O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), vai realizar o IV Simpósio de Neuroengenharia nos dias 27 e 28 de julho de 2017, em Macaíba-RN. O evento trará palestras, discussões e sessões práticas que visam a complementar a formação de futuros pesquisadores e docentes da área, com capacidade para gerar novos conhecimentos mediante a execução de pesquisa independente.

Em 2016, mais de 100 pessoas participaram do evento que, nesta quarta edição, conta com palestrantes renomados, como:

  • Prof. Dr. João Carlos Machado (UFRJ) (Currículo Lattes)
  • Prof. Dr. Adriano de Oliveira Andrade (UFU) (Currículo Lattes)
  • Prof. Dr. Antonio Marcus Nogueira Lima (UFCG) (Currículo Lattes)
  • Prof. Dr. Alexandre Okano (UFRN) (Currículo Lattes)
  • Profa. Dra. Beatriz Stransky Ferreira (UFRN) (Currículo Lattes)
  • Prof. Dr. Hougelle Simplício (ISD, UERN) (Currículo Lattes)
  • Profa. Dra. Mariana Araújo (ISD) (Currículo Lattes)

Neste ano, celebra-se o 200º aniversário da publicação do artigo “Shaking Palsy” de James Parkinson. O IIN-ELS homenageará essa data convidando especialistas para compor a mesa redonda intitulada “Doença de Parkinson – avanços e desafios”. A programação segue com outros temas relevantes para a Neuroengenharia, como interfaces cérebro-máquina e neuromodulação, abordados no formato de palestras, apresentações orais de trabalhos, sessão de pôsteres, minicursos – hands on e visitas guiadas.

O público-alvo do IV Simpósio de Neuroengenharia contempla estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação) e profissionais das áreas de ciências da saúde, biológicas, engenharias ou tecnológicas. O evento será realizado no Auditório Paulo Freire – Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS / ISD), em Macaíba-RN.

As inscrições podem ser feitas no site do evento: https://institutosantosdumont.org.br/simposio-neuroengenharia, ao custo de R$ 30,00 por participante, até o dia 18 de julho de 2017. Interessados podem submeter trabalhos científicos para a sessão de pôsteres até o dia 18 de junho de 2017.

O IV Simpósio de Neuroengenharia do IIN-ELS / ISD possui o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação (MEC).