Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal

Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal

Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal

Diretoria do ISD

A diretoria do Instituto Santos Dumont é composta por dois  representantes designados pelo Conselho de Administração: o diretor-geral, Reginaldo Freitas Júnior, e o diretor administrativo, Jovan Gadioli dos Santos.

Os membros da Diretoria são responsáveis pela execução das atividades inerentes ao título dos seus cargos, devendo acatar as orientações e diretrizes que forem definidas nos planos estratégicos aprovados pelo Conselho de Administração.

Membros da Diretoria

É bacharel em Medicina e em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto). Possui especialização em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC) / Instituto FAIMER Brasil. É professor associado IV do Departamento de Tocoginecologia da UFRN e orientador junto aos Programas de Pós-Graduação em Neuroengenharia (ISD) e Ensino na Saúde (UFRN).

É administrador de empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-graduado em Política, Planejamento e Gestão do Desenvolvimento de C&T, pela Universidade de Brasília (UnB). Ocupou cargos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando, entre outros, na Coordenação Geral de Execução do Fomento e na chefia de Gabinete da Presidência. Foi diretor de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma Organização Social que gerencia quatro laboratórios nacionais em Campinas (SP).

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior do Instituto Santos Dumont (ISD).

Ele é composto por representantes do poder público, entidades da sociedade civil, associados do Instituto e indivíduos de notória capacidade profissional. A atividade de conselheiro não é remunerada e consiste em reuniões periódicas para deliberar assuntos como:

  • As linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias do ISD;
  • Propostas de contrato de gestão, orçamento, programa de investimentos e o plano de ação de execução das atividades;
  • Demonstrativos financeiros, contábeis e contas anuais;
  • Criação e alteração de estatutos, regimento interno, regulamento próprio para contratação de obras, serviços, compras e alienações, assim como plano de cargos, salários e benefícios dos empregados;
  • Relatórios gerenciais e de atividades a serem encaminhados ao órgão supervisor da execução do contrato de gestão;
  • Cumprimento das diretrizes e metas definidas.
Membros do Conselho de Administração do ISD

Representação se dá por notória capacidade. Presidente do Conselho de Administração do ISD.​

Representa o poder público por meio do Ministério da Educação (MEC).​

Representação se dá por notória capacidade. Indicação feita pelo Conselho de Administração.​

Representa o poder público por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Representa o Poder Público por meio do Ministério da Saúde (MS).​

Representa entidade civil através da Fundação Getúlio Vargas (FGV).​

Representação se dá por notória capacidade. Indicação feita pelo Conselho de Administração.

Representa entidade civil através da organização Fundação José Luiz Egydio Setúbal – Hospital Sabará.​

Representa o poder público por meio do Ministério da Educação (MEC).​

Representa entidade civil através da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é constituído por dois membros, designados pelo Conselho de Administração.

O órgão é responsável por opinar a respeito dos balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil do ISD, bem como sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres ao Conselho de Administração.
O Conselho Fiscal também é responsável por requisitar à Diretoria a documentação comprobatória das operações econômico-financeiras realizadas no Instituto.

Membros do Conselho Fiscal do ISD

É graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo, com MBA em Gestão Financeira pela UNIP e Pós-Graduação em Controladoria pela FECAP. Possui experiência de 15 anos de atuação no mercado corporativo e no terceiro setor, onde ocupa cargos de gestão na área contábil e financeira, coordenando rotinas de orçamento, fluxos de caixa, contas a pagar e receber, contabilidade, controle patrimonial e fiscal. Também opera com análise de demonstrações contábeis e interlocução com auditorias independentes. 

Graduado em Engenharia pela Universidade Mackenzie com Pós Graduação em Finanças pela FGV e MBA pela Fundação Dom Cabral. Atua há 35 anos nas áreas de Auditoria, Compliance e Controles Internos no mercado financeiro. Atuou em empresas de auditoria independente – Ernst Young e Trevisan e em instituições financeiras nacionais – Unibanco S/A, Unibanco Asset Maagement, Fator S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e Banco Fator S/A. Atua na empresa do grupo Porto na área de gestão de recursos próprios e de terceiros como responsável por Compliance e Controles Internos. 

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.