Pós-graduação em Neuroengenharia

Pós-graduação em Neuroengenharia

Pós-graduação em Neuroengenharia

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (ISD) opera a partir do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma de nossas unidades em Macaíba (RN). 

Primeiro programa reconhecido pelo Ministério da Educação nesta área de conhecimento no Brasil, o Mestrado em Neuroengenharia do ISD busca formar profissionais com um olhar ampliad, que transitem pelos meios acadêmico e empresarial (público ou privado), articulando as neurociências com a engenharia. Esse futuro pesquisador deve ser competente nos planos científico, político, ético e social, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes inter e multidisciplinares.

O tema central do curso é a neuroengenharia, uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de neurociências e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a esse sistema. A estrutura do Programa foi idealizada para transpor as barreiras existentes entre as graduações em exatas, biológicas e humanas. Há a evidente necessidade de formação real multidisciplinar no Brasil, em especial na região Nordeste.

O mestrado do IIN-ELS é gratuito, possui a duração de 24 meses e tem a Engenharia Biomédica como área de concentração. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano.

PROCESSO SELETIVO 2024.1

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia torna público o processo de seleção para os candidatos ao Curso de Mestrado do do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), para início no primeiro semestre de 2024.

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

797

Inscritos na Seleção desde o início, em 2013

186

Ingressantes no Mestrado, até agora

120

dissertações defendidas até fevereiro/2024

Um profissional que desenvolve simulações de redes neurais em máquinas com quatro mil núcleos de processamento, que produz matrizes de 128 eletrodos com espessuras menores que um fio de cabelo. Um acadêmico que constrói imagens tridimensionais de células do sistema nervoso ou trabalha com interfaces cérebro-máquinas para reabilitação de pessoas com lesões medulares. Esse é o dia a dia dos alunos do Programa de Pós-Graduação (PPG) do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

O IIN-ELS oferece, desde 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 33280010001P2), o curso tem como objetivos:

I – Desenvolver pesquisa científica avançada em Neuroengenharia;

II – Formar profissionais capacitados para atuação multi e interdisciplinar em Neuroengenharia, no domínio da pesquisa científica e de órgãos tecnológicos públicos ou privados;

III – Incentivar, difundir e aplicar novos conhecimentos em contexto regional, nacional e internacional;

IV – Fomentar a ciência como agente de estímulo cultural e de integração com comunidades regionais.

APROVADOS PROCESSO SELETIVO 2024.1

IMPORTANTE:

Dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria de Pesquisa e pós-Graduação do ISD, nos seguintes meios:

E-mail: secretaria.academica@isd.org.br;

Telefone: (84) 99127-6085 (Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 16h30 – Hora local do Rio Grande do Norte).

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.