ISD recebe novas turmas da Residência Multiprofissional e do Mestrado em Neuroengenharia

Publicado em 1 de março de 2024

Os estudantes que irão compor a nova turma da Residência Multiprofissional no Cuidado à Pessoa com Deficiência e os novos mestrandos do programa de Neuroengenharia foram apresentados nesta sexta-feira (1º) às instalações do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, localizadas em Macaíba/RN.

Pela manhã, os grupos conheceram, de forma integrada, o Centro de Educação e Pesquisa Anita Garibaldi (CEPS Anita) e, no período da tarde, visitaram o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Ao longo do dia, os estudantes trocaram experiências pessoais, dialogaram com gestores, coordenadores de curso e funcionários das duas unidades e tiveram contato com as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do ISD.

A gerente do CEPS Anita, Lilian Lisboa, realizou a acolhida dos novos estudantes e falou do entusiasmo em recebê-los na instituição. Lilian lembrou que a Residência Multiprofissional no Cuidado à Pessoa com Deficiência é um programa de pós-graduação pioneiro no Brasil, com resultados de impacto nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e serviço social.

“O trabalho que desenvolvemos aqui é referência no Sistema Único de Saúde. No Anita, vocês vão trabalhar de forma integrada, acompanhando o paciente em diversos momentos, mas também produzindo conhecimento que não vai ficar preso a um paper. O que queremos é que os indivíduos, as pessoas, possam ser impactadas pelas nossas ações”, afirmou Lilian.

Uma das novas ingressantes na Residência é a fisioterapeuta recém-formada Kelly Evangelista, que decidiu disputar o processo seletivo após ter passado pelo estágio curricular obrigatório no ISD. Ela conta que, após o estágio, passou a enxergar de maneira diferente a experiência multiprofissional no atendimento à pessoa com deficiência. “Sempre tive interesse em estudar a parte voltada à neurofuncional dentro da fisioterapia. A residência surgiu como uma possibilidade de atuar dentro dessa área, o que não é muito comum no mercado”, explicou.

A psicóloga Maria Laudeires é egressa do projeto de iniciação científica do ISD e agora espera continuar no mestrado o desenvolvimento de estudos voltados para memória e comportamento, as suas áreas de estudo. “A experiência do IC foi extremamente interessante, pois não conhecia nenhum outro lugar com esse tamanho e dessa estrutura. Uma coisa que me chama muita atenção do Instituto é como a relação dos professores é próxima dos alunos, o que contribui diretamente com nosso aprendizado e conhecimento, um diferencial que não há em nenhum outro lugar”, reconhece.

Residência Multiprofissional 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. Os candidatos matriculados poderão ser alocados também no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), de acordo com as atividades definidas pela coordenação da Residência, a fim de atender às necessidades de integração ensino-pesquisa do Instituto Santos Dumont. 

O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); lesão medular; microcefalia; deficiência auditiva; deficiência visual; prematuridade e bexiga neurogênica. 

Mestrado em Neuroengenharia

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont foi o primeiro reconhecido pelo Ministério da Educação nesta área de conhecimento no Brasil. O Mestrado em Neuroengenharia do ISD busca formar profissionais com um olhar ampliado, que transitem pelos meios acadêmico e empresarial (público ou privado), articulando as neurociências com a engenharia. 

O tema central do curso é a neuroengenharia, uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de neurociências e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a esse sistema. A estrutura do Programa foi idealizada para transpor as barreiras existentes entre as graduações em exatas, biológicas e humanas. 

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD recebe novas turmas da Residência Multiprofissional e do Mestrado em Neuroengenharia

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia