Perguntas Frequentes – Mestrado em Neuroengenharia

Perguntas Frequentes – Mestrado em Neuroengenharia

Perguntas Frequentes – Mestrado em Neuroengenharia

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (IIN-ELS/ISD), oferece desde 2013 o único mestrado do Brasil em neuroengenharia. Abaixo, confira as respostas para as dúvidas mais  frequentes sobre o curso.

O Mestrando em Neuroengenharia do IIN-ELS desenvolve habilidades em áreas multidisciplinares que integram métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas esse sistema. Dentre as competências desenvolvidas pelos mestrandos no IIN-ELS, podemos citar a construção de matrizes de microeletrodos, cirurgia estereotáxica, registro eletrofisiológico, análises histológicas e imunohistoquímicas, análise e processamento de sinais neurais, sistemas de realidade virtual, Lokomat e ZeroG na reabilitação de pacientes, prototipagem, estimulação invasiva e não invasiva, entre outros.

O profissional com mestrado em neuroengenharia pode atuar em inúmeras vertentes que englobam aspectos da pesquisa experimental, computacional, teórica, clínica e aplicada em níveis moleculares, celulares e sistemas.  diversas áreas como interface cérebro-máquina, neuromodulação, neurociência computacional e processamento de sinais, reabilitação, interface cérebro-cérebro, próteses e órteses, biocompatibilidade, doenças neurodegenerativas, microcefalia, doenças psiquiátricas e cognição, entre outras, bem como continuar seus estudos em áreas de neurociências e lecionar em instituições de ensino.

O prazo máximo para a qualificação dos alunos bolsistas é de até 1 (um) ano após o ingresso no mestrado. Os alunos que não pretendem concorrer a bolsa podem qualificar em até 18 meses após o ingresso no mestrado. Para todos os alunos, a defesa do mestrado deve ocorrer, impreterivelmente, até 2 (dois) anos após o ingresso no mestrado.

O Programa de Pós-graduação do IIN-ELS oferece bolsas de estudo de acordo com a disponibilidade das agências de fomento à pesquisa e de outras fontes de recursos. Quando disponíveis, as bolsas são alocadas conforme o regimento de bolsas do PPG IIN-ELS.

Os bolsistas do IIN-ELS não devem possuir vínculo empregatício/funcional, ainda que de natureza acadêmica, com percepção de remuneração, na mesma região metropolitana ou município onde se localiza o PGIIN-ELS. Para maiores detalhes, consulte o regulamento de bolsas do Instituto.

O perfil acadêmico do mestrando é identificado durante o processo seletivo, considerando suas habilidades e interesses. Após o início das atividades, os mestrandos são alocados nos projetos em andamento e na disponibilidade dos orientadores, com base nesse perfil estabelecido.

Os alunos do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS podem utilizar toda a infraestrutura presente nas unidades do Instituto Santos Dumont para desenvolver suas funções de pesquisa e educação. As atividades ocorrem normalmente entre 08h e 17h. Os alunos bolsistas devem exercer dedicação exclusiva ao Programa.

O ISD fornece transporte coletivo gratuito entre Natal e Macaíba para seus alunos e funcionários. Contacte a Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação (SPPG-IIN-ELS) para detalhes sobre horários e trajetos. Há também opções de vans e ônibus do sistema municipal de transporte de Macaíba e Natal. Consulte a página das prefeituras para maiores informações.

Quanto à alimentação, há diversas possibilidades, incluindo cantinas, refeitórios e serviços de entrega. O centro de Macaíba é próximo e também oferece opções de alimentação. O ISD fornece transporte coletivo gratuito entre seus centros de pesquisa e de saúde e o centro de Macaíba no horário de almoço. Por fim, o IIN-ELS possui uma pequena cozinha, com geladeira e microondas, que pode ser utilizada para refeições próprias.

Todos os alunos do Mestrado precisam apresentar um comprovante de proficiência em Inglês antes do término do mestrado.

Serão aceitos certificados  com pontuação 5,5 no International English Language Testing System (IELTS) ou equivalente:

  • Cambridge geral: First Certificate in English (FCE)
  • Test of English for International Communication (TOEIC): 790
  • Test of English as a Foreign Language (TOEFL): 463 – Versão papel
  • Test of English as a Foreign Language (TOEFL): 87 – Versão internet

Também serão aceitos certificados equivalentes aos listados no quadro Europeu comum de referência.

Serão aceitos certificados de exames realizados em até 5 anos antes da defesa.

Sim, uma das metas do IIN-ELS é promover um programa de doutorado em Neuroengenharia. O Instituto tem buscado atender aos requisitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a abertura desse programa. Atualmente, alunos de outras instituições podem desenvolver parte de seu projeto de doutorado em parceria com o IIN-ELS. Consulte a SPPG IIN-ELS para maiores detalhes.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.