ISD realiza treino de parataekwondo com participação de atletas da Seleção Brasileira

Posted in 12 de April de 2024

O Instituto Santos Dumont (ISD) realizou na manhã desta sexta-feira (12) um treinamento de parataekwondo com o objetivo de apresentar a modalidade, voltada para pessoas com deficiência dos membros superiores, aos usuários do Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba. O equipamento foi inaugurado em outubro de 2023 e está integrado ao Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD). Nele são oferecidas as modalidades de bocha e atletismo, e a equipe do Instituto busca agora a qualificação junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a oferta do taekwondo.

“Hoje nós estamos aqui com a equipe de parataekwondo da Sadef-RN fazendo um treinamento e demonstrando um pouco da modalidade. O parataekwondo é um esporte paralímpico e a gente quer em breve estar oferecendo aqui no Centro como mais uma oportunidade de atividade esportiva para as pessoas com deficiência”, explica o preceptor de educação física do ISD, Rogério Romário dos Santos.

O treino contou com a participação de paratletas da Associação Amigos do Deficiente Físico (Sadef-RN), convidados pelo educador Rogério. Entre eles, dois lutadores que integram as seleções Norte-riograndense e a Brasileira de Parataekwondo, e que irão disputar em maio duas competições de importância internacional: o Campeonato Pan-Americano de Taekwondo e o Rio Open G1, ambos no Rio de Janeiro.

Campeão em 2023 nas etapas regional e nacional da Copa do Brasil, o paratleta Ricardo Wagner pratica o taekwondo há dois anos. Estreante em disputas internacionais, ele foi convocado há cerca de dois meses para fazer parte da Seleção Brasileira. O paratleta explica que a prática de esportes sempre o acompanhou, oportunizando interações sociais e melhorando a qualidade de vida. “Depois que comecei a praticar esportes, percebi que me tratam totalmente como igual e até admiram ver o esforço, a dedicação”, avalia.

Ricardo possui paralisia do plexo braquial direito, um conjunto de nervos do pescoço, que ligam a medula espinhal e o cérebro aos membros superiores, comandando os músculos dos ombros, cotovelos e mãos. “Essa deficiência eu tenho desde que nasci, foi na hora do parto. No meu crescimento, fiz muita fisioterapia, passei por algumas cirurgias, mas é algo que nunca me impediu de nada”, reflete.

Já o paratleta Cícero Nascimento vem aprendendo a lidar com uma condição similar desde que sofreu um acidente de motocicleta, em 2009, em Natal. “No começo eu achei difícil. Com a deficiência, achava que não conseguiria. Fui fazer uma experiência no esporte, gostei, e hoje estou fazendo parte da Seleção Brasileira e Seleção Potiguar de Parataekwondo”, comemora o paratleta.

Cícero relata a importância das atividades esportivas no seu processo de aceitação e reabilitação. “Para o esporte todo mundo é igual. A gente busca cada dia mais o nosso espaço, tanto na sociedade como no esporte, e quando contamos nossa história para as pessoas, elas começam a compreender que a deficiência é uma parte pequena na nossa vida”.

 

Centro de Referência Paralímpico

O Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba é credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atualmente, são oferecidas as modalidades de bocha e paratletismo para adultos e crianças a partir de 7 anos de forma gratuita. Os treinamentos abrangem desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

Após realizar um agendamento, as pessoas interessadas passam por uma triagem remota seguida de uma avaliação global, quando se verificam os critérios de elegibilidade para as modalidades oferecidas no Instituto. O agendamento pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou pelo WhatsApp: (84) 9-9155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

parasport

O ISD promove atividades de paradesporto para usuários das linhas de cuidado do CER ISD em encontros semanais, realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaíba. O Instituto realiza cursos, ações formativas e eventos acerca do tema, envolvendo educadores físicos, profissionais de outras áreas da saúde, usuários do CER e suas famílias.

 

About ISD

The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news

Recommended

ISD realiza treino de parataekwondo com participação de atletas da Seleção Brasileira

Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Share this news