ISD aborda neurociência do paladar na Semana Nacional de C&T da FAPERN

Publicado em 21 de outubro de 2016

21/10/2016

Texto: Luiz Paulo Juttel

Imagem: Leandro Menezes / FAPERN 

 

ISD fala sobre neurociência do paladar na Semana Nacional de C&T da FAPERN

 

O Instituto Santos Dumont (ISD) participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). O Coordenador de Pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya, realizou a palestra: “Neurociência do paladar: da psicofísica ao comportamento”. Morya mostrou ao público as interações entre sistema nervoso e digestivo, no que diz respeito ao paladar durante a alimentação.

O assunto da palestra possui relação estreita com o tema da SNCT desse ano que é: Ciência alimentando o Brasil. Morya mostrou à plateia, composta majoritariamente por alunos do ensino básico, que nós reconhecemos os cinco sabores perceptíveis ao ser humano (amargo, doce, azedo, salgado e umami) em toda a extensão da língua. “Sabe aquela imagem dos antigos livros didáticos que mostra que a língua identifica os sabores em regiões distintas, como doce na sua ponta e azedo na parte de trás? Isso não é mais verdade para a ciência”, contou Morya.

A segunda palestra do evento foi proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luiz Carlos Guilherme, e teve como tema: “Ciência Alimentando o Brasil: 1000 Sisteminhas e o empreendedorismo como ferramenta de combate à fome e à pobreza”. O pesquisador abordou a temática sobre o método conhecido por “Sisteminha”, que auxilia o pequeno produtor e seus familiares a obterem sustento e renda de acordo com as culturas produzidas.

A mesa de abertura do evento também contou com a participação da secretária de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), Cláudia Santa Rosa, dos diretores da FAPERN, Uílame Umbelino Gomes (presidente), Laurence Bittencourt (científico) e Júlio Rezende (inovação) e da coordenadora da SNCT pela FAPERN, Lucia Helena Goís.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD aborda neurociência do paladar na Semana Nacional de C&T da FAPERN

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia