Unidades do ISD recebem visita de representantes da Associação Neurinho (RN)

Publicado em 3 de março de 2016

03/03/2016

Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD

 

Em roda de conversa, Reginaldo Freitas Júnior fala sobre as missões institucionais do ISD.

No dia 17 de fevereiro, representantes da Associação de Crianças Portadoras de Mielomeningocele, Hidrocefalia e Paralisia Cerebral do RN, chamada carinhosamente de Neurinho, visitaram duas unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), localizadas em Macaíba (RN).

A primeira parada foi no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), onde os visitantes foram acolhidos pela equipe multiprofissional em uma roda de conversa para a troca de informações e experiências entre as duas instituições. Os representantes da Neurinho falaram sobre o trabalho desenvolvido pela entidade desde 2004 e comentaram das ações de apoio a famílias do estado que têm casos de patologias neurológicas. Atualmente a Associação atende cerca de 200 crianças e seus familiares.

Visita às instalações do CEPS em Macaíba (RN).

O médico Reginaldo Freitas Júnior, diretor de ensino e pesquisa do ISD e também diretor do CEPS, apresentou a missão, os objetivos estratégicos e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Santos Dumont, destacando as potenciais possibilidades de interação entre as entidades, nas diversas áreas de atuação do ISD.

Na segunda parada da visita, os representantes da associação foram recebidos pelos pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), onde Edgard Morya, coordenador de pesquisa, apresentou os projetos em desenvolvimento, falou sobre os avanços científicos já observados e o horizonte de possibilidades para o tratamento de doenças neurológicas.

Edgard Morya mostra equipamentos e fala sobre pesquisas do IIN-ELS.

Edmilson Firmino da Silva, presidente da Neurinho, afirmou que há muito tempo havia a vontade de estreitar relações com o ISD para eventuais parcerias. Ele falou que a Associação tem muitas demandas para o suporte que pretende oferecer às suas crianças. “Esse acompanhamento do Instituto, dando informações para que nós possamos ir além, buscando a qualidade de vida de crianças e adultos, é de suma importância para nós”, disse Edmilson.

Roda de conversa no IIN-ELS, em Macaíba (RN).

Reginaldo viu a possibilidade de várias frentes de interação entre a associação e as áreas de atuação do Instituto Santos Dumont: “As demandas da Neurinho são múltiplas, tanto do ponto de vista dos acompanhamentos pré-natal, pediátrico e para crianças com bexiga neurogênica, quanto na orientação sobre informações científicas. Eles trouxeram, de forma muito clara, a necessidade da informação científica em linguagem acessível e  acho que isso tem muita sintonia com o que valorizamos na proposta de atuação do ISD. Uma coisa que me surpreendeu com a visita da

Representantes da Associação Neurinho falam sobre trabalho da entidade.

Associação foi que as demandas deles por parcerias conosco vão muito além das questões relacionadas à assistência e ao cuidado com a saúde das crianças. Eles também trazem questões muito fortes relacionadas à educação em saúde, ao exercício da cidadania, à inclusão e às políticas públicas voltadas para as pessoas com necessidades especiais. Há muito o que ser feito!”, afirmou o médico. Ao final da visita ficou acertado que a Associação Neurinho vai apresentar suas  demandas específicas ao ISD, elegendo prioridades para 2016, para que se avalie a construção de um plano de trabalho conjunto de cooperação entre as duas entidades.

Mais sobre o CEPS AQUI; Sobre o IIN-ELS AQUI; e sobre a Associação Neurinho AQUI

Equipes ISD e Neurinho no CEPS, em Macaíba (RN). Foto: Ariane Mondo/ Ascom ISD
Equipes ISD e Neurinho no CEPS, em Macaíba (RN).
DSC00102_site
Roda de conversa no CEPS.
DSC00178_site
Em visita a uma das salas de fisioterapia do CEPS.
Em visita a uma das salas de fisioterapia do CEPS. Foto: Ariane Mondo/Ascom ISD
Sala de espera do CEPS.
Em visita a uma das salas de fisioterapia do CEPS. Foto: Ariane Mondo/Ascom ISD
No IIN-ELS experimentando o equipamento “Oculus” para experiências de realidade virtual.
Em visita a uma das salas de fisioterapia do CEPS. Foto: Ariane Mondo/Ascom ISD
Equipes ISD e Neurinho em visita ao IIN-ELS.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Unidades do ISD recebem visita de representantes da Associação Neurinho (RN)

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia