• Português
  • English

ISD promove curso sobre Esporte Adaptado para educadores físicos de Macaíba

07/06/202214:58

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Instituto Santos Dumont (ISD) promoverá, entre os dias 09 e 10 de junho, um curso sobre Esporte Adaptado voltado para os educadores físicos do município de Macaíba, cidade na qual a instituição é sediada. A ação marca o início da retomada das atividades esportivas adaptadas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Macaíba. As atividades, inseridas em uma nova linha de cuidado do ISD, o Paradesporto, serão desenvolvidas pelos profissionais que integram o Centro Especializado em Reabilitação (CER) da instituição, com a participação da Profa. Maria Aparecida Dias, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

 

O curso irá apresentar possibilidades e estratégias para adaptações para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte. “A partir da identificação de barreiras atitudinais e ausência de serviços e profissionais habilitados para inserir a pessoa com deficiência no esporte, fato identificado a partir de uma pesquisa realizada com os usuários da Clínica da Lesão Medular Infanto-Juvenil do ISD, surge, mais uma vez, a necessidade de ajudar na remoção dessas barreiras por meio da formação de profissionais sensíveis para incluir esse público no esporte, com criação de oportunidades e novos espaços para acesso à prática esportiva adaptada. Além disso, um guideline recentemente publicado aponta para a importância da atividade física para pessoas com deficiência e o quanto é importante proporcionar isso à essa importante e significativa parcela da população potiguar”, declara a fisioterapeuta Camila Simão, coordenadora do CER IV ISD. 

 

Em março passado, Camila Simão recebeu o titular da pasta municipal de Esportes e Lazer, Sócrates Garcia, o secretário adjunto Sidney Diego, e o assessor Pablo Nóbrega. Juntos, eles discutiram estratégias para o retorno do serviço, considerado essencial no processo de reabilitação e socialização de crianças, adolescentes e adultos com deficiência. 

 

“Em 2019, realizamos um trabalho extremamente gratificante, que trouxe muitos resultados positivos na reabilitação de crianças e jovens com deficiência física atendidos no CER IV ISD. A atividade esportiva adaptada que foi estabelecida nessa época nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba e a Vila Olímpica com o CER. A partir da capacitação de 30 profissionais da saúde, do esporte e da educação, além dos educadores físicos e estagiários da Vila Olímpica de Macaíba, iniciamos a atividade esportiva adaptada para as crianças e adolescentes com deficiência física da 7ª Região de Saúde do RN, que inclui Macaíba”, relembra Camila Simão.

 

Durante a reunião, Camila Simão apresentou um Plano de Trabalho que contempla o desenvolvimento de ações de Educação Permanente para formação de profissionais de Educação Física para atuação direta com pessoas com deficiência no Município. “Além disso, pretendemos cadastrar tal atividade como um projeto de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para favorecer a formação de novos profissionais com sensibilidade e olhar para a inclusão da pessoa com deficiência”, pontua Camila Simão. 

 

“A gente tinha, no nosso planejamento, a ideia de retomar a parceria. Eu vejo essa demanda com bons olhos e a gente percebe que as pessoas com deficiência estão em situação de vulnerabilidade muito maior. A Prefeitura de Macaíba e a Secretaria de Esporte e Lazer não irão medir esforços para que essa parceria possa acontecer”, ressalta Sócrates Garcia, titular da pasta municipal. 

 

Relevância

 

Recentemente, o UK Chief Medical, no Reino Unido, publicou no site da instituição (https://bit.ly/3zmEA8O) um guia sobre atividade física para crianças e jovens com deficiência. O estudo reforça a importância de promover atividade física para essas pessoas de forma a promover equidade, inclusão, possibilidades de encontrar aquilo que lhes faz bem ou as diverte. Além disso, ressalta-se os principais benefícios da atividade física para as PcD como socialização, maior concentração e confiança, senso de pertencimento, melhora da saúde mental e promoção de habilidades motoras.

 

Cronograma

09/06 – Quinta feira

Local: Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) – Macaíba

Auditório Paulo Freire

8h / 8h30 – Credenciamento

8h30 / 9h – Apresentação Institucional, dos participantes e equipe

9h / 11h30 – Vídeo – Conceito Deficiência 

11h30 / 12h30 – Almoço

12h30 / 14h – Esporte e Reabilitação e mostrar nossa experiência prévia na Vila olímpica

14h30 / 16h –  Mesa redonda com PcD falando e apresentando experiências próprias com esporte adaptado

16h – Café e Encerramento

 

10/06 – Sexta-feira

Local: Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) – Macaíba

Auditório Paulo Freire

8h30 / 12h – Estratégias para o esporte adaptado nos diferentes tipos de deficiência

12h / 13h – Almoço

13h30 / 16h – Vivência do esporte adaptado no Ginásio Davi Florentino, em Macaíba

16h – Café e Encerramento

Texto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Cedida

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS