O GO!RN, maior evento na área de inovação tecnológica e negócios do Rio Grande do Norte, aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro com êxito no número de participantes. Na ocasião, o Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social de Macaíba/RN, dividiu um estande de exposições com o Banco do Nordeste e com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), disponibilizando amostras do trabalho e da produção científica da instituição, além de participar de palestras sobre inovações tecnológicas em saúde.
Foram mais de 300 atividades simultâneas, em 16 áreas temáticas, com 67 estandes de expositores, sendo um desses o ISD. Durante o evento, o Instituto apresentou ao público o resultado de pesquisas e estratégias desenvolvidas sob uma ótica multiprofissional, nos âmbitos do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).
“Acho incrível a proposta dos estudos, principalmente na área da reabilitação. É muito interessante saber que aqui há pessoas estudando para buscar melhores condições de vida para outras pessoas”, afirma Mirllen Fernandes, que visitou o estande expositivo do ISD no evento.
O Instituto também marcou presença com dois ciclos de palestras, um em cada dia de evento, no palco HealthTechs, espaço dedicado à inovação de tecnologias e procedimentos em saúde. Pesquisadores do ISD abordaram diferentes temas, como uma nova proposta de modelo de alcance de metas do paciente, a interface cérebro-computador na reabilitação e o estudo do envelhecimento do cérebro.
“Eu já tive a oportunidade de visitar o ISD, estou participando da criação de uma Liga de Neurologia e conhecer a instituição foi muito importante nesse processo. Hoje o paradesporto e o atletismo me surpreenderam, fiquei impressionado com o nível das tecnologias e com a atuação dos profissionais”, conta Luís Miguel, estudante de medicina que assistiu às palestras do ISD no palco HealthTechs.
Realidade virtual para a reabilitação
Um dos produtos apresentados pelo ISD durante o GO!RN foi um jogo virtual desenvolvido por pesquisadores do Instituto e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os ouvintes da palestra “Inovações tecnológicas e desempenho no Paradesporto” puderam assistir a uma demonstração do uso da tecnologia, cujo objetivo é preparar pessoas com lesão medular para o uso de cadeiras de rodas motorizada.
O jogo reproduz uma pista virtual com obstáculos, na qual as pessoas com tetraplegia podem praticar o controle da cadeira de rodas a partir do manejo de um joystick (controle remoto) adaptado – e que é equivalente ao dispositivo eletrônico utilizado para mover a cadeira.
Conduziram o momento de demonstração os pesquisadores Edgard Morya, Camila Simão e Fabíola Campos, o bolsista de iniciação científica no ISD Alex Batista, principal idealizador do projeto, e José Carlos Silva, autor do trabalho e voluntário no Instituto. O jogo foi testado ao vivo por Jonas e João Gabriel, atletas usuários das linhas de cuidado do paradesporto e da lesão medular infanto-juvenil no ISD.
“A gente fica encantado com essa nova realidade, que vai muito além do que a gente imagina. Acredito que para o paradesporto, a tecnologia vem muito a ajudar, especialmente para pessoas com deficiência. Eu fico muito feliz como mãe de um atleta que usa cadeira de rodas e acredito muito que essa tecnologia vem para somar”, afirma Juliana Souza, mãe do atleta mirim João Gabriel.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.