Perguntas frequentes RESPCD

Perguntas frequentes RESPCD

Perguntas frequentes RESPCD

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), do Instituto Santos Dumont (ISD), oferece desde 2017 o único programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do Brasil. Abaixo, confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o programa.

Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. O ISD tem autorização do MEC para ampliar as vagas para Terapia Ocupacional, Farmácia e Enfermagem, mas aguarda edital para solicitação de bolsas. 

O valor atualizado, segundo a Portaria Interministerial Nº 9, de 13 de outubro de 2021, é de R$4.106,09. As bolsas são financiadas pelo Ministério da Saúde.

A maior parte da carga horária da RESPCD acontece nas unidades do Instituto Santos Dumont, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Os residentes da RESPCD também fazem estágios em outras instituições. Por exemplo, o estágio de Atenção Primária ocorre nas Unidades Básicas de Saúde de municípios conveniados, sendo, atualmente, Macaíba (RN) e Paranamirim (RN). Os residentes também podem estagiar em campos optativos a partir de parcerias firmadas, podendo ser instituições locais, nacionais ou mesmo internacionais.

Para chegar em ambas as unidades vinculadas ao Instituto Santos Dumont, Anita e IIN-ELS, localizadas no município de Macaíba/RN, é disponibilizado um transporte que faz o trajeto de ida e volta da capital Natal/RN a Macaíba/RN.

Semanalmente os residentes exercem atividades teóricas e práticas que contabilizam 60h. As atividades acontecem de segunda a sábado. 

A matriz curricular do eixo transversal do Programa RESPCD compartilha algumas disciplinas em comum com o Programa de Mestrado em Neuroengenharia. São disciplinas que têm relação direta com o cuidado à saúde da pessoa com deficiência, tais como Bioética e Educação para a Cidadania Global. Isso possibilita ao residente o aproveitamento das disciplinas para integralização dos créditos para o mestrado em um intervalo de tempo menor, nos casos que os residentes sejam aprovados no processo seletivo para o mestrado em neuroengenharia. No ano de 2022, por exemplo, há 6 egressos da RESPCD envolvidos no mestrado de neuroengenharia. Além disso, essa atuação possibilita o fortalecimento da integração  ensino-pesquisa-serviço-comunidade e da capacitação desses profissionais, que  compartilham ideias de soluções inovadoras para problemas em saúde.

Os especialistas no cuidado à saúde da pessoa com deficiência poderão atuar em quaisquer unidades ou centros de saúde que tratem de pessoas com deficiência em todos os níveis de atenção à saúde. 

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.