Instituto Santos Dumont (ISD) amplia parceria com UFRN

Publicado em 14 de março de 2017

Instituto Santos Dumont (ISD) amplia parceria com UFRN

13/03/2017

Texto: Ascom ISD e Ascom UFRN

Fotos: Luiz Paulo Juttel / Ascom ISD

 

O Instituto Santos Dumont (ISD) fortaleceu, nesta quinta-feira, 9/3, a cooperação institucional com um dos seus principais parceiros, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante reunião, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, e o diretor-geral do ISD, Theodoro Paraschiva, assinaram um convênio para implementação de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

O documento de colaboração trata sobre o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade nas unidades que integram o ISD. Com isso,  é reforçada a interação entre as instituições abrangendo atividades acadêmicas para estudantes de graduação e treinamento em serviço para alunos das residências médicas e multiprofissionais para as profissões da saúde, além de projetos de extensão e cooperação em programas de pós-graduação stricto sensu.

Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, assina convênio durante encontro com diretores do ISD.
Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, assina convênio durante encontro com diretores do ISD.

O novo acordo de cooperação institucional também formaliza e regulamenta a integração entre o ISD e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), com o intuito de viabilizar o Projeto Equoterapia Potiguar, que oferece serviços a crianças com Transtorno do Espectro Autista, usuárias do Sistema Único de Saúde. O projeto ocorre por meio de parceria entre a UFRN e o Centro Especializado em Reabilitação do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidade integrante do ISD.

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), os Programas de Residência Médica em Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes e em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Januário Cicco, assim como o inovador Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, são exemplos das parcerias já existentes. Para a reitora da UFRN, essas ações já mostram o potencial de colaboração que há entre a Universidade e o Instituto.

O diretor geral do ISD afirmou que a assinatura do novo convênio com a UFRN representa “o fortalecimento de uma parceria bem-sucedida entre duas instituições que compartilham um compromisso assumido com a justiça social, a democracia e a cidadania”.

O professor da UFRN e diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, reitera que o novo convênio é um importante avanço nas relações entre as duas instituições. “A UFRN é um dos principais parceiros do Instituto Santos Dumont. Esse acordo legitima as múltiplas interfaces de atuação já existentes e amplia as potencialidades de integração para o exercício da responsabilidade social no ensino, na pesquisa e na extensão em ambas as instituições”.

O Instituto Santos Dumont atua na região Nordeste do Brasil nas áreas de educação, saúde materno-infantil, neurociências e neuroengenharia, e se constitui pessoa jurídica de direito privado, qualificado como Organização Social (OS) desde 2014. O ISD desenvolve suas atividades por meio de um contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), com atuação nas áreas de educação, saúde materno-infantil, neurociência e neuroengenharia.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Instituto Santos Dumont (ISD) amplia parceria com UFRN

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia