Formação de educadores marca início do ano letivo nos CECs

Publicado em 3 de fevereiro de 2017

Formação de educadores marca início do ano letivo nos CECs

03/02/2017

Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD

Durante duas semanas, de 23 de janeiro a 03 de fevereiro, 42 integrantes dos Centros de Educação Científica (CECs) se reuniram no CEC Natal para organizar o planejamento anual das atividades que serão desenvolvidas com os alunos. A formação continuada dos educadores é um dos destaques do trabalho realizado nos CECs, cuja etapa inicial conta sempre com a leitura de um livro para aprofundar a teoria que fundamenta o trabalho e refletir sobre a prática pedagógica.

A diretora dos CECs, Dora Montenegro, destaca: “a participação das equipes pedagógicas dos três CECs no planejamento anual é fundamental para garantir a troca de experiências e também reflexão sobre a nossa concepção de educação que fundamenta todo o trabalho que desenvolvemos”.

Rachel Dantas dialoga com os educadores durante a primeira formação de 2017
Rachel Dantas dialoga com os educadores durante a primeira formação de 2017

A assessora pedagógica dos CECs, Rachel Dantas, ressalta: “A fundamentação teórica permite ao indivíduo ter maior possibilidade de entender as coisas. É isso o que os alunos precisam ter como referência: que ao ter fundamentação científica eles serão mais respeitados na vida, vão poder expressar ideias de uma forma mais segura e fundamentada. Os educadores também”.

Em 2017, o livro escolhido para leitura, reflexão e debate foi “Vigiar e Punir”, do filósofo francês Michel Foucault. Rachel diz que o autor fala muito sobre a disciplina e como isso está presente no ambiente escolar: “A questão da disciplina tem muito a ver com escola, com questões trazidas por professores parceiros. Nós temos uma relação dialógica com os alunos, explicando o porquê de normas. A equipe dos CECs interfere, discute, conversa e nós temos percebido ao longo do tempo que o diálogo amoroso é muito efetivo”.

Divididos em grupos de trabalho, os educadores dos CECs leem o livro "Vigiar e punir", de Michel Foucault.
Divididos em grupos de trabalho, os educadores dos CECs leem o livro “Vigiar e punir”, de Michel Foucault.

Após as discussões sobre o livro, os educadores vão ler e socializar o relatório interno das atividades executadas pelos CECs em 2016 e finalizam as atividades da primeira formação de 2017 com a lapidação dos planos de curso para as oficinas de educação científica. Neste ano os CECs pretendem fortalecer os trabalhos integrados com as outras unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), além de trabalhar a matemática, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017. Essa área do conhecimento já é abordada de diversas maneiras nas atividades com os alunos, mas neste ano será mais aprofundada no trabalho desenvolvido nas oficinas de educação científica.

Mais imagens da primeira formação do ano AQUI.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Formação de educadores marca início do ano letivo nos CECs

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia