Alunos do CEC Serrinha visitam Campus do Instituto Federal Baiano

Publicado em 25 de setembro de 2017

Alunos do Centro de Educação Científica (CEC) de Serrinha-BA estiveram, em 20 de setembro, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Serrinha. O objetivo da visita foi mostrar a estrutura do IF, os cursos oferecidos e falar sobre o processo seletivo 2018.1 que recebe inscrições até o dia 09 de outubro. Ao todo 25 alunos das quatro oficinas do CEC Serrinha, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, estiveram presentes na visita.

Bruna Costa, ex-aluna do CEC Serrinha e atual aluna do IF Baiano, deu as boas-vindas aos visitantes

Valéria Sampaio, técnica administrativa do IF e integrante da comissão do Processo Seletivo, recebeu os alunos do CEC juntamente com outros dois colegas da Comissão. Bruna Costa, ex-aluna do CEC Serrinha e atual estudante do IF também foi dar as boas-vindas aos visitantes. A equipe do IF apresentou a Instituição e sua proposta de trabalho e em seguida os visitantes foram encaminhados para conhecer o espaço: biblioteca, refeitório e os laboratórios de biologia, citologia e química. No decorrer da visita os alunos do CEC puderam observar algumas lâminas ilustrativas nos microscópios, assim como o trabalho de análise de água poluída que estava sendo conduzido naquele momento. A visita encerrou com a demonstração do sistema de hortas do IF, onde são realizadas as aulas práticas dos cursos de Agroecologia e de Agropecuária.

Laboratório de Química e Citologia, IF Baiano.
Laboratório de Biologia, IF Baiano.

A coordenadora pedagógica do CEC Serrinha, Joseane Souza, afirmou que alguns alunos ficaram felizes de encontrar no IF Baiano trabalhos parecidos com os que eles desenvolvem na Oficina de Ciência e Ambiente do CEC Serrinha, tais como a observação em microscópios e análise de água poluída: “Temos a intenção de orientar melhor nossos alunos em relação aos cursos que vão seguir no ensino médio. Todos os anos a gente dialoga com eles falando das possibilidades após a saída do CEC. Em 2017, uma das ações foi essa visita ao IF Baiano, pois a maioria dos nossos alunos não conhecia a Instituição, que é nova aqui na cidade e tem um trabalho que se destaca. Atualmente, temos dez ex-alunos do CEC que estudam no IF Baiano”, explicou Joseane.

A aluna Eva Maria Mota Silva, das oficinas de Ciência e Tecnologia e Ciência e Ambiente, comentou que achou muito bonito observar a importância que as pessoas do IF Baiano dão à natureza. Ela ressaltou que gostou da maneira como os visitantes foram tratados.

Visita à horta do IF Baiano

Também integrante das oficinas de Ciência e Tecnologia e Ciência e Ambiente, a aluna Janaina Silva do Patrocínio disse: “O que eu achei bem importante foi saber como eles utilizam os laboratórios para fazer pesquisas, não só para eles, mas também para a cidade e para outros lugares, trazendo resultados de pesquisas deles mesmos”. E, por fim, a aluna das oficinas de Ciência e Tecnologia e Ciência e Ambiente, Adriane Marques Santos, compartilhou suas impressões dizendo: “Eu achei a visita muito interessante. Todo mundo que chega, eles acolhem bem e têm muita atenção com os alunos. E sobre o conhecimento eles transmitem muito bem, porque é uma forma que a gente consegue compreender e pode passar também para todo mundo”.


Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD (com informações CEC Serrinha)

Fotos: CEC Serrinha

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

Alunos do CEC Serrinha visitam Campus do Instituto Federal Baiano

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia