99127-6085 (Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 16h30 – Hora local do Rio Grande do Norte).