O Instituto Santos Dumont (ISD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam nos dias 6 e 7 de outubro de 2017, a Jornada – Intervenção Multiprofissional na Bexiga Neurogênica. O evento será realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), localizado em Macaíba. O público-alvo contempla profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde que assistem a pacientes que sofrem deste distúrbio.

A Jornada contará com palestras e mesas redondas onde médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas apresentarão temáticas associadas à pesquisa, detecção precoce e assistência multiprofissional a pessoas com bexiga neurogênica. O objetivo principal do evento é aproximar, estimular colaborações entre grupos de pesquisa e construir um protocolo para estudos multicêntricos de avaliação e tratamento nessa área.

A bexiga neurogênica compreende a incapacidade de controlar o ato de urinar devido a uma disfunção na bexiga causada por doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos. Tratamentos convencionais costumam empregar medicamentos ou cateterismo. Contudo, os profissionais do CEPS/ISD e da UFRN buscam encontrar durante a jornada novos parceiros acadêmicos para aprofundar a pesquisa sobre, por exemplo, a neuromodulação e a ação da fisioterapia associada ao acompanhamento multiprofissional.

As inscrições para a Jornada são gratuitas e podem ser realizadas eletronicamente, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN (CLIQUE AQUI para visualizar um passo a passo de inscrição no evento: ). Interessados podem se inscrever enquanto houver vagas disponíveis. Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para: jornadabn@gmail.com. Mais informações na Página da Jornada no Facebook.