Pós-graduação em Neuroengenharia

Um profissional que desenvolve simulações de redes neurais em máquinas com quatro mil núcleos de processamento, que produz matrizes de 128 eletrodos com espessuras menores que um fio de cabelo. Um acadêmico que constrói imagens tridimensionais de células do sistema nervoso ou trabalha com interfaces cérebro-máquinas para reabilitação de pessoas com lesões medulares. Esse é o dia a dia dos alunos do Programa de Pós-graduação (PPG) do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

O IIN-ELS promove, desde 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 33280010001P2), o curso tem como objetivos:

 

I – Desenvolver pesquisa científica avançada em Neuroengenharia;

II – Formar profissionais capacitados para atuação multi e interdisciplinar em Neuroengenharia, no domínio da pesquisa científica e de órgãos tecnológicos públicos ou privados;

III – Incentivar, difundir e aplicar novos conhecimentos em contexto regional, nacional e internacional;

IV – Fomentar a ciência como agente de estímulo cultural e de integração com comunidades regionais.

142

Inscritos Seleção

54

Ingressantes Mestrado

16

Dissertações Entregues

9

Artigos publicados

O Programa busca formar profissionais diferenciados, que transitem pelos meios acadêmico e empresarial (público ou privado), articulando as neurociências com a engenharia. Esse futuro pesquisador deve ser competente nos planos científico, político, ético e social, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes inter e multidisciplinares.

O tema central do curso é a neuroengenharia, uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de neurociências e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a esse sistema. A estrutura do Programa foi idealizada para transpor as barreiras existentes entre as graduações em exatas, biológicas e humanas. Há a evidente necessidade de formação real multidisciplinar no Brasil, em especial na região Nordeste.

O mestrado do IIN-ELS é gratuito, possui a duração de 24 meses e tem a Engenharia Biomédica como área de concentração. Processos seletivos são abertos duas vezes ao ano, geralmente nos meses de abril e novembro. Clique aqui para acessar o edital 2018.1 do processo seletivo para o Mestrado em Neuroengenharia, aberto até o dia 14/01/2018.