• Português
  • English

ISD inicia atendimento ao público na Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual

01/08/202215:47

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Instituto Santos Dumont iniciou o atendimento ao público na Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual, inserida no Centro Especializado em Reabilitação da instituição (CER ISD). A iniciativa estabelece estratégias de orientação, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), com objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão educacional e social. O público-alvo são pacientes do SUS com cegueira ou baixa visão. O acesso ao atendimento se dá por encaminhamento direto de um médico oftalmologista, com laudo definido de cegueira ou baixa visão, ou por procura espontânea por meio do agendamento da triagem do CER ISD.

 

Os atendimentos acontecem nas segundas e quartas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, e nas sextas-feiras à tarde. Na primeira visita, o paciente deve comparecer com as vias originais do RG ou registro de nascimento, cartão do SUS e comprovante de residência e telefone para contato, documentação necessária para o registro e triagem do serviço. 

 

A Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual receberá também pacientes com cegueira e baixa visão, na faixa etária de 0 a 18 anos, de escolas públicas dos municípios que compõem a 7ª Região de Saúde do RN (Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Natal, Extremoz), onde está inserido o CER ISD, atendendo à creches e níveis escolares do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Além disso, atenderá demandas internas encaminhadas por outras linhas de cuidado do CER ISD.

 

A preceptora pedagoga do ISD, Luzia Guacira dos Santos, destaca que os serviços não trabalham a reabilitação da visão, mas da pessoa com deficiência visual, com foco na autonomia e independência do usuário nos ambientes em que está inserido. “Dentro das categorias de serviços oferecidos, o objetivo é ajudar as pessoas a desempenharem suas funções na escola, no trabalho e nos demais espaços sociais”, explica. 

 

Assim como as demais linhas de cuidado, a Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual está inserida na cultura institucional do CER ISD, em que a família se encontra no centro desse cuidado e atuará de forma colaborativa para o alcance das metas que são importantes para a promoção de maior participação e inclusão social da Pessoa com Deficiência Visual.

 

 

Saiba mais

Conheça os serviços oferecidos pela Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual do CER ISD

 

Estimulação Essencial: Conjunto de ações para crianças de 0 a 3 anos. Tem o objetivo de desenvolver e potencializar, por meio de brincadeiras, jogos, técnicas, e outros recursos, as funções do cérebro da criança, beneficiando o intelecto, o físico e a afetividade.

Avaliação Funcional da Visão: Trata-se da aplicação de atividades comportamentais e práticas, voltadas para a análise da visão do paciente frente às situações propostas.

Atividades de Vida Diária: Consistem em práticas que reforçam o desempenho de atividades da vida cotidiana, com base nas capacidades individuais de cada paciente. Dividem-se em atividades básicas, diretamente relacionadas com o cuidado do próprio corpo, atividades instrumentais, relacionadas com o ambiente no qual se vive, e atividades avançadas, relacionadas à vida escolar, atividades de trabalho, lazer e socialização. 

Orientação e Mobilidade: Voltado principalmente para pacientes cegos, com um nível mais avançado de baixa visão ou perda visual progressiva avançada. Ensina técnicas de orientação espacial para que a pessoa cega ou com baixa visão possa se locomover com segurança e autonomia pelos espaços de uso cotidiano.

Laboratório de Tecnologia Assistiva e de Informação Acessível: Iniciativa pensada para facilitar aos pacientes cegos e com baixa visão o acesso ao aprendizado de ferramentas tecnológicas. O principal objetivo é desenvolver o protagonismo e capacidades cognitivas no uso de tecnologias, buscando a autonomia e inclusão em espaços escolares e sociais. 

 

Para além desses serviços, a Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual conta com o Espaço Formativo Integrado em Saúde e Educação, para ofertar cursos, oficinas e palestras dirigidas à comunidade usuária dos serviços, bem como à educadores de escolas públicas da 7ª Região de Saúde e profissionais do ISD, com vistas à prevenção de doenças oculares, a inclusão escolar e social. Também estará oferecendo orientações e suporte pontuais, via grupo de apoio a familiares, cuidadores e educadores, sobre as alterações dos aspectos afetivo-emocionais, cognitivos e comportamentais do usuário, em detrimento da perda visual progressiva e/ou cegueira.

 

Serviço

Saiba como fazer o agendamento para ter acesso à Linha de Atenção e Cuidado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual

 

Telefones para agendamento: +55 (84) 4042-0044 / +55 (84) 4042-0033

Documentação necessária: Cartão do SUS; Documento de identidade e comprovante de residência. 

Texto:  Naomi Lamarck / Ascom – ISD

Foto: Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS