No dia 29 de outubro a equipe multiprofissional do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia (25/10) na Escola Estadual Jorge Fernandes, em Natal/RN.
A atividade teve o objetivo de conscientizar e informar sobre esta condição de saúde. A ida à escola foi um pedido especial de Isabel, uma adolescente de 13 anos que estuda lá e é assistida pela clínica de Lesão Medular Infantil (LMI) do CEPS.
A ação foi planejada e executada em conjunto com Isabel e Jonas, outro adolescente aluno da mesma escola e também paciente da clínica de LMI. Eles foram os monitores e demonstraram suas habilidades na cadeira de rodas para os colegas e professores, que passaram por essa experiência sentindo as dificuldades desta tarefa.
Camila Simão, preceptora multiprofissional do CEPS que participou da atividade, ressalta que o objetivo da dinâmica foi reduzir possíveis barreiras e promover maior inclusão no ambiente escolar. “Os dois adolescentes ficaram muito felizes e animados com esta ação que envolveu todos os alunos da escola e seus professores. Consideramos que ações como esta são muito importantes para esclarecer sobre as condições de saúde e para ressaltar as potencialidades da pessoa com deficiência”, concluiu.
Texto: Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD
Foto: Acervo pessoal
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.