Campus do Cérebro

O Campus do Cérebro (CC) é uma área gerida pelo Instituto Santos Dumont (ISD) que possui construções destinadas aos âmbitos da educação e pesquisa em neurociências e neuroengenharia. Um dos edifícios abriga o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), onde estão implementados laboratórios de eletrofisiologia, neuroreabilitação, neurobiologia, neuroengenharia, neuroprostética, neurociência computacional, interface homem-máquina, microscopia convencional, microscopia confocal, neurocirurgia, dentre outros espaços. O edifício conta ainda com auditório e espaços para encontros científicos e exposições.

Desde março de 2018 a sede administrativa do ISD está localizada no CC. 

Em junho do mesmo ano, o Campus do Cérebro recebeu a Licença de Operação concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), órgão que promove a Política Ambiental do estado. No documento, o IDEMA determina que o ISD se responsabilize por ações de prevenção a acidentes com danos ambientais e solicita que o Instituto implemente um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

A expedição dessa Licença é um marco importante para o Campus do Cérebro, pois comprova que todas as obras e instalações estão de acordo com a legislação ambiental vigente, a exemplo da estação de tratamento de esgoto, que foi planejada e construída de forma a permitir a reutilização dos resíduos.

 

Fachada do IIN-ELS no Campus do Cérebro

Fachada do IIN-ELS no Campus do Cérebro.

 

A implementação do Campus do Cérebro foi oficializada em decreto presidencial de 12 de dezembro de 2007. Os recursos financeiros são providos pelo Ministério da Educação (MEC) e a execução da obra ficou a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), proprietária do terreno e edifícios pertencentes ao Campus.

A gestão e a responsabilidade sobre o Campus do Cérebro cabem ao ISD, por meio de um Contrato de Cessão de Uso de Bem Público firmado junto à UFRN, em maio de 2016, que habilita o Instituto a desenvolver atividades de educação, pós-graduação e pesquisa no local.