Preceptores

Preceptores

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD) conta com um corpo de preceptores que atuam nos campos da assistência, pesquisa, ensino e extensão dentro de nossas duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Interancional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Conheça abaixo o perfil dos preceptores do ISD.

PRECEPTORES DO ISD

Alexandra Silva de Lima


Graduada em Serviço Social e Direito e Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Assistência Sócio-Jurídica e Segurança Pública pela UniFacex; Servidora Pública do Município de Natal com atuação na Secretaria de Trabalho e Assistência Social; Preceptora Multiprofissional Assistente Social.

Ana Maria da Costa dos Santos Reis


Fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP); Certificada pelo método Lee Silverman; Experiência em assistência e docência na área de voz, disfagia e motricidade oral; Preceptora Multiprofissional Fonoaudióloga nas clínicas de Doença de Parkinson e Lesão Medular Adulto.

Angelo Raimundo da Silva Neto


Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto) e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia pediátrica; Preceptor Médico em Lesão Medular Adulto e Infantojuvenil no Instituto Santos Dumont.

Antonélia Barros de Carvalho


Fonoaudióloga e Especialista em Audiologia pela Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Saúde da Família com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Preceptora Multiprofissional Fonoaudióloga do Instituto Santos Dumont; Experiência em assistência nas áreas de exames audiológicos, implante coclear, reabilitação auditiva e terapia fonoaudiológica.

Camila Rocha Simão


Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestre e Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Fisioterapia Pediátrica na UNIPAC; Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta nas clínicas de Lesão Medular Infantojuvenil, Epilepsia, Microcefalia e Prematuridade.

Cléa Emanuela Barreto de Medeiros


Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência pelo Instituto Santos Dumont. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, FACISA-UFRN, com ênfase em Reabilitação neurológica de Crianças, pesquisando no desenvolvimento e aplicação da Medida de Participação e do Ambiente para Crianças Pequenas (YC-PEM Brasil). Atualmente trabalha com reabilitação de Crianças e adolescentes com desordens neurológicas e como Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta em Microcefalia, Prematuridade e Lesão Medular Infantojuvenil no ISD.

Daniele Caroline Leôncio Ferreira


Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia Clínica, Doutora em Psicologia com ênfase em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN; Preceptora Multiprofissional Neuropsicóloga Clínica na clínica de Transtorno do Espectro do Autismo.

Fábio Ricardo de Oliveira Galvão


Terapeuta Ocupacional e Especialista em Gerontologia pela Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Saúde Hospitalar, com ênfase na Atenção à Saúde do Idoso pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB); Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (Linha de pesquisa 1 - Reabilitação Neurológica), da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN); Preceptor Multiprofissional Terapeuta Ocupacional nas clínicas de Doença de Parkinson e Lesão Medular Adulto.

Fabíola Rodrigues de França Campos


Fisioterapeuta, Mestre em Psicobiologia, Especialista em Neurorreabilitação e Doutora em Psicobiologia pela UFRN. Professora-preceptora do Centro Universitário Facex - Unifacex. Tem experiência prática na área de Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e no Idoso e desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: AVC, acoplamento percepção-ação, aprendizagem motora, cognição, sono e ritmo biológico; Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta em Doença de Parkinson e Lesão Medular Adulto no Instituto Santos Dumont.

Heloisa Maria Jácome de Souza Britto, Ph.D.


Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Experiência em assistência e docência nas áreas de gerontologia e neurologia; Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta nas clínicas de Lesão Medular Adulto, Doença de Parkinson e Epilepsia.

Hougelle Simplício


É Médico, professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pesquisador e preceptor neurocirurgião no Instituto Santos Dumont. Possui graduação em medicina (UFRN-1999), residência médica em Neurocirurgia (Hospital Santa Marcelina/SP (MEC e SBN-2006), Especialização em Neurocirurgia Funcional - Epilepsias e Doença de Parkinson (Hospital Brigadeiro/SP - 2008) e Especialização em Dor (Inst Sírio Libanês). Além disso, possui Doutorado em Neurologia (Faculdade de Medicina da USP/SP - 2010). Suas áreas de interesse são Parkinson, Epilepsias, Dor, Lesão medular e de nervos periféricos, Neurocirurgia funcional, Neuromodulação e Inovação em saúde.

Jardany do Nascimento Barros


Terapeuta Ocupacional e Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Universidade Potiguar (UNP); Preceptora Multiprofissional Terapeuta Ocupacional na clínica de Transtorno do Espectro do Autismo no Instituto Santos Dumont, com experiência em assistência e docência nas áreas de inclusão escolar e inclusão social, tecnologia assistiva, integração sensorial e neurologia.

Joísa Priscilla Saraiva de Araújo


Psicóloga e Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Neuropsicologia pela ISMAI/Portugal. Fundadora e supervisora do Núcleo Neuropsi e neuropsicóloga na clínica Neurolife, com atuação em avaliação e intervenção neuropsicológicas. Professora convidada dos cursos de especialização em Neuropsicologia /UFRN e UnP. Preceptora Multiprofissional Neuropsicóloga nas clínicas de Lesão Medular Adulto, Doença de Parkinson e Epilepsia.

Juliana Pinheiro Magro


É Pedagoga pela UNIFACEX, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Irapes/UVA e Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais, no Programa de Pós-graduação do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Coordenadora e professora de Atendimento Educacional Especializado do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAPRN) e Supervisora de Ensino na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade - SIA/UFRN. Trabalha no atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Específicas, na produção e adaptação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual, e participa como organizadora e ministrante de Cursos de Extensão da UFRN voltados para a inclusão dessas pessoas. Participa como colaboradora convidada da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Especial e Atendimento Diferenciado em Exames e Avaliações da Educação Básica (CAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial numa perspectiva inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, atendimento educacional especializado - AEE, uso de TDICs na inclusão de sujeitos com deficiência visual, acessibilidade em documentos digitais e formação docente. É Preceptora Multiprofissional Pedagoga no Instituto Santos Dumont.

Larissa Ramalho Dantas Varella Dutra


Fisioterapeuta pela Universidade Potiguar (UnP); Mestra e Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Saúde da Mulher pelo COFFITO; Especializada em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Ciências Médicas/MG; Especializada em Terapia Manual pelo Centro Universitário do RN (Uni-RN); Professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Natalense - Uniceuna (Natal/RN); Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta em Saúde da Mulher e Membro Suplente do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Santos Dumont; Fisioterapeuta do Espaço Varella Dutra, com experiência em uroginecologia, obstetrícia e Pilates.

Lilian Lira Lisboa


Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), com especialização em Serviços de Saúde Pública (Facisa) e em Fisioterapia na Saúde da Mulher (Cofito). Possui doutorado e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Departamento de Fisioterapia, Preceptora fisioterapeuta e Gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). Experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: bexiga neurogênica adulto e infantil, ginecologia e obstetrícia, proctologia e urologia na saúde da mulher e criança. Integrante do grupo de pesquisa "Avanços em Uropediatria", cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e credenciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Lorenna Marques de Melo Santiago


Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Fisioterapia e Especialista em Neurorreabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e no Idoso pela ABRAFIN/COFFITO; Especialista em Psicomotricidade pela Unifacex; Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta nas clínicas de Doença de Parkinson e Lesão Medular Adulto e Coordenadora da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência no Instituto Santos Dumont.

Luana Celly Silva Aprígio


Fonoaudióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Fonoaudiologia pelo Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia UFRN/UFPB/UNCISAL; Preceptora Multiprofissional Fonoaudióloga na clínica de Transtorno do Espectro do Autismo.

Luana Cecília Farache Lemos Leal


Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência pelo ISD, Mestranda em Neuroengenharia e Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta nas clínicas de Microcefalia, Prematuridade e Lesão Medular Infantojuvenil no Instituto Santos Dumont. Desenvolve pesquisas nas áreas de bexiga neurogênica e neuromodulação não invasiva.

Luciana Carla Bezerra da Câmara Silva


Nutricionista pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN); Preceptora Multiprofissional Nutricionista no Instituto Santos Dumont; Formação em Dieta Cetogênica na Epilepsia Refratária pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pela Liga Brasileira de Epilepsia; Experiência na área de nutrição clínica e hospitalar com ênfase em Dieta Cetogênica; Experiência no Ambulatório de Dieta Cetogênica para Epilepsia do Instituto da Criança - Hospital das Clínicas (FMUSP) fazendo acompanhamento do atendimento médico e nutricional.

Luzia Guacira dos Santos Silva, Ph.D.


Pedagoga (Orientação Educacional), Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolveu pesquisas de pós-doutorado pela Universidade de A Coruña – Espanha; Especialista na área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant; Professora aposentada do Centro de Educação da UFRN; Professora voluntária da UFRN: membro da Linha de Pesquisa Educação e inclusão em contextos educacionais no Programa de Pós-graduação em Educação, na Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e na Linha Processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da Educação Especial, do Mestrado Profissional em Educação Especial; Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão escolar e processos de ensino e aprendizagem de estudantes cegos e com baixa visão e na formação continuada de professores; Preceptora Multiprofissional Pedagoga do Instituto Santos Dumont.

Marcelo Amorim Araújo

É Médico Neurologista Pediátrico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Fez residência médica em Puericultura e Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC FMRP/USP). Preceptor médico neuropediatra no Instituto Santos Dumont.

Maria Dolores da Costa Medeiros

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Psicologia Clínica pela UFRN e em Saúde da Criança e do Adolescente pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional da mesma instituição. Atua como Psicóloga Clínica no acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos. Preceptora Multiprofissional Psicóloga no Instituto Santos Dumont.

Marília Pinheiro de Brito Pontes


Fonoaudióloga e Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Disfagia com enfoque hospitalar pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP, Recife/PE); Preceptora Multiprofissional Fonoaudióloga nas clínicas de Epilepsia, Microcefalia, Prematuridade e Lesão Medular Infantojuvenil no Instituto Santos Dumont; Experiência em assistência e docência nas áreas de assistência domiciliar, voz, disfagia e doenças neurodegenerativas, com ênfase em doença de Parkinson.

Monise Gleyce de Araújo Pontes

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Avaliação em Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Especialista em Atenção à Saúde Materno Infantil, Modalidade Residência Multiprofissional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN. As áreas de maior interesse e maior desenvolvimento em publicações são: Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde Materno-Infantil, Enfermagem em Obstetrícia. Atua como preceptora multiprofissional enfermeira no Instituto Santos Dumont.

Natália Maria Barbosa Bezerra


Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade de Pernambuco, Mestre em Neuroengenharia pelo Instituto Santos Dumont (ISD), pós-graduada em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar e Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher (ABRAFISM/COFFITO). Atualmente, trabalha como fisioterapeuta na Clinica de Urologia de Natal, em pesquisa no grupo da Bexiga Neurogênica do ISD e é Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta no ISD. Tem experiência na área de Fisioterapia e neuromodulação, com ênfase em Fisioterapia Pélvica no tratamento das disfunções miccionais, evacuatórias e sexuais.

Nicelle de Morais Candez, M.D.


Neurologista e Neurofisiologista Titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. Preceptora em Epilepsia pelo Instituto Santos Dumont. Mestranda em Neurologia/Epilepsia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro - Brasil. Especialização em Eletroencefalografia, Vídeo-Eletroencefalografia, Neuromodulação com Estimulador do Nervo Vago e Diagnóstico e Tratamento das Epilepsias Refratária em crianças e adultos, em esquema de Residência Médica, pelo Núcleo Avançado de Tratamento das Epilepsias (NATE), Hospital Felício Rocho, Minas Gerais - Brasil. Residência Médica CNRM/MEC em Neurologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

Renata Rocha Leal de Miranda


Assistente Social, Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e desenvolveu pesquisas de pós-doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. Preceptora Multiprofissional Assistente Social no Instituto Santos Dumont; Coordenadora do Setor de Serviço Social do Hospital Maternidade do Divino Amor - Parnamirim/RN; Experiência em assistência e docência na área de Serviço Social, com ênfase na Saúde, Pessoa com Deficiência, Violência Infanto-Juvenil, Gênero, Planejamento Familiar e Materno Infantil; Atuou como Membro do Comitê de Pesquisa e Extensão (CEPEX), Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e como Coordenadora do Curso de Serviço Social, do Centro Universitário FACEX-UNIFACEX.

Rogéria Cristina Toscano Dias


Fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco; Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Preceptora Multiprofissional Fonoaudióloga do Instituto Santos Dumont (ISD), com atuação na área das Deficiências Auditivas; Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em diagnóstico e reabilitação auditiva.

Samantha Santos de Albuquerque Maranhão


Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia Clínica e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Coordenadora das Atividades Acadêmicas em Saúde do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi; Membro do Comitê de Ética e Coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais em Saúde (COREMU) do Instituto Santos Dumont (ISD); Preceptora Multiprofissional Neuropsicóloga em Transtorno do Espectro do Autismo no ISD.

Thays de Souza Machado Brígido


Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, especializada em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com com capacitação em integração sensorial, motricidade fina, seletividade alimentar, intervenção assistida por animais, estimulação precoce na surdez e na cegueira. É Preceptora Multiprofissional Terapeuta Ocupacional em Microcefalia, Neurodesenvolvimento, Lesão Medular Infantojuvenil e Prematuridade no Instituto Santos Dumont. Tem experiência em neurologia infantil, estimulação precoce, treinos para atividades de vida diária, intervenção individual e em grupo com crianças e adolescentes.

Yoshie Kanegane


Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP); Preceptora Multiprofissional Fisioterapeuta em Transtorno do Espectro do Autismo, Prematuridade, Microcefalia e Lesão Medular Infantojuvenil no Instituto Santos Dumont.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.