ISD celebra 10 anos como Organização Social do Poder Executivo Federal

Publicado em 5 de abril de 2024

O Instituto Santos Dumont (ISD) promoveu na tarde desta sexta-feira (5) uma solenidade em comemoração aos seus 10 anos de qualificação como Organização Social vinculada ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O evento reuniu autoridades, conselheiros, funcionários, alunos e colaboradores novos e antigos, contando ainda com a presença do pesquisador-emérito e idealizador do ISD, Miguel Nicolelis.

O encontro sucedeu a Aula Magna ministrada por Nicolelis na tarde do dia anterior (4). Ambos os eventos fazem parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano, em alusão aos 10 anos.

“Será, na verdade, um ano inteiro de ações, de eventos, de sinapses, de partos, nascimentos e conexões. E é por essa capacidade de conexão, para dar vida a tudo que o ISD faz, que eu agradeço e celebro”, declarou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior. Para ele, a marca dos 10 anos pode ser considerada uma utopia construída pelas “vidas que alicerçam” o Instituto.

Um público diário de mais de 200 pessoas lotou o auditório e espaço anexo do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do ISD, em MacaÍba.

Na quinta-feira, funcionários mais antigos foram homenageados e receberam placas alusivas pelo “compromisso e excelência” do trabalho prestado.

Na sexta, foi realizada uma série de homenagens por meio da obliteração de selos comemorativos aos 10 anos, em uma cerimônia conduzida pelos Correios. A arte foi desenvolvida pelo artista plástico Marcos Andruchak para celebrar a participação dos usuários e colaboradores do Instituto, que protagonizaram o momento.

O selo foi entregue a representantes de comunidades atendidas pelo ISD, usuários, funcionários, discentes, alunos egressos, instituições parceiras e ao poder público.

Outro homenageado da tarde foi o pesquisador-emérito e idealizador do Instituto, Miguel Nicolelis. O neurocientista se emocionou ao falar da trajetória de conquistas da instituição desde sua concepção, há vinte anos, quando ele chegou ao município de Macaíba pela primeira vez.

“O que eu vi naquela paisagem era o futuro de um país que entendesse que a ciência, a educação e a saúde de seus cidadãos têm que ser a prioridade zero de qualquer projeto de país, de civilidade e de civilização”, disse.

Nicolelis considerou ainda que, nos próximos anos, o ISD será fundamental no desenvolvimento da chama “indústria do cérebro” no Brasil. “Uma indústria projetada para manipular novas tecnologias, combinar novos processos de múltiplas áreas de conhecimento para criar uma nova forma de atuar nas doenças neurológicas e psiquiátricas, que acometem metade da humanidade”, explicou.

A solenidade contou ainda com a participação da diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes. A empresa realizou a maior doação de usina fotovoltaica do RN ao ISD, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A usina solar, que entrou em fase final de montagem no teto do IIN-ELS terá cerca de 200 kWp, com estimativa de geração anual de 328,16 GWh, o que representa suprir em torno de 50% o consumo da instituição, além de reduzir o custo anual da conta de energia em aproximadamente R$ 152 mil.

A cerimônia teve fim com o descerramento da placa em celebração aos 10 anos de qualificação do Instituto Santos Dumont como Organização Social. Participaram deste momento o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, o pesquisador-emérito do ISD, Miguel Nicolelis, o presidente do Conselho de Administração do ISD, Theodoro Paraschiva, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (Fapern), Gilson Sampaio de Souza, representando a governadora Fátima Bezerra.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

ISD celebra 10 anos como Organização Social do Poder Executivo Federal

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia