Após dois mandatos, Miguel Nicolelis se despede da presidência do Conselho de Administração do ISD

Publicado em 9 de junho de 2022

Após oito anos como presidente do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD), o neurocientista Miguel Nicolelis se despede da função. A mudança ocorreu em reunião ordinária do Conselho nesta quarta-feira, 8 de junho, e a eleição segue o disposto no Artigo 17º Inciso IV do Estatuto Social do ISD, que prevê mandatos de quatro anos com permissão para uma recondução à função. Escolhido em votação unânime, o novo presidente do Conselho de Administração do ISD é o executivo Theodoro Paraschiva, que ocupava a função de conselheiro na instituição. Na mesma ocasião, os conselheiros reconduziram o médico obstetra Dr. Reginaldo Freitas Jr. à diretoria-geral. Os mandatos de ambos têm duração de quatro anos.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior do ISD. Seus membros são representantes do poder público, entidades da sociedade civil, associados do Instituto e pessoas de notória capacidade profissional nas áreas de atuação da instituição. A atividade de presidente e conselheiro não é remunerada, e consiste em reuniões periódicas para deliberar assuntos como: as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias do ISD; propostas de contrato de gestão, orçamento, programa de investimentos e o plano de ação de execução das atividades; demonstrativos financeiros, contábeis e contas anuais; criação e alteração de estatutos, regimento interno, regulamento próprio para contratação de obras, serviços, compras e alienações, assim como plano de cargos, salários e benefícios dos empregados; relatórios gerenciais e de atividades a serem encaminhados ao órgão supervisor da execução do contrato de gestão; cumprimento das diretrizes e metas definidas.

“Depois de oito anos como presidente e membro do Conselho, o meu mandato chega ao fim. Eu gostaria de agradecer a todos os membros do Conselho, por todo o apoio, por toda a colaboração e o trabalho contínuo para que nós pudéssemos manter o Instituto caminhando dentro das suas diretrizes iniciais básicas que continuam a nortear todo o trabalho realizado pela equipe técnica e direção geral”, declarou o neurocientista Miguel Nicolelis, que concebeu a ideia do Instituto Santos Dumont. 

O novo presidente do Conselho de Administração do ISD conhece a instituição às minúcias. Theodoro Paraschiva, engenheiro por formação, exerceu o cargo de diretor-geral do Instituto Santos Dumont entre os anos de 2014 e 2018. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily (IIN-ELS), conhecido como Campus do Cérebro, também em Macaíba. Desde que saiu da diretoria-geral, Theodoro passou a desempenhar a função de conselheiro. Após o anúncio de sua escolha para a presidência do colegiado, Theodoro relembrou a trajetória no Instituto e agradeceu a confiança nele depositada no que considera uma desafiadora missão. “Eu quero agradecer ao Prof. Nicolelis pela indicação, aos demais conselheiros pela escolha. O trabalho desenvolvido no ISD é excepcional”, ressaltou. 

Miguel Nicolelis relembrou, na sequência, que o sonho de construir o Instituto nasceu há duas décadas e foi considerado um dos mais ousados projetos ao longo de 40 anos de carreira. “Esse projeto nasceu há 20 anos com a noção de que era possível fazer ciência de ponta em qualquer canto do Brasil e transformar essa ciência em um agente de transformação social. Graças ao empenho de centenas de pessoas, conselheiros, cientistas, estudantes que já passaram, todas as mulheres atendidas pela equipe do Instituto, que conseguem ter um apoio gratuito em um pré-natal básico, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e dos seus filhos. Eu me sinto profundamente realizado”, completa. 

Nicolelis afirmou, ainda, que embora esse tenha sido seu último ato oficial à frente do Conselho do Instituto, espera poder contribuir de forma voluntária para a continuidade do trabalho da instituição “Esse projeto se transformou em um instrumento do Estado Brasileiro, e pode fornecer não só uma melhora na qualidade de vida para a população do entorno, mas contribuir para a formação de cientistas e da capacidade científica do país em uma região onde poucos acreditavam que seria possível instalar um polo de ciência. Isso me deixa extremamente orgulhoso e feliz”, disse Miguel Nicolelis. 

Ao final do discurso, o neurocientista conclamou todos os conselheiros a continuarem desenvolvendo o trabalho de apoio ao Instituto, o que foi referendado pelo diretor-geral da instituição, Reginaldo Freitas Jr. “Gratidão ao Prof. Miguel, aos conselheiros. A recondução ao cargo de diretor-geral representa o resultado de um trabalho em equipe. Uma equipe que compartilha valores, responsabilidades, desafios e que, sobretudo, se fortalece porque tem dedicado muito amor ao trabalho que é desenvolvido aqui. O meu nome, nessa situação, representa todos os trabalhadores do Instituto Santos Dumont, que hoje são mais de 100. O ISD é uma experiência de vida que merece ser vivida e eu reassumo aqui o compromisso de viver essa instituição colocando-a acima de todos nós”, declarou Reginaldo Freitas Jr.. 

Em uma mensagem destinada ao Prof. Miguel Nicolelis, o diretor-geral ressaltou que a mudança na presidência do Conselho de Administração segue uma norma institucional, mas não representa o fim das colaborações do cientista com o ISD. “Não é uma despedida, é uma mudança natural que se insere num contexto formal, obedece a legislação brasileira e reforça nosso comprometimento com o desenvolvimento institucional. Nossa imensa gratidão ao seu sonho, à sua energia. Seu sonho virou o nosso sonho e se tornou a realidade que hoje nos encanta e nos deixa felizes. A palavra para te dizer é: gratidão!”, frisou Reginaldo Freitas Jr.. Em seguida, deu as boas vindas ao novo presidente. “Agradeço a generosidade do Theo, que nos conhece e que é presente em cada tijolo dessa obra. Muita gente caminhou antes de nós e abriu caminhos para que as coisas acontecessem. Theo é uma inspiração e uma referência. Ele tem a minha mais profunda admiração e respeito. Em nome de toda a equipe do ISD, sei que estamos seguros”.

Reconhecimento

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo, que representa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) como um dos membros do Conselho de Administração do ISD, parabenizou o trabalho executado pelo Prof. Miguel Nicolelis ao longo dos dois mandatos como presidente e ressaltou a importância do Instituto para o estado potiguar. “Todos nós sabemos o esforço que o Prof. Miguel teve em trazer esse cenário para o Rio Grande do Norte. Nós temos muito a agradecer. Eu fico muito feliz nessa recondução (de Reginaldo Freitas Jr. à diretoria-geral do ISD). Eu quero parabenizar e dizer que a Confederação Nacional da Indústria estará sempre presente no Conselho”, frisou Sales.

Estiveram presentes à reunião, os seguintes conselheiros: José Luiz Egydio Setúbal, Fábio Donato Soares Larotonda, Anna Maria Lima Sales, George Dantas de Azevedo, Musa Morais e Francisco Humberto Vignoli. Representaram o ISD: Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD; Lilian Lira Lisboa, gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Após dois mandatos, Miguel Nicolelis se despede da presidência do Conselho de Administração do ISD

Após oito anos como presidente do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD), o neurocientista Miguel Nicolelis se despede da função. A mudança ocorreu em reunião ordinária do Conselho nesta quarta-feira, 8 de junho, e a eleição segue o disposto no Artigo 17º Inciso IV do Estatuto Social do ISD, que prevê mandatos de quatro anos com permissão para uma recondução à função. Escolhido em votação unânime, o novo presidente do Conselho de Administração do ISD é o executivo Theodoro Paraschiva, que ocupava a função de conselheiro na instituição. Na mesma ocasião, os conselheiros reconduziram o médico obstetra Dr. Reginaldo Freitas Jr. à diretoria-geral. Os mandatos de ambos têm duração de quatro anos.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior do ISD. Seus membros são representantes do poder público, entidades da sociedade civil, associados do Instituto e pessoas de notória capacidade profissional nas áreas de atuação da instituição. A atividade de presidente e conselheiro não é remunerada, e consiste em reuniões periódicas para deliberar assuntos como: as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias do ISD; propostas de contrato de gestão, orçamento, programa de investimentos e o plano de ação de execução das atividades; demonstrativos financeiros, contábeis e contas anuais; criação e alteração de estatutos, regimento interno, regulamento próprio para contratação de obras, serviços, compras e alienações, assim como plano de cargos, salários e benefícios dos empregados; relatórios gerenciais e de atividades a serem encaminhados ao órgão supervisor da execução do contrato de gestão; cumprimento das diretrizes e metas definidas.

“Depois de oito anos como presidente e membro do Conselho, o meu mandato chega ao fim. Eu gostaria de agradecer a todos os membros do Conselho, por todo o apoio, por toda a colaboração e o trabalho contínuo para que nós pudéssemos manter o Instituto caminhando dentro das suas diretrizes iniciais básicas que continuam a nortear todo o trabalho realizado pela equipe técnica e direção geral”, declarou o neurocientista Miguel Nicolelis, que concebeu a ideia do Instituto Santos Dumont. 

O novo presidente do Conselho de Administração do ISD conhece a instituição às minúcias. Theodoro Paraschiva, engenheiro por formação, exerceu o cargo de diretor-geral do Instituto Santos Dumont entre os anos de 2014 e 2018. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily (IIN-ELS), conhecido como Campus do Cérebro, também em Macaíba. Desde que saiu da diretoria-geral, Theodoro passou a desempenhar a função de conselheiro. Após o anúncio de sua escolha para a presidência do colegiado, Theodoro relembrou a trajetória no Instituto e agradeceu a confiança nele depositada no que considera uma desafiadora missão. “Eu quero agradecer ao Prof. Nicolelis pela indicação, aos demais conselheiros pela escolha. O trabalho desenvolvido no ISD é excepcional”, ressaltou. 

Miguel Nicolelis relembrou, na sequência, que o sonho de construir o Instituto nasceu há duas décadas e foi considerado um dos mais ousados projetos ao longo de 40 anos de carreira. “Esse projeto nasceu há 20 anos com a noção de que era possível fazer ciência de ponta em qualquer canto do Brasil e transformar essa ciência em um agente de transformação social. Graças ao empenho de centenas de pessoas, conselheiros, cientistas, estudantes que já passaram, todas as mulheres atendidas pela equipe do Instituto, que conseguem ter um apoio gratuito em um pré-natal básico, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e dos seus filhos. Eu me sinto profundamente realizado”, completa. 

Nicolelis afirmou, ainda, que embora esse tenha sido seu último ato oficial à frente do Conselho do Instituto, espera poder contribuir de forma voluntária para a continuidade do trabalho da instituição “Esse projeto se transformou em um instrumento do Estado Brasileiro, e pode fornecer não só uma melhora na qualidade de vida para a população do entorno, mas contribuir para a formação de cientistas e da capacidade científica do país em uma região onde poucos acreditavam que seria possível instalar um polo de ciência. Isso me deixa extremamente orgulhoso e feliz”, disse Miguel Nicolelis. 

Ao final do discurso, o neurocientista conclamou todos os conselheiros a continuarem desenvolvendo o trabalho de apoio ao Instituto, o que foi referendado pelo diretor-geral da instituição, Reginaldo Freitas Jr. “Gratidão ao Prof. Miguel, aos conselheiros. A recondução ao cargo de diretor-geral representa o resultado de um trabalho em equipe. Uma equipe que compartilha valores, responsabilidades, desafios e que, sobretudo, se fortalece porque tem dedicado muito amor ao trabalho que é desenvolvido aqui. O meu nome, nessa situação, representa todos os trabalhadores do Instituto Santos Dumont, que hoje são mais de 100. O ISD é uma experiência de vida que merece ser vivida e eu reassumo aqui o compromisso de viver essa instituição colocando-a acima de todos nós”, declarou Reginaldo Freitas Jr.. 

Em uma mensagem destinada ao Prof. Miguel Nicolelis, o diretor-geral ressaltou que a mudança na presidência do Conselho de Administração segue uma norma institucional, mas não representa o fim das colaborações do cientista com o ISD. “Não é uma despedida, é uma mudança natural que se insere num contexto formal, obedece a legislação brasileira e reforça nosso comprometimento com o desenvolvimento institucional. Nossa imensa gratidão ao seu sonho, à sua energia. Seu sonho virou o nosso sonho e se tornou a realidade que hoje nos encanta e nos deixa felizes. A palavra para te dizer é: gratidão!”, frisou Reginaldo Freitas Jr.. Em seguida, deu as boas vindas ao novo presidente. “Agradeço a generosidade do Theo, que nos conhece e que é presente em cada tijolo dessa obra. Muita gente caminhou antes de nós e abriu caminhos para que as coisas acontecessem. Theo é uma inspiração e uma referência. Ele tem a minha mais profunda admiração e respeito. Em nome de toda a equipe do ISD, sei que estamos seguros”.

Reconhecimento

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo, que representa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) como um dos membros do Conselho de Administração do ISD, parabenizou o trabalho executado pelo Prof. Miguel Nicolelis ao longo dos dois mandatos como presidente e ressaltou a importância do Instituto para o estado potiguar. “Todos nós sabemos o esforço que o Prof. Miguel teve em trazer esse cenário para o Rio Grande do Norte. Nós temos muito a agradecer. Eu fico muito feliz nessa recondução (de Reginaldo Freitas Jr. à diretoria-geral do ISD). Eu quero parabenizar e dizer que a Confederação Nacional da Indústria estará sempre presente no Conselho”, frisou Sales.

Estiveram presentes à reunião, os seguintes conselheiros: José Luiz Egydio Setúbal, Fábio Donato Soares Larotonda, Anna Maria Lima Sales, George Dantas de Azevedo, Musa Morais e Francisco Humberto Vignoli. Representaram o ISD: Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD; Lilian Lira Lisboa, gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia