Preceptoras do ISD lançam curso gratuito no UNA-SUS sobre estimulação precoce; saiba como acessar

Publicado em 14 de abril de 2023

Visando ampliar o acesso à informações atualizadas sobre assistência e educação em saúde, preceptoras do Instituto Santos Dumont (ISD) participaram do desenvolvimento de cursos assíncronos, online e gratuitos, ofertados pela plataforma Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Uma das formações esquematizada por profissionais do Instituto é o curso “Estimulação Precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor”, voltado para profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da Pessoa com Deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática. O curso já está disponível, e as matrículas vão até o dia 30 de junho de 2023.

 

O curso, formado por materiais multimídia, aborda a estimulação precoce como estratégia de abordagem terapêutica para crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. As estratégias consideram os pontos de atenção da  Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e abordam temas como avaliação e identificação, estimulação motora, cognitiva e da linguagem, e o uso de Tecnologias Assistivas para ampliar a funcionalidade. O material foi planejado pelas preceptoras do ISD Artemis de Paula (neuropsicóloga), Camila Simão (fisioterapeuta), Jardany Barros (terapeuta ocupacional) e Luana Aprígio (fonoaudióloga).  

 

A preceptora neuropsicóloga do ISD, Artemis de Paula, considera a disseminação da informação sobre estimulação precoce uma iniciativa positiva, por se tratar de uma estratégia de intervenção de fácil utilização. “É um conhecimento que, quando o profissional adquire, consegue transmitir para a família, e a família consegue multiplicar esse saber e aplicar com seus filhos”, explica a profissional. 

 

Artemis explica que a estimulação precoce trabalha com o aspecto da neuroplasticidade, isto é, a capacidade do cérebro de aprender e se adaptar, presente amplamente nos primeiros anos de vida. Enquanto estratégia de intervenção, é um método que busca intensificar os estímulos da criança e fazer com que ela atinja o máximo de suas potencialidades.

 

“Nos três primeiros anos, existe uma neuroplasticidade muito grande. A estimulação precoce tem esse impacto positivo por conta dessa peculiaridade do neurodesenvolvimento, e por trazer benefícios tanto para pessoa com deficiência, como para pessoa sem deficiência, mas que tem um risco para atraso no desenvolvimento”, explica. Um exemplo disso, de acordo com a profissional, são as crianças que nasceram prematuras, que apresentam maior risco de atraso no neurodesenvolvimento, mas não necessariamente terão alguma deficiência. “Se a gente começa a cuidar e estimular essa criança desde pequena, a gente garante o melhor desenvolvimento possível para ela, minimizando ou sanando as dificuldades que ela viria a ter”, pontua Artemis de Paula. 

 

Segundo Camila Simão, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD), uma das principais ações do CER ISD, que tem como um de seus pilares o fortalecimento da assistência em saúde, é promover diferentes estratégias  de educação de forma a ampliar sua divulgação e facilitar o acesso à  informação. Para a profissional, plataformas como a UNA-SUS, por exemplo, permitem essa diversificação do acesso para diferentes públicos, por meio de linguagens acessíveis e recursos que facilitam o aprendizado.

 

Sobre o curso da estimulação precoce, que tem como público-alvo principal os profissionais da saúde que atuam no SUS, Camila reforça que o objetivo é traduzir o conhecimento para favorecer o processo de estimulação precoce considerando os diferentes pontos da rede de atenção à saúde. “Os conteúdos abordados estão pautados nas diretrizes do Ministério da Saúde e são uma atualização de informações para o contexto atual. Dentro do CER, abordamos a questão do atendimento especializado, mas trazemos a importância da identificação precoce na atenção básica e o seguimento pela atenção especializada, inserindo sempre a família e o contexto dessa pessoa na continuidade do cuidado. A intenção é promover o fortalecimento da rede de cuidado como um todo”, explica Camila Simão. 

 

A plataforma UNA-SUS

Os cursos da UNA-SUS são gratuitos e ofertados à distância. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais sobre diversos temas na área da saúde.

Qualquer profissional de saúde pode se inscrever e ser certificado nos cursos oferecidos pelo Sistema UNA-SUS, desde que atenda aos pré-requisitos descritos em cada oferta. Além disso, também há cursos de livre acesso a pessoas de outras áreas do conhecimento.

Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD

Foto: Canindé Soares / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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O curso, formado por materiais multimídia, aborda a estimulação precoce como estratégia de abordagem terapêutica para crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. As estratégias consideram os pontos de atenção da  Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e abordam temas como avaliação e identificação, estimulação motora, cognitiva e da linguagem, e o uso de Tecnologias Assistivas para ampliar a funcionalidade. O material foi planejado pelas preceptoras do ISD Artemis de Paula (neuropsicóloga), Camila Simão (fisioterapeuta), Jardany Barros (terapeuta ocupacional) e Luana Aprígio (fonoaudióloga).  

 

A preceptora neuropsicóloga do ISD, Artemis de Paula, considera a disseminação da informação sobre estimulação precoce uma iniciativa positiva, por se tratar de uma estratégia de intervenção de fácil utilização. “É um conhecimento que, quando o profissional adquire, consegue transmitir para a família, e a família consegue multiplicar esse saber e aplicar com seus filhos”, explica a profissional. 

 

Artemis explica que a estimulação precoce trabalha com o aspecto da neuroplasticidade, isto é, a capacidade do cérebro de aprender e se adaptar, presente amplamente nos primeiros anos de vida. Enquanto estratégia de intervenção, é um método que busca intensificar os estímulos da criança e fazer com que ela atinja o máximo de suas potencialidades.

 

“Nos três primeiros anos, existe uma neuroplasticidade muito grande. A estimulação precoce tem esse impacto positivo por conta dessa peculiaridade do neurodesenvolvimento, e por trazer benefícios tanto para pessoa com deficiência, como para pessoa sem deficiência, mas que tem um risco para atraso no desenvolvimento”, explica. Um exemplo disso, de acordo com a profissional, são as crianças que nasceram prematuras, que apresentam maior risco de atraso no neurodesenvolvimento, mas não necessariamente terão alguma deficiência. “Se a gente começa a cuidar e estimular essa criança desde pequena, a gente garante o melhor desenvolvimento possível para ela, minimizando ou sanando as dificuldades que ela viria a ter”, pontua Artemis de Paula. 

 

Segundo Camila Simão, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD), uma das principais ações do CER ISD, que tem como um de seus pilares o fortalecimento da assistência em saúde, é promover diferentes estratégias  de educação de forma a ampliar sua divulgação e facilitar o acesso à  informação. Para a profissional, plataformas como a UNA-SUS, por exemplo, permitem essa diversificação do acesso para diferentes públicos, por meio de linguagens acessíveis e recursos que facilitam o aprendizado.

 

Sobre o curso da estimulação precoce, que tem como público-alvo principal os profissionais da saúde que atuam no SUS, Camila reforça que o objetivo é traduzir o conhecimento para favorecer o processo de estimulação precoce considerando os diferentes pontos da rede de atenção à saúde. “Os conteúdos abordados estão pautados nas diretrizes do Ministério da Saúde e são uma atualização de informações para o contexto atual. Dentro do CER, abordamos a questão do atendimento especializado, mas trazemos a importância da identificação precoce na atenção básica e o seguimento pela atenção especializada, inserindo sempre a família e o contexto dessa pessoa na continuidade do cuidado. A intenção é promover o fortalecimento da rede de cuidado como um todo”, explica Camila Simão. 

 

A plataforma UNA-SUS

Os cursos da UNA-SUS são gratuitos e ofertados à distância. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais sobre diversos temas na área da saúde.

Qualquer profissional de saúde pode se inscrever e ser certificado nos cursos oferecidos pelo Sistema UNA-SUS, desde que atenda aos pré-requisitos descritos em cada oferta. Além disso, também há cursos de livre acesso a pessoas de outras áreas do conhecimento.

Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD

Foto: Canindé Soares / Ascom – ISD

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Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

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