Master in Neuroengineering and the awakening of academic life

Posted in 4 de January de 2019

Muitos alunos e alunas que cursam o mestrado em Neuroengenharia do Edmond and Lily Safra International Institute of Neuroscience (IIN-ELS) vislumbram a continuidade da carreira acadêmica após o término dos estudos em Macaíba (RN). A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do IIN-ELS é pensada para desenvolver nos mestrandos, habilidades que lhes façam sistematizar o conhecimento técnico-científico e aplicá-lo nas diversas frentes da Neuroengenharia.

Não raro, após o término do curso alguns mestres seguem o processo natural da vida acadêmica e conseguem ingressar no Doutorado, a fim de aprofundar suas pesquisas em outras Instituições. Em relatório apresentado recentemente pelo Santos Dumont Institute (ISD) ao Ministry of Education (MEC), com o qual mantém um Contrato de Gestão, consta que dos oito mestres titulados no ano de 2017, sete atuam como docentes ou estão no doutorado (Dados de 2018.1).

De acordo com a Pesquisadora do IIN-ELS, Mariana Araujo, no PPGN os alunos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas com uma equipe multidisciplinar e também realizam diversas atividades que integram a carreira acadêmica: “Além de cursarem as disciplinas e desenvolverem seus projetos de pesquisa, os mestrandos são estimulados a participar de atividades de extensão e organizar eventos científicos, sem falar na rotina de elaboração de textos científicos, apresentações de seminários e trabalhos em congressos. Acredito que no conjunto, essas experiências não só estimulam os alunos, mas também os preparam para seguir na carreira acadêmica”, opina Mariana, que atualmente é a Coordenadora do PPGN/IIN-ELS .

A partir de março de 2019, três egressos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS irão cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A seguir, Ledycnarf de Holanda, Patrícia Moura It is Ozair Argentille relembram a importância do Mestrado em Neuroengenharia para esse passo importante em suas trajetórias.

Ledycnarf de Holanda

O IIN-ELS me ajudou não apenas na aprovação do doutorado, mas também a adquirir uma visão crítica sobre o conhecimento, que acredito ser essencial para a nossa formação profissional. O fato de o Instituto nos incentivar e valorizar a nossa participação em atividades de pesquisa e extensão, também contribui muito para isso.

Patrícia Moura

O Mestrado em Neuroengenharia possibilitou a expansão de conhecimento e habilidades adquiridas a partir da união de diversas áreas de conhecimento proporcionadas pelo curso. A partir dele pude me incluir como um agente transformador da sociedade.

Ozair Argentille

O interesse para se buscar novas parcerias, pessoas e visões: o Mestrado em Neuroengenharia me despertou justamente para isso. Assim consegui ter outra mentalidade para a pesquisa, ensino e docência e isso fez com que eu buscasse o doutorado. O Mestrado do IIN-ELS foi um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Estou mais confiante e seguro para os próximos passos.

Text:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Photos: Ascom ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

More news

Master in Neuroengineering and the awakening of academic life

Muitos alunos e alunas que cursam o mestrado em Neuroengenharia do Edmond and Lily Safra International Institute of Neuroscience (IIN-ELS) vislumbram a continuidade da carreira acadêmica após o término dos estudos em Macaíba (RN). A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do IIN-ELS é pensada para desenvolver nos mestrandos, habilidades que lhes façam sistematizar o conhecimento técnico-científico e aplicá-lo nas diversas frentes da Neuroengenharia.

Não raro, após o término do curso alguns mestres seguem o processo natural da vida acadêmica e conseguem ingressar no Doutorado, a fim de aprofundar suas pesquisas em outras Instituições. Em relatório apresentado recentemente pelo Santos Dumont Institute (ISD) ao Ministry of Education (MEC), com o qual mantém um Contrato de Gestão, consta que dos oito mestres titulados no ano de 2017, sete atuam como docentes ou estão no doutorado (Dados de 2018.1).

De acordo com a Pesquisadora do IIN-ELS, Mariana Araujo, no PPGN os alunos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas com uma equipe multidisciplinar e também realizam diversas atividades que integram a carreira acadêmica: “Além de cursarem as disciplinas e desenvolverem seus projetos de pesquisa, os mestrandos são estimulados a participar de atividades de extensão e organizar eventos científicos, sem falar na rotina de elaboração de textos científicos, apresentações de seminários e trabalhos em congressos. Acredito que no conjunto, essas experiências não só estimulam os alunos, mas também os preparam para seguir na carreira acadêmica”, opina Mariana, que atualmente é a Coordenadora do PPGN/IIN-ELS .

A partir de março de 2019, três egressos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS irão cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). A seguir, Ledycnarf de Holanda, Patrícia Moura It is Ozair Argentille relembram a importância do Mestrado em Neuroengenharia para esse passo importante em suas trajetórias.

Ledycnarf de Holanda

O IIN-ELS me ajudou não apenas na aprovação do doutorado, mas também a adquirir uma visão crítica sobre o conhecimento, que acredito ser essencial para a nossa formação profissional. O fato de o Instituto nos incentivar e valorizar a nossa participação em atividades de pesquisa e extensão, também contribui muito para isso.

Patrícia Moura

O Mestrado em Neuroengenharia possibilitou a expansão de conhecimento e habilidades adquiridas a partir da união de diversas áreas de conhecimento proporcionadas pelo curso. A partir dele pude me incluir como um agente transformador da sociedade.

Ozair Argentille

O interesse para se buscar novas parcerias, pessoas e visões: o Mestrado em Neuroengenharia me despertou justamente para isso. Assim consegui ter outra mentalidade para a pesquisa, ensino e docência e isso fez com que eu buscasse o doutorado. O Mestrado do IIN-ELS foi um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal. Estou mais confiante e seguro para os próximos passos.

Text:  Ariane Mondo / Ascom – ISD

Photos: Ascom ISD

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Santos Dumont Institute (ISD)

Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news