Estudantes do Instituto Santos Dumont são aprovados em programas de pesquisa internacionais

Publicado em 29 de junho de 2023

Três estudantes e um egresso do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont foram aprovados em programas de pesquisa internacionais no mês de junho. Os estudantes vão cumprir estágios de pesquisa em universidades do Canadá, a partir do Emerging Leaders in the Americas Program (Programa para Líderes Emergentes nas Américas, em tradução livre), enquanto o egresso da instituição foi aprovado para cursar o doutorado na Universidade de Haifa, em Israel. 


O Emerging Leaders in the Americas Program foi criado pelo Governo do Canadá em 2009, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da próxima geração de líderes das Américas, aproximando-os também das instituições de ensino canadenses. O programa tem duração aproximada de seis meses, e oferece bolsas de estudo para cobrir os custos da estadia dos estudantes no país. 


Os estudantes do ISD Gerôncio Oliveira, Emille Alves e Larissa Viana foram selecionados para desenvolver suas atividades, respectivamente, no Institut National de la Recherche Scientifique, vinculado à Universidade de Quebec, e na Universidade Metropolitana de Toronto. 


“Aqui foi onde eu realmente me inseri na pesquisa. Existe uma Larissa antes e depois do ISD. Tenho certeza que só tenho a crescer mais ainda com essa experiência e que vai enriquecer muito tanto o meu lado profissional como pessoal.”, afirma a Engenheira Biomédica e mestranda em Neuroengenharia Larissa Viana. 


Na Universidade Metropolitana de Toronto, Larissa vai estudar métodos de processamento de sinais para extração de características e classificação de eventos de Interfaces Cérebro-Máquina (ICMs) e no Signal Analysis Research (SAR), sob orientação do professor Sri Krishnan.


O Psicólogo Gerôncio Oliveira e a Fonoaudióloga Emille Alves vão integrar o MuSAE Lab, que conduz pesquisas nas áreas de Interface Cérebro-Máquina e suas aplicações, com foco em processamento de sinal e deep learning. Gerôncio, que integra o laboratório de estudos da memória do ISD, afirma que a experiência vai permitir ampliar suas perspectivas e habilidades na Neuroengenharia. “Aqui no ISD nós temos acesso a várias tecnologias, e foi onde aprendi e aprofundei meus conhecimentos. Vai ser uma área diferente do que estou pesquisando aqui, mas é legal porque vou estar aprendendo e entendendo mais sobre a área que tenho interesse em seguir carreira”, destaca. 


Para Emille, a possibilidade de sair de sua zona de conforto, entrando em contato com áreas e disciplinas que não faziam parte de sua formação original na área da saúde, foi um dos pontos positivos da Neuroengenharia. “Durante o mestrado, tive contato com processamento de sinais biológicos e programação, áreas completamente fora da minha zona de conforto. Durante o intercâmbio, pretendo estudar processamento de áudio e aprofundar meu conhecimento em processamento de sinais. Estou  bem entusiasmada.”, afirma. 


Os conhecimentos adquiridos pelo Biomédico Cláudio Mendes durante o mestrado também foram importantes para obter a vaga de Doutorado na Universidade de Haifa, em Israel. Lá, Cláudio vai estudar a tomada de decisões sociais em roedores, a partir do Laboratório de Neurobiologia do Comportamento Social, sob orientação do professor Shlomo Wagner. “É muito claro para mim todos os conhecimentos acadêmicos e pessoais que adquiri no Mestrado. Vou dar continuidade ao trabalho de eletrofisiologia, utilizando em grande parte os conhecimentos que adquiri aqui.”, destaca Cláudio. 


SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

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Três estudantes e um egresso do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont foram aprovados em programas de pesquisa internacionais no mês de junho. Os estudantes vão cumprir estágios de pesquisa em universidades do Canadá, a partir do Emerging Leaders in the Americas Program (Programa para Líderes Emergentes nas Américas, em tradução livre), enquanto o egresso da instituição foi aprovado para cursar o doutorado na Universidade de Haifa, em Israel. 


O Emerging Leaders in the Americas Program foi criado pelo Governo do Canadá em 2009, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da próxima geração de líderes das Américas, aproximando-os também das instituições de ensino canadenses. O programa tem duração aproximada de seis meses, e oferece bolsas de estudo para cobrir os custos da estadia dos estudantes no país. 


Os estudantes do ISD Gerôncio Oliveira, Emille Alves e Larissa Viana foram selecionados para desenvolver suas atividades, respectivamente, no Institut National de la Recherche Scientifique, vinculado à Universidade de Quebec, e na Universidade Metropolitana de Toronto. 


“Aqui foi onde eu realmente me inseri na pesquisa. Existe uma Larissa antes e depois do ISD. Tenho certeza que só tenho a crescer mais ainda com essa experiência e que vai enriquecer muito tanto o meu lado profissional como pessoal.”, afirma a Engenheira Biomédica e mestranda em Neuroengenharia Larissa Viana. 


Na Universidade Metropolitana de Toronto, Larissa vai estudar métodos de processamento de sinais para extração de características e classificação de eventos de Interfaces Cérebro-Máquina (ICMs) e no Signal Analysis Research (SAR), sob orientação do professor Sri Krishnan.


O Psicólogo Gerôncio Oliveira e a Fonoaudióloga Emille Alves vão integrar o MuSAE Lab, que conduz pesquisas nas áreas de Interface Cérebro-Máquina e suas aplicações, com foco em processamento de sinal e deep learning. Gerôncio, que integra o laboratório de estudos da memória do ISD, afirma que a experiência vai permitir ampliar suas perspectivas e habilidades na Neuroengenharia. “Aqui no ISD nós temos acesso a várias tecnologias, e foi onde aprendi e aprofundei meus conhecimentos. Vai ser uma área diferente do que estou pesquisando aqui, mas é legal porque vou estar aprendendo e entendendo mais sobre a área que tenho interesse em seguir carreira”, destaca. 


Para Emille, a possibilidade de sair de sua zona de conforto, entrando em contato com áreas e disciplinas que não faziam parte de sua formação original na área da saúde, foi um dos pontos positivos da Neuroengenharia. “Durante o mestrado, tive contato com processamento de sinais biológicos e programação, áreas completamente fora da minha zona de conforto. Durante o intercâmbio, pretendo estudar processamento de áudio e aprofundar meu conhecimento em processamento de sinais. Estou  bem entusiasmada.”, afirma. 


Os conhecimentos adquiridos pelo Biomédico Cláudio Mendes durante o mestrado também foram importantes para obter a vaga de Doutorado na Universidade de Haifa, em Israel. Lá, Cláudio vai estudar a tomada de decisões sociais em roedores, a partir do Laboratório de Neurobiologia do Comportamento Social, sob orientação do professor Shlomo Wagner. “É muito claro para mim todos os conhecimentos acadêmicos e pessoais que adquiri no Mestrado. Vou dar continuidade ao trabalho de eletrofisiologia, utilizando em grande parte os conhecimentos que adquiri aqui.”, destaca Cláudio. 


SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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