O Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, recebeu nesta sexta-feira, 18, a primeira aula presencial do projeto de Educação Permanente na atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e à Deficiência Intelectual, em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PcD). A estratégia de educação visa a aprimorar a capacitação de cem profissionais dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) que atuam no cuidado às pessoas com deficiência intelectual e autismo no Rio Grande do Norte.
O curso entra na fase presencial após seis meses de aulas virtuais. A carga horária total da formação é de 636 horas de aula, dividida em 11 módulos sobre temas diversos, tais como a integração ensino-serviço-comunidade e as contribuições da fonoaudiologia para a precisão de diagnósticos. A formação híbrida foca em dois aspectos: nas aulas on-line, a ênfase está na atualização da teoria sobre reabilitação intelectual e, nas aulas presenciais, a prática profissional para reabilitação intelectual do público com TEA é o destaque.
Segundo a Coordenadora de Atividades no Ensino em Saúde do Anita, Samantha Maranhão, a primeira aula presencial marca o início da estruturação de um plano de ação que será elaborado por cada CER. “Esses planos serão impulsionados por reflexões oriundas do método Arco Charles-Maguerez, ferramenta que pretende pactuar com o objetivo da estratégia de educação permanente, qual seja, melhorar a realidade da reabilitação intelectual de cada serviço contemplado na formação”, afirmou Samantha.
A fisioterapeuta Meyriane Morais, profissional do CER de Guamaré, comenta que os encontros contribuem para a aproximação entre a gestão e os profissionais atuantes na linha de frente do atendimento às pessoas com deficiência intelectual. “Conseguimos nos colocar no lugar dos técnicos, é uma troca valiosa. O curso também nos ajuda a melhorar o atendimento prestado ao público com autismo, que vem crescendo nos últimos anos. Aqui aprendemos a otimizar os atendimentos aos pacientes que já temos e aos que estão chegando”, diz Meyriane.
Autismo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e interesses específicos por algumas atividades repetitivas. Dados do órgão norte-americano Center of Diseases Control and Prevention Autism and Developmental Disabilities Monitoring (CDC/ADDM), indicam que uma em cada 44 crianças, em todo o mundo, é autista. O levantamento indica a ampliação no número de casos diagnosticados ao longo do tempo, pois a proporção já chegou a ser de 1 para cada 500 crianças. Os dados atuais do CDC estimam que a condição afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no território brasileiro.