Saúde Auditiva: saiba quais são os principais cuidados com a audição de bebês e crianças

Posted in 26 de March de 2024

A manutenção e os cuidados com a saúde auditiva contemplam um conjunto de práticas, que vão desde a busca por atendimento fonoaudiológico regular até a mudança de hábitos no dia-a-dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o quadro de perda da audição pode atingir, até 2050, mais de 900 milhões de pessoas. Quando se trata de perda auditiva infantil, a OMS considera que 60% dos casos ocorrem por causas evitáveis.

Segundo o Comitê Internacional Joint Commitee on Infant Hearing (Comitê Conjunto para a Audição Infantil, em tradução livre), os riscos para deficiência auditiva infantil são comumente provenientes de intercorrências antes, durante e depois da gestação, podendo ser estas infecções congênitas, hereditariedade ou prematuridade extrema, entre outras. 

A preceptora fonoaudióloga do Instituto Santos Dumont (ISD), Rogéria Dias, reforça a importância do acompanhamento clínico e da manutenção diária dos hábitos e interações da criança para a garantia da longevidade e integridade da audição, especialmente quando se tratam de crianças em fase de desenvolvimento. 

Para recém-nascidos, por exemplo, é indispensável a realização da Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecida como o teste da orelhinha, ainda nos primeiros dias ou semanas de vida do bebê, preferencialmente antes dos 30 dias de vida. 

“As crianças que apresentam índice de risco para perda auditiva, mesmo aquelas em que o teste da orelhinha tenha sido satisfatório, devem realizar o monitoramento auditivo, que consiste em acompanhar e monitorar o desenvolvimento auditivo até os 3 anos de vida. É importante que os pais estejam cientes da relevância desse exame e que possam garantir que eles sejam realizados em seus bebês dentro do prazo recomendado”, explica Rogéria Dias.

Dentre os cuidados importantes para prevenção da perda auditiva em bebês e crianças, destacam-se:

  • Vacinar contra meningite, caxumba (papeira) e sarampo;
  • Evitar a exposição a brinquedos com ruídos acima de 70 decibéis (certifique-se que o brinquedo seja de boa qualidade e certificado pela Anvisa);
  • Não expor a criança à fumaça, que pode irritar a mucosa do nariz e da garganta e promover doenças;
  • Secar bem a orelha da criança após o banho, utilizando a ponta da toalha ou fralda;
  • Evitar o uso de hastes flexíveis (cotonetes) para limpar a orelha. A introdução de objetos na orelha pode causar infecções;
  • Não permitir o uso de fones de ouvido.

A preceptora fonoaudióloga do ISD ressalta, ainda, que também é fundamental o monitoramento para possíveis sinais de alerta em relação ao desenvolvimento auditivo e linguístico, que podem indicar disfunções na saúde auditiva da criança. 

Por isso, é crucial que pais e cuidadores estejam atentos a ocorrências como a falta de resposta aos sons ao redor; à criança não reagindo ao próprio nome; dificuldade em imitar sons ou palavras; falta de progresso na fala e na linguagem conforme o esperado para a idade; dificuldade em entender e seguir instruções simples e dificuldade em se comunicar com outras crianças ou adultos.

Caso sejam notados algum desses sinais ou surjam outras preocupações com o desenvolvimento auditivo e linguístico da criança, é importante buscar a avaliação e a intervenção profissional o mais rápido possível. Quanto mais cedo identificados, mais cedo é possível tratar desses problemas e, consequentemente, garantir a melhoria significativa dos resultados a longo prazo para a vida e bem-estar da criança.

Conscientizar e mobilizar

Em março, mês marcado pelo Dia da Audição, é essencial a promoção de discussões sobre a prevenção, detecção e tratamento precoces de problemas auditivos, além de fortalecer a conscientização sobre como a audição influencia no desenvolvimento dos processos cognitivos, da fala, da linguagem e da qualidade de vida.

“No Instituto Santos Dumont, estamos comprometidos com a implementação de ações de educação em saúde permanente e campanhas de conscientização. Realizamos triagens auditivas em escolas e em parceria com profissionais de saúde do município de Macaíba, onde estamos localizados. Além disso, oferecemos serviços abrangentes que incluem triagem auditiva, monitoramento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas auditivos”, reforça a preceptora fonoaudióloga Rogéria Dias.

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Saúde Auditiva: saiba quais são os principais cuidados com a audição de bebês e crianças

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news