Formação Continuada de Educadores

Os Centros de Educação Científica (CECs) desenvolvem um trabalho de formação continuada com seus educadores, assim como com professores e gestores de escolas públicas parceiras. Semanalmente, os coordenadores e assistentes de oficina dos CECs se reúnem com a coordenação pedagógica para refletir sobre a prática por meio de textos de autoria dos educadores e discutir a metodologia de ensino a partir da socialização dos planos de aula.

Os professores das escolas parceiras, uma vez ao mês, integram os encontros de formação nas três unidades dos CECs.

Formação de gestores de escolas públicas parceiras em Macaíba-RN

Além disso, formações gerais no início de cada semestre aprofundam fundamentos teóricos da educação e sua relação com a prática pedagógica. Esses encontros servem também para elaborar e discutir planos de curso para cada oficina.

Em agosto de 2016 os CECs iniciaram um projeto piloto de formação continuada de gestores de escolas parceiras da rede municipal de Natal. Instituições parceiras do CEC Macaíba, das redes municipal e estadual, ingressaram no projeto em março de 2017.

Os encontros sistemáticos com os gestores das escolas acontecem quinzenalmente, com o intuito de levá-los a desenvolver um projeto de trabalho de gestão democrática, integrado à formação dos seus professores.