• Português
  • English

Conselheiro do ISD é eleito para Associação Brasileira de Pediatria

24/05/202213:24

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um dos membros do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD), o médico pediatra José Luiz Egydio Setúbal, tomará posse no próximo dia 22 de junho de 2022 como o mais novo acadêmico titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Ao lado de outros 11 conselheiros, Setúbal integra o órgão de deliberação superior do ISD que tem, entre outras atribuições, tratar assuntos como as linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da instituição. Setúbal exerce a função de conselheiro de forma voluntária, representando a entidade civil através da organização Fundação José Luiz Egydio Setúbal – Hospital Infantil Sabará.

 

“Não segui uma carreira acadêmica, sou um pediatra que trabalhou muitos anos em hospitais e em consultório particular, em São Paulo. Mas, há 20 anos, venho me dedicando à filantropia e a ações voltadas à saúde da criança e do adolescente. Criei uma fundação que leva o meu nome, e que tem diversas atuações no terceiro setor como o ensino e a pesquisa, no contexto da pediatria e da saúde infantil como um todo. Assumimos muitas iniciativas, como o Hospital Infantil Sabará, que é referência em São Paulo; o lançamento de várias publicações; a elaboração de congressos; dentre tantas outras ações. Tudo isso acabou dando visibilidade ao meu trabalho, mas busco sempre focar que o holofote vá mais para esse lado institucional”, comenta o médico José Luiz Setúbal que assumirá a Cadeira 29 da ABP, cujo patrono é o Prof. Dr. Nicola Albano.

 

Atualmente, José Luiz Setúbal é instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal; vice-presidente do Instituto Pensi – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil; e presidente do conselho da Associação Fundo Areguá. Entre 2015 e 2017, foi, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e atuou como pediatra clínico em consultório privado e em vários hospitais na cidade de São Paulo. Hoje, Setúbal atua como conselheiro de diversas instituições, dentre elas: Fundação Tide Setúbal; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Associação Paulista de Fundações; e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

“A eleição do Dr. Setúbal para a Academia Brasileira de Pediatria é um justo reconhecimento à sua inequívoca competência e dedicação ao desenvolvimento de ações voltadas à saúde da criança e do adolescente. Como membro nato do Conselho de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, sua atuação tem sido estratégica para o cumprimento da missão institucional, enquanto órgão executor de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento da educação, da saúde e da ciência e tecnologia no Brasil”, ressalta Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD. 

 

Biografia

 

José Luiz Egydio Setúbal em Medicina em 1981 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Se especializou em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e pós-graduação em Economia e Gestão da Saúde na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão trabalhar pela saúde infantil em diversas frentes, entendendo a saúde não apenas como uma oposição à doença, mas também como o bem-estar da pessoa na dimensão biopsicossocial. A instituição atua por meio de seu braço assistencial com o Hospital Infantil Sabará e realiza atividades de ensino, pesquisa e projetos sociais na área da saúde da criança e do adolescente por meio do Instituto Pensi – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil. 

 

Conselho

 

O Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD) é composto por 12 membros que são representantes do poder público, de entidades da sociedade civil, dos associados do Instituto e de notória capacidade profissional. 

 

A atividade de conselheiro não é remunerada e consiste em reuniões periódicas para deliberar assuntos, como:

 

As linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias do ISD;

Propostas de contrato de gestão, orçamento, programa de investimentos e o plano de ação de execução das atividades;

Demonstrativos financeiros, contábeis e contas anuais;

Criação e alteração de estatutos, regimento interno, regulamento próprio para contratação de obras, serviços, compras e alienações, assim como plano de cargos, salários e benefícios dos empregados;

Relatórios gerenciais e de atividades a serem encaminhados ao órgão supervisor da execução do contrato de gestão;

Cumprimento das diretrizes e metas definidas.

Texto:  Ricardo Araújo* / Ascom – ISD

Com informações da ABP

Foto: Divulgação ABP

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
IIN-ELS
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS