Educação Permanente

Educação Permanente

Educação Permanente

A preocupação com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) vai além dos limites da estrutura física do Instituto Santos Dumont (ISD). Com o objetivo de desenvolver ações de educação permanente voltadas aos profissionais de saúde, o Instituto firmou convênios com prefeituras de municípios que integram a 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, abarcando Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. 

 

Em 2021, profissionais do ISD apresentaram e discutiram conteúdos e trocas de experiências com trabalhadores da saúde e de profissões diversas vinculados à unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família, Secretarias Municipais e órgãos estaduais.

O cronograma de atividades inclui debates e estudos de casos clínicos relacionados ao Eixo Saúde da Pessoa com Deficiência, com tópicos como Capacitismo, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; ao Eixo Saúde da Mulher, onde discutem-se questões como gravidez na adolescência, planejamento familiar e a caderneta de saúde da criança; além das atividades de Educação Permanente sobre a Rede de Violência Sexual para os profissionais de Macaíba. 

Os cursos são ministrados por Preceptores Multiprofissionais ou Médicos que atuam no Anita, e contam com a participação também dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Último encontro de 2021 com as enfermeiras da ESF de Macaíba para definir conjuntamente os temas das ações de educação permanente de 2022

O aperfeiçoamento é voltado para as enfermeiras pois elas estão em tempo integral nas Unidades de Saúde, conhecem os pacientes a fundo, assim como a comunidade em geral. O sucesso no bom acompanhamento e atendimento depende muito da visão dessas enfermeiras, que são a porta de entrada da rede para os serviços necessários.

Destaques no nosso site

Mais Notícias

carreira

Fique sabendo as oportunidades de vagas abertas para as carreiras oferecidas pelo Instituto Santos Dumont.

notícias

Acompanhe as notícias institucionais e o dia-a-dia do Instituto Santos Dumont.

Neurotalks

Acesse a plataforma de discussão e apresentação de ideias sobre as diversas áreas dentro da neurociência.