Vídeos do ISD sobre a Covid-19 concorrem à participação em mostra da SBPC

Publicado em 10 de novembro de 2020

Dois vídeos produzidos pelo Instituto Santos Dumont (ISD) concorrem à exibição na Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Mostra integra as atividades da SBPC Jovem, parte da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, e recebeu inscrições de diversos estados do Brasil. Das 27 universidades e instituições de ensino e pesquisa que participam, sete – incluindo o ISD – são da região Nordeste, a maioria na disputa.

Ao todo, 58 vídeos concorrem à exibição na Mostra. Três deles serão escolhidos por um júri selecionado da SBPC e outros nove serão eleitos por votação do público, prorrogada de 20 para 24 de novembro no canal da SBPC no YouTube. A votação será feita por meio de “curtidas” nos vídeos. Para votar, é preciso estar logado no YouTube para “marcar como gostei”, ou seja, curtir os vídeos favoritos – opção disponível próxima ao botão de compartilhamento.

Clique abaixo para ver os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença, com os quais o ISD concorre (Mas, para votar neles, é preciso acessar o YouTube, nos seguintes endereços: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19 e https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19 e curtí-los)

Os 9 vídeos mais curtidos pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Os vencedores participarão ainda de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2020. 

Entre as instituições de ensino e pesquisa concorrentes estão ainda a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Academia Brasileira de Ciências, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a PUC-MG e o Observatório Covid-19 no Brasil.

Vídeos do ISD

Os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens” (que pode ser acessado neste endereço: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19) e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença” (disponível aqui: https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19), com os quais o Instituto Santos Dumont concorre, foram produzidos por alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, com acompanhamento dos preceptores multiprofissionais do Anita.

Para Camila Simão, fisioterapeuta, preceptora multiprofissional e coordenadora da “Comissão Covid-19” do Anita/ISD – uma das três comissões criadas para atuar em demandas prioritárias no serviço em relação à pandemia – o desafio foi encarado com determinação pelos residentes, que produziram os vídeos em trabalho remoto. “Nosso objetivo era informar a população em um momento em que havia muitas dúvidas sobre a Covid-19, incentivando as pessoas a tomarem os cuidados necessários e ensinando-as a reconhecer possíveis sintomas. Essa missão foi abraçada pelos nossos residentes que aprenderam uma nova habilidade, já que a produção de vídeos como esses não era parte do conhecimento da maioria deles”, diz Camila.

O processo de produção dos vídeos levou em consideração diversas nuances do início da pandemia e a acessibilidade dos conteúdos – que foram legendados e, os dois agora inscritos na mostra da SBPC, tiveram tradução em libras. Os assuntos mais relevantes foram escolhidos e debatidos em conjunto por preceptores e alunos, através de grupos de trabalho da Comissão Covid-19, e consideraram também as dúvidas mais frequentes do público atendido pelo Anita.

“Elencamos a importância de falar da questão de higienização dos alimentos e embalagens, que era algo necessário e que não tinha tanta informação circulando. Já o vídeo sobre os sintomas respiratórios foi feito pensando em muitos dos nossos pacientes, como crianças, pessoas com deficiência ou lesões medulares que teriam que ter cuidadores e familiares bem inteirados da situação para identificar possíveis sintomas”, explica a fisioterapeuta.

ISD x Covid-19

Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, alunos, pesquisadores e preceptores do Instituto Santos Dumont se uniram em um esforço coletivo para responder a demandas da sociedade que vão desde máscaras-escudo, produzidas e doadas para proteger equipes nas unidades de saúde, até a produção de vídeos, folders, artes e ciência para mostrar à população caminhos possíveis para atravessar o momento, cuidar da saúde física e mental, denunciar a violência e tomar decisões no contexto.

No Anita, três comissões foram criadas para atuar em linhas específicas no serviço. A da Psicologia, com foco no plantão psicológico, foi incumbida de cuidar da saúde mental dos profissionais e dos usuários. A Comissão de Serviço Social, por sua vez, ficou responsável por falar dos direitos das pessoas durante a pandemia. E a Comissão Covid-19, que juntou residentes e preceptores da fonoaudiologia, fisioterapia e profissionais da terapia ocupacional e da nutrição para trabalhar questões específicas voltadas ao combate a pandemia, teve a missão de gerar informações acessíveis para usuários e a comunidade em geral no período.

O ISD passou ainda por uma adaptação inédita nos serviços durante a pandemia, quando o Anita passou a funcionar temporariamente como pronto-atendimento para casos suspeitos de Covid-19 e urgências de menor risco em gestantes e crianças.

Outras frentes de trabalho foram o combate a informações falsas, por meio de informações oficiais e científicas levantadas por alunos do mestrado em Neuroengenharia, e a produção de máscaras-escudo no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) para doação a unidades de saúde na Paraíba e no Rio Grande do Norte. 

Estratégias como a adoção de atendimento via telessaúde para manter estímulos a pacientes em reabilitação, a conscientização online sobre abuso e exploração sexual no período de isolamento e uma linha telefônica aberta à população para apoio psicológico e emocional também foram adotadas.

SAIBA MAIS SOBRE A MOSTRA DE VÍDEOS DA SBPC

A mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ tem por objetivo estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Três categorias participam: a Drops, com vídeos de até 1 minuto; a curta-metragem - a qual o Instituto Santos Dumont concorre - com produções de até 10 minutos, e a média-metragem, com vídeos de de 10 a 20 minutos. A seguir, saiba mais sobre os vídeos produzidos por alunos e preceptores do Anita/ISD, inscritos na Mostra pelo fisioterapeuta Gentil Fonseca.

ISD Explica - Dificuldades respiratórias que são alertas para a Covid

Os sintomas da #COVID-19, o novo #coronavírus, podem ser os de uma gripe comum ou ter a potência de uma pneumonia grave. Febre acompanhada de tosse, dor no tórax ou dificuldade respiratória estão entre os possíveis alertas para a doença - e pessoas com “falta de ar” são orientadas pelo Ministério da Saúde a procurar um hospital para terem o caso investigado e os cuidados de que precisam. Mas como diferenciar possíveis dificuldades para respirar causadas pela COVID-19 das geradas por outras doenças? E a que sinais pais ou cuidadores de crianças e de outras pessoas que não conseguem explicar o que estão sentindo devem estar atentos? O tema é abordado neste vídeo, o primeiro de uma série elaborada por preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência - do Instituto Santos Dumont (ISD) – com orientações para educação no contexto da pandemia. O conteúdo de estreia se baseia em recomendações do Ministério da Saúde.

Coronavírus: Como higienizar alimentos e embalagens

Você sabia que além de higienizar as mãos, é importante lavar bem alimentos e embalagens como prevenção ao novo #coronavírus? Neste vídeo, preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont (ISD), ensinam a fazer isso. As informações são baseadas em orientações nutricionais para o enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Sociedade Brasileira de Diabetes, da International Society for Immunonutrition, da Associação Brasileira de Nutrição e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto:  Renata Moura – Jornalista – e Kamila Tuenia – Estudante de Jornalismo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Vídeos do ISD sobre a Covid-19 concorrem à participação em mostra da SBPC

Dois vídeos produzidos pelo Instituto Santos Dumont (ISD) concorrem à exibição na Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Mostra integra as atividades da SBPC Jovem, parte da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, e recebeu inscrições de diversos estados do Brasil. Das 27 universidades e instituições de ensino e pesquisa que participam, sete – incluindo o ISD – são da região Nordeste, a maioria na disputa.

Ao todo, 58 vídeos concorrem à exibição na Mostra. Três deles serão escolhidos por um júri selecionado da SBPC e outros nove serão eleitos por votação do público, prorrogada de 20 para 24 de novembro no canal da SBPC no YouTube. A votação será feita por meio de “curtidas” nos vídeos. Para votar, é preciso estar logado no YouTube para “marcar como gostei”, ou seja, curtir os vídeos favoritos – opção disponível próxima ao botão de compartilhamento.

Clique abaixo para ver os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença, com os quais o ISD concorre (Mas, para votar neles, é preciso acessar o YouTube, nos seguintes endereços: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19 e https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19 e curtí-los)

Os 9 vídeos mais curtidos pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Os vencedores participarão ainda de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2020. 

Entre as instituições de ensino e pesquisa concorrentes estão ainda a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Academia Brasileira de Ciências, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a PUC-MG e o Observatório Covid-19 no Brasil.

Vídeos do ISD

Os vídeos “Coronavírus: como higienizar alimentos e embalagens” (que pode ser acessado neste endereço: https://bit.ly/youtubevideo1_ISDxCovid19) e “ISD Explica: Dificuldades respiratórias que são alertas para a doença” (disponível aqui: https://bit.ly/youtubevideo2_ISDxCovid19), com os quais o Instituto Santos Dumont concorre, foram produzidos por alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, com acompanhamento dos preceptores multiprofissionais do Anita.

Para Camila Simão, fisioterapeuta, preceptora multiprofissional e coordenadora da “Comissão Covid-19” do Anita/ISD – uma das três comissões criadas para atuar em demandas prioritárias no serviço em relação à pandemia – o desafio foi encarado com determinação pelos residentes, que produziram os vídeos em trabalho remoto. “Nosso objetivo era informar a população em um momento em que havia muitas dúvidas sobre a Covid-19, incentivando as pessoas a tomarem os cuidados necessários e ensinando-as a reconhecer possíveis sintomas. Essa missão foi abraçada pelos nossos residentes que aprenderam uma nova habilidade, já que a produção de vídeos como esses não era parte do conhecimento da maioria deles”, diz Camila.

O processo de produção dos vídeos levou em consideração diversas nuances do início da pandemia e a acessibilidade dos conteúdos – que foram legendados e, os dois agora inscritos na mostra da SBPC, tiveram tradução em libras. Os assuntos mais relevantes foram escolhidos e debatidos em conjunto por preceptores e alunos, através de grupos de trabalho da Comissão Covid-19, e consideraram também as dúvidas mais frequentes do público atendido pelo Anita.

“Elencamos a importância de falar da questão de higienização dos alimentos e embalagens, que era algo necessário e que não tinha tanta informação circulando. Já o vídeo sobre os sintomas respiratórios foi feito pensando em muitos dos nossos pacientes, como crianças, pessoas com deficiência ou lesões medulares que teriam que ter cuidadores e familiares bem inteirados da situação para identificar possíveis sintomas”, explica a fisioterapeuta.

ISD x Covid-19

Desde que a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, alunos, pesquisadores e preceptores do Instituto Santos Dumont se uniram em um esforço coletivo para responder a demandas da sociedade que vão desde máscaras-escudo, produzidas e doadas para proteger equipes nas unidades de saúde, até a produção de vídeos, folders, artes e ciência para mostrar à população caminhos possíveis para atravessar o momento, cuidar da saúde física e mental, denunciar a violência e tomar decisões no contexto.

No Anita, três comissões foram criadas para atuar em linhas específicas no serviço. A da Psicologia, com foco no plantão psicológico, foi incumbida de cuidar da saúde mental dos profissionais e dos usuários. A Comissão de Serviço Social, por sua vez, ficou responsável por falar dos direitos das pessoas durante a pandemia. E a Comissão Covid-19, que juntou residentes e preceptores da fonoaudiologia, fisioterapia e profissionais da terapia ocupacional e da nutrição para trabalhar questões específicas voltadas ao combate a pandemia, teve a missão de gerar informações acessíveis para usuários e a comunidade em geral no período.

O ISD passou ainda por uma adaptação inédita nos serviços durante a pandemia, quando o Anita passou a funcionar temporariamente como pronto-atendimento para casos suspeitos de Covid-19 e urgências de menor risco em gestantes e crianças.

Outras frentes de trabalho foram o combate a informações falsas, por meio de informações oficiais e científicas levantadas por alunos do mestrado em Neuroengenharia, e a produção de máscaras-escudo no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) para doação a unidades de saúde na Paraíba e no Rio Grande do Norte. 

Estratégias como a adoção de atendimento via telessaúde para manter estímulos a pacientes em reabilitação, a conscientização online sobre abuso e exploração sexual no período de isolamento e uma linha telefônica aberta à população para apoio psicológico e emocional também foram adotadas.

SAIBA MAIS SOBRE A MOSTRA DE VÍDEOS DA SBPC

A mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ tem por objetivo estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Três categorias participam: a Drops, com vídeos de até 1 minuto; a curta-metragem - a qual o Instituto Santos Dumont concorre - com produções de até 10 minutos, e a média-metragem, com vídeos de de 10 a 20 minutos. A seguir, saiba mais sobre os vídeos produzidos por alunos e preceptores do Anita/ISD, inscritos na Mostra pelo fisioterapeuta Gentil Fonseca.

ISD Explica - Dificuldades respiratórias que são alertas para a Covid

Os sintomas da #COVID-19, o novo #coronavírus, podem ser os de uma gripe comum ou ter a potência de uma pneumonia grave. Febre acompanhada de tosse, dor no tórax ou dificuldade respiratória estão entre os possíveis alertas para a doença - e pessoas com “falta de ar” são orientadas pelo Ministério da Saúde a procurar um hospital para terem o caso investigado e os cuidados de que precisam. Mas como diferenciar possíveis dificuldades para respirar causadas pela COVID-19 das geradas por outras doenças? E a que sinais pais ou cuidadores de crianças e de outras pessoas que não conseguem explicar o que estão sentindo devem estar atentos? O tema é abordado neste vídeo, o primeiro de uma série elaborada por preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência - do Instituto Santos Dumont (ISD) – com orientações para educação no contexto da pandemia. O conteúdo de estreia se baseia em recomendações do Ministério da Saúde.

Coronavírus: Como higienizar alimentos e embalagens

Você sabia que além de higienizar as mãos, é importante lavar bem alimentos e embalagens como prevenção ao novo #coronavírus? Neste vídeo, preceptores e alunos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pelo Instituto Santos Dumont (ISD), ensinam a fazer isso. As informações são baseadas em orientações nutricionais para o enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Sociedade Brasileira de Diabetes, da International Society for Immunonutrition, da Associação Brasileira de Nutrição e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto:  Renata Moura – Jornalista – e Kamila Tuenia – Estudante de Jornalismo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia