Como colaborar

Aluno do IIN-ELS em montagem de impressora 3D a partir de peças doadas: ISD também precisa de outros tipos de doação para produzir mais máscaras-escudo

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), recebe doações de insumos de produção (acetato e filamentos de impressora 3D), de impressoras quebradas – para construir novas máquinas  – assim como de dinheiro para compra de insumos que permitam ampliar a produção de ‘máscaras-escudo’ para enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Norte. Doações financeiras são possíveis por transferência, cartão de crédito ou via PayPal (veja passo-a-passo no final).

As máscaras, também chamadas ‘face shields’, são essenciais ao trabalho dos profissionais de saúde em procedimentos de maior risco de contaminação, mas estão escassas no mercado dada a explosão de demanda com a pandemia afetando o mundo.

O IIN-ELS/ISD deu largada à produção em 24 de março e já começou a doá-la a hospitais, serviços de urgência e emergência, além de maternidades no Rio Grande do Norte. À frente do projeto estão pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia do Instituto.

Com os equipamentos atualmente disponíveis – três impressoras 3D do laboratório de Interface Homem-Máquina do ISD – a capacidade de produção tem sido de aproximadamente 50 máscaras por dia. 

“As doações para ampliar esse volume podem ser de qualquer impressora, porque nós retiramos o motor e outras peças para tentar montar outras mais rápido”, diz o coordenador de pesquisas do IIN-ELS, Edgard Morya. “No caso dos materiais, os interessados em doar podem entrar em contato pelo e-mail covid19@isd.org.br e nós vamos retirá-los”, acrescenta Morya.

Os valores recebidos e investimentos realizados serão publicados no site do ISD, na aba “covid-19” > “Prestação de contas”.

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, tem sede em Macaíba, no Rio Grande do Norte, e engloba, além do IIN-ELS, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, no mesmo município.

Passo-a-passo para doações em dinheiro

  • COM PAYPAL OU CARTÃO DE CRÉDITO:

Para escolher uma das duas opções:

  1. Clique no botão amarelo (Donate), localizado abaixo;
  2. Digite o valor da doação;
  3. Escolha “Doe com PayPal” ou “Fazer doação com um cartão de crédito”;
  4. Se optar por PayPal, é preciso ter uma conta na plataforma e informar os dados de login. Se optar por cartão de crédito, informe os dados necessários;
  5. Confirme a operação.

Clique abaixo para prosseguir com essa opção:

  • POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA:

A operação é feita por meio de depósito identificado.

Para onde transferir:
Conta corrente nº 224.696-1, Agência 4328-1, Banco do Brasil, favorecido Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, CNPJ 19.176.461/0001-48.

Como transferir:

  • Via TED ou Doc;
  • Presencialmente em qualquer agência BB, na “boca do caixa”;
  • Online. Via Internet banking do BB,  por computador ou aplicativo*. 

Para transferência online:

  1. Acesse o site ou o aplicativo do BB
  2. Escolha a opção “Transferência” > “depósito identificado BB”
  3. Na tela de preenchimento dos dados, insira as informações bancárias do ISD: Ag: 4328-1 c/c: 224.696-1 >
  4. Insira informações no campo identificador1: o CPF ou o CNPJ do doador
  5. No campo identificador2, insira o nome da pessoa ou da empresa doadora
  6. No campo identificador3, insira“doação ISD”
  7. Confirme a operação

*A operação não pode ser feita em caixas eletrônicos.
**Passo a passo válido para pessoas físicas ou jurídicas.