Pós-graduação em Neuroengenharia

Pós-graduação em Neuroengenharia

Pós-graduação em Neuroengenharia

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do Instituto Santos Dumont (ISD) está localizado no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN). O IIN-ELS ofereceu, em 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil. Este curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 33280010001P2) sob a Área Básica Engenharias IV do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Em 2024, o PPGN solicitou a mudança de Área Básica para a Área Interdisciplinar, com parecer favorável da nova área de avaliação emitido em 25 fevereiro de 2025 (SEI 2677957).

Esta mudança para Área Básica Interdisciplinar reflete a evolução do PPGN para uma ciência sem fronteiras, buscando formar recursos humanos qualificados com produção científica e tecnológica e que contribuam para a missão institucional de usar a ciência em benefício da sociedade. Deste modo, o PPGN estimula a formação de profissionais que se unam ao enfrentamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e usem a ciência para reduzir desigualdades e melhorar a sociedade.

A Neuroengenharia é uma área interdisciplinar que exige uma infraestrutura de laboratórios compartilhados e principalmente recursos humanos qualificados tecnicamente e com competência comportamental para atitude interdisciplinar. Deste modo, o IIN-ELS foi organizado para transpor as barreiras existentes entre as ciências exatas, biológicas e humanas. Numa época em que a geração de informação e o compartilhamento ocorrem rapidamente, o mindset de futuros gestores e profissionais deve ser atual, aberto e interdisciplinar para contribuir não apenas com a região Nordeste, mas sobretudo com o desenvolvimento do Brasil.

A partir de 2025, o Mestrado em Neuroengenharia passou para a Área Básica Interdisciplinar, e vai continuar sendo oferecido de forma gratuita e presencial, com duração de até 24 meses e ingresso semestral.

Importante destacar aos estudantes interessados que a formação interdisciplinar no PPGN envolve a integração de diversos conhecimentos básicos em neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia, programação e processamento de sinais, com seus respectivos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem seguidos de acordo com as Boas Práticas de Laboratório, Pesquisa Clínica, Ética em Pesquisa Animal e Ética em Pesquisa em Humanos. Considerando a importância da ciência para transformar a sociedade, no PPGN os estudantes também contribuem rotineiramente com a divulgação científica, recebendo visitantes nos laboratórios e demonstrando o papel das neurociências e da neuroengenharia em escolas, feiras, jornadas, simpósios e outros eventos científicos.

Portanto, no PPGN é possível desenvolver simulações de redes neurais, produzir matrizes de microeletrodos mais finos que o cabelo para implantes neurocirúrgicos, reconstruir imagens tridimensionais de células do sistema nervoso, registrar atividade neural eletrofisiológica e metabólica, desenvolver interfaces cérebro-máquina para reabilitação de pessoas com lesões medulares ou sensoriais, desenvolver neurotecnologias e muito mais atividades que possam impactar positivamente a sociedade e a formação interdisciplinar.

O PPGN tem como objetivos:

I – Desenvolver pesquisa científica avançada em Neuroengenharia;

II – Formar profissionais capacitados para atuação multi e interdisciplinar em Neuroengenharia, no domínio da pesquisa científica e de órgãos tecnológicos públicos ou privados;

III – Incentivar, difundir e aplicar novos conhecimentos em contexto regional, nacional e internacional;

IV – Fomentar a ciência como agente de estímulo cultural e de integração com comunidades regionais.

Para saber mais sobre a Interdisciplinar e como a CAPES estimula a formação de recursos humanos nesta área:

– Documento da Área Interdisciplinar (2025-2028). Disponibilizado: 02/05/2025

Ficha de avaliação de área. Disponibilizado: 02/05/2025  

– Mais informações no link da área.

O PROGRAMA

907

Inscritos na Seleção desde o início, em 2013

228

Ingressantes no Mestrado, até agora

153

dissertações defendidas até julho/2025

IMPORTANTE:

Dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação do ISD, nos seguintes meios:

E-mail: secretaria.academica@isd.org.br;

Telefone: (84) 99127-6085 (Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 16h30 – Hora local do Rio Grande do Norte).

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.