No dia 02 de maio foi lançada em Macaíba (RN), a Campanha “Compartilhe essa ideia”, que pretende estimular denúncias contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes no município. A atividade, que ocorreu no Pax Club, contou com a participação massiva da comunidade e o Instituto Santos Dumont (ISD) foi representado por seu Diretor de Ensino e Pesquisa, Reginaldo Freitas Júnior. O evento recebeu autoridades como o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha; a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Andrea Carla; a presidente do Conselho Tutelar, Ângela Cavalcanti; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marianna Barreto; o representante do Sindcomércio de Macaíba, Márcio Eudes; e a representante da APAE de Macaíba, Irene Peixoto.

A SEMTAS de Macaíba vai promover, até o fim de maio, uma série de ações com foco na prevenção e no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, estimulando a população a reconhecer e denunciar casos envolvendo esse tipo de violação de direitos. As atividades planejadas serão desenvolvidas nas ruas, praças, escolas e também em órgãos como o CRAS, o CREAS e o Conselho Tutelar.

 

CEPS Anita Garibaldi oferece Serviço de atenção às vítimas de violência

 

Reginaldo Freitas Júnior, Diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, participa do lançamento da Campanha "Compartilhe essa ideia", em Macaíba (RN)

Reginaldo Freitas Júnior, Diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, participa do lançamento da Campanha “Compartilhe essa ideia”, em Macaíba (RN)

 

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) implantou no ano de 2016, em parceria com a Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Serviço de Referência para Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual. A ênfase desse projeto está na redução de danos e na utilização de procedimentos e recursos (profilaxia) para prevenir e evitar infecções sexualmente transmissíveis pós-exposição sexual para as vítimas de violência sexual na Microrregião de Macaíba.

Dentro do seu escopo de cuidado à saúde materno-infantil, o CEPS criou esse serviço para garantir atenção integral às vítimas de violência sexual, auxiliando na assistência e nos devidos encaminhamentos dentro da rede de saúde. Também se busca manter um processo de educação permanente na área de prevenção e assistência a mulheres que sofrem violência sexual, voltado a profissionais que compõem a rede de atenção à saúde, educação, assistência social e segurança pública no município de Macaíba.

 

Denúncias em Macaíba

 

Os principais instrumentos para que denúncias sejam feitas são:

  • Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas, sete dias por semana;
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – (84) 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h;
  • Conselho Tutelar – (84) 3271-6527, de segunda a sexta, das 8h às 17h