Um estudo realizado em parceria por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália, Alemanha e Israel foi publicado no periódico Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation.
A pesquisa apresenta o uso e as perspectivas de novos desenvolvimentos na técnica não invasiva usada para modular o tecido neural conhecida como Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (sigla em inglês tDCS) e sua aplicação em doenças neurológicas, alívio da dor e reabilitação motora, o que pode melhorar o desempenho esportivo e restaurar funções do sistema nervoso.
O artigo científico pode ser acessado AQUI.
Morya, E., Monte-Silva, K., Bikson, M. et al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. J NeuroEngineering Rehabil 16, 141 (2019)
Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Foto: Reprodução do artigo científico
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.