O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) promove no dia 6 de dezembro de 2018 o I Ciclo de Palestras em Neuroimunologia, em Macaíba (RN). O evento tem como objetivo discutir avanços científicos recentes nessa área de pesquisa.

As palestras contarão com a participação de pesquisadores renomados e têm como público-alvo a comunidade acadêmica interessada em assuntos relacionados às Neurociências e Imunologia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 05 de dezembro de 2018.

O evento será mediado e organizado pela Profa. Dra. Manuela Sales Nascimento, docente do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS – ISD. Dúvidas devem ser
enviadas para o email: manuela.nascimento@isd.org.br

 

I Ciclo de Palestras em Neuroimunologia

Data: 06/12/2018.
Local:
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Campus do Cérebro, Macaíba (RN).

Acesse o mapa com localização do evento e sugestão de rota a partir de Natal: https://goo.gl/maps/epz23gMNXsD2

PROGRAMAÇÃO

9h às 10h: Tour pelo Campus do Cérebro;

10h às 10h40: Prof. Dr. Eduardo Sequerra (ICe – UFRN) – Uma hipótese para o padrão morfológico cerebral gerado na infecção congênita por vírus Zika;

11h às 11h40: Profa. Dra. Denise Fonseca (ICB – USP) – Contribuição de vias neurais para a patogênese e regulação da resposta imune nos tecidos de mucosa;

12h às 14h: Almoço

14h às 14h40: Prof. Dr. Jonilson Berlink (UFOB) – Morte Celular no SNC: caminhos para a neuroinflamação;

15h às 15h40: BSc. Samuel Budoff (IIN-ELS/ISD) – Resposta contra corpo estranho no cérebro de primatas: implicações para a Neuroengenharia

 

16h às 17h: 

Minicurso de Microscopia confocal – João Rodrigo de Oliveira – IIN-ELS/ISD

Minicurso de Microscopia convencional – Larissa Nascimento – IIN-ELS/ISD.

Minicurso de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) – Fernanda Mesquita e Samuel Budoff – IIN-ELS/ISD.

Prof. Dr. Eduardo Sequerra – Doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, pós-doutorado na University of California Davis. É especialista em biologia do desenvolvimento com ênfase no desenvolvimento neural.

Profa. Dra. Denise Fonseca – Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, pós-doutorado no Laboratory of Parasitic Diseases – National Institute of Health, USA. É especialista em imunidade de mucosas.

Prof. Dr. Jonilson Berlink – Doutor em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, pós-doutorado no INRS-Institut Armand-Frappier no Canadá. É especialista em imunidade inata e inflamação.

Dra. Fernanda Cristina de Mesquita – Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutoranda no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Tem experiência em biologia celular e inflamação. 

BSc. Samuel Budoff – Bacharel em Genética e Neurociência pela Vanderbilt University (EUA). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS–ISD. Tem experiência doenças neurodegenerativas e neuroinflamação.

João Rodrigo de Oliveira – Formado em Fisioterapia (2011-2016) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestrando em Neuroengenharia (2017-atual) do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Larissa Nascimento – Formada em Educação Física (2012) e Fisioterapia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é aluna do mestrado em Neuroengenharia no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), tendo como linhas de pesquisa interface cérebro-máquina e neuroimunologia.