Profissionais do Instituto Santos Dumont (ISD) vão participar, na próxima sexta-feira (21), de uma roda de conversa promovida pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAPEN/UFRN) com o tema: “Processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: como as famílias podem compor uma rede integrada”. A atividade terá início às 17h30, no Auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade (CCHLA/UFRN). As inscrições podem ser feitas via SIGAA.
A roda de conversa faz parte do 1º Ciclo de Debates do LAPEN, que tem como eixo: “Temas em Neuropsicologia da infância e adolescência”. Estarão presentes as preceptoras do ISD Celina Reis, neuropsicóloga e Doutoranda em Psicologia pela UFRN; Cecília de Britto, psicóloga; Renata Rocha, assistente social além de um quarto convidado, o psicólogo Clécio da Silva.
De acordo com a preceptora neuropediatra Celina Reis, o objetivo da atividade é promover um momento de conversa livre, onde público e participantes possam debater abertamente sobre os principais desafios na formação da rede familiar durante o processo diagnóstico do TEA. “O objetivo principal é conversarmos sobre diagnóstico no âmbito familiar: o impacto que o diagnóstico traz para a família, as orientações que essa família recebe nesse momento, como a equipe multidisciplinar se comporta e que suporte podemos dar a essa família”, explica Celina Reis.
O LAPEN
O LAPEN é coordenado pela professora Izabel Hazin e vice-coordenado pelas professoras Laura Aragão, do Departamento de Psicologia da UFRN, e Cíntia Alves Salgado Azoni, do Departamento de Fonoaudiologia da mesma instituição. Ele promove o desenvolvimento de pesquisas em Neuropsicologia nos níveis da graduação e pós-graduação, privilegiando a pesquisa, o ensino e a extensão. Para saber mais, é possível buscar @lapenufrn no Instagram.
Programação completa
Confira a programação completa do 1º Ciclo de Debates do LAPEN:
21/10/2022 (17h30 às 19h30):
Roda de conversa sobre o processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: como as famílias podem compor uma rede integrada.
18/11/2022 (17h30 às 19h30):
Psicologia Histórico-cultural e Defectologia: debate a partir do vídeo “Estudos de Defectologia: repercussões na atualidade”.
07/12/2022 (17h30 às 19h30):
Desenvolvimento das habilidades matemáticas à luz da teoria histórico-cultural: compartilhando experiências com a comunidade.
Local: Auditório D do CCHLA, UFRN.