Sobre o CEP/ISD

Sobre o CEP/ISD

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (CEP/ISD) foi criado em 03 de fevereiro de 2020 e registrado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP em 28 de setembro de 2020, sob o número 10147.

O CEP é um órgão deliberativo, consultivo e educativo, constituído no ISD como um colegiado interdisciplinar, independente e de relevância pública. O objetivo do Comitê é pronunciar-se, no aspecto ético, sobre todos os trabalhos de pesquisa realizados com seres humanos no Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont ou em quaisquer outras Instituições, dando apoio, principalmente, às pesquisas realizadas no âmbito das unidades próprias do Instituto – o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi.

A atuação do órgão se dá na defesa dos interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, visando criar uma política concreta sobre as investigações propostas, na área da saúde.

O trabalho de todos os membros do CEP/ISD é voluntário e independente, procurando defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nas Instituições vinculadas dentro de padrões éticos.

O mandato dos membros do Comitê é de três anos, sendo permitida a recondução. 

Submetendo projetos para análise

Os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, de forma direta e indireta, deverão ser submetidos a este Comitê via Plataforma Brasil, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) n° 466, de 12 de dezembro de 2012, e Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. 

Entre os projetos que não precisam passar por avaliação do Comitê estão: pesquisas de opinião pública com participantes não identificados, pesquisas censitárias e pesquisas que utilizam dados de domínio público (de acordo com o artigo 1°da Res 510/16 CNS).

Reuniões

As reuniões do CEP/ISD acontecem ordinariamente uma vez ao mês. Clique para acessar o calendário previsto para os anos 20202021, 20222023E aqui para visualizar o Regimento Interno do Comitê.

CONTATO
Celular: (84) 99127-6085
Telefone: (84) 3271-3311
Email: cep@isd.org.br

Expediente
Segunda, terça e sexta-feira
Das 9h às 12h

Localização
Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont
Av Santos Dumont, 1560. 2º andar, sala 24
CEP: 59280-000
Macaíba, Rio Grande do Norte

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.