• Português
  • English

Profissionais do Nutep/CE realizam visita técnica ao Instituto Santos Dumont

26/05/202215:03

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Entre os dias 24 e 25 de maio, profissionais que atuam no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, conhecido como Nutep, conheceram as estruturas físicas, o fluxo de atendimento e como se dá a integração entre pesquisa e assistência em saúde nas unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), na zona rural de Macaíba (RN). O Nutep é uma instituição privada sem fins lucrativos habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação II (CER II), e disponibiliza atendimentos nas áreas de saúde auditiva, intelectual, reabilitação motora e estimulação visual aos munícipes de Fortaleza, no Ceará.

 

“Viemos conhecer a prática do Instituto Santos Dumont. A experiência, o que a gente pode levar daqui para o Nutep e também o que a gente pode oferecer. Conhecemos aspectos relacionados à organização, administração, educação em saúde e pesquisa. Vimos a cientificidade na prática e estamos encantadas”, disse Lêda Maria da Costa Pinheiro Frota, fisioterapeuta e coordenadora-geral do Nutep. Ela foi acompanhada, na visita técnica ao ISD, por Angelita Aníbal de Castro, médica pediatra, coordenadora da Unidade de Autismo do e supervisora do Serviço Médico do Nutep; e por Luciana de Souza Rodrigues Magalhães, psicóloga, coordenadora de Recursos Humanos e do Serviço de Psicologia da instituição.

 

O Nutep tem suas unidades localizadas no Bairro Rodolfo Teófilo, na região central da capital cearense. O Núcleo é vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) para ações nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão. Lá, são feitos atendimentos multiprofissionais para crianças de 0 a 14 anos. Hoje, aproximadamente dois mil usuários, de todas as faixas etárias, estão vinculados ao Núcleo através dos serviços de Psicologia, Pediatria, Neuropediatria, Ortopedia, Serviço Social, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Psicomotricidade e Oficina Ortopédica. 

 

O Instituto Santos Dumont foi apresentado às representantes do Nutep por Angelo Roberto Gonçalves, coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, durante um evento realizado em Fortaleza em março deste ano. “Eu já conhecia o Instituto antes dele ser mencionado pelo Ângelo (Roberto Gonçalves), do Ministério da Saúde. Eu tinha um desejo de vir até aqui para conhecer de perto como é realizada a união do ensino com a pesquisa em saúde”, comentou Angelita Aníbal de Castro, médica pediatra, coordenadora da Unidade de Autismo do e supervisora do Serviço Médico do Nutep.

 

Na mesma ocasião, a neuropsicóloga Samantha Maranhão, que atua como preceptora no Instituto, apresentou a Clínica do Autismo e sua exitosa experiência na reabilitação de crianças autistas na Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no Estado do Ceará no âmbito do Sistema Único de Saúde (Rede PcD). Ela apresentou a palestra com o tema: “Organização do Cuidado à Pessoa com TEA no Rio Grande do Norte – relato de experiência do Instituto Santos Dumont – Macaíba/RN”. A Oficina fez parte de uma ação integrada entre o órgão ministerial e as Secretarias de Estado da Saúde Pública em todo o Brasil. No final de 2021, o ISD sediou o evento local e reuniu representantes de todos os Centros Especializados em Reabilitação (CER) espalhados pelo Rio Grande do Norte.

 

A equipe do Nutep foi recebida no ISD pelas preceptoras Camila Simão, fisioterapeuta e coordenadora do CER IV ISD; Lilian Lira Lisboa, gerente do Centro de Educação e PEsquisa em Saúde Anita Garibaldi (ANita); Samantha Maranhão, neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Ensino em Saúde do ISD; Luana Aprígio, fonoaudióloga; Yoshie Kanegane, fisioterapeuta; e Edgard Morya, coordenador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). 

 

“Receber profissionais de outras instituições e conhecer outros serviços que também atuam na saúde da pessoa com deficiência  é sempre muito gratificante e importante. Dessa forma, conseguimos compartilhar experiências contribuindo assim para o fortalecimento da rede de assistência à saúde dessa população”, destaca Camila Simão. 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
IIN-ELS
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS