• Português
  • English

ISD é habilitado para realizar dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

18/05/202214:37

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Instituto Santos Dumont (ISD) foi habilitado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) através do Programa Estadual IST/Aids e Hepatites Virais, para realizar a dispensação da Profilaxia Pré-Exposição, mais conhecida como PrEP. A habilitação ocorreu no dia 27 de abril de 2022 inserida no contexto da pactuação firmada pela Comissão Intergestores Bipartite Nº 560/10 – CIB/RN e o Serviço de Atenção Especializada às Gestantes e Crianças vivendo com HIV/Aids – SAE Materno-Infantil. 

 

A medicação, que consiste na combinação de dois antirretrovirais (tenofovir + entricitabina) é um novo método de prevenção à contaminação pelo vírus HIV e é distribuída gratuitamente em formato de comprimidos pelo Ministério da Saúde. A dispensação da profilaxia se dará através do Serviço de Atendimento Especializado Materno-Infantil (SAE MI) do Instituto Santos Dumont (ISD), em funcionamento no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do ISD na zona rural de Macaíba.

 

As drogas que compõem a PrEP bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. No ISD, a entrega da medicação ocorrerá a partir deste mês para pessoas que atendam as especificidades e que sejam moradoras de um dos municípios integrantes da 3ª Região, 4ª Região ou 7ª Região de Saúde (veja lista abaixo). 

 

Conforme a preceptora infectologista do ISD, Carolina Damásio, a PrEP é direcionada aos indivíduos que podem ter relações sexuais consideradas de risco para o HIV. A PrEP deve ser tomada diariamente e não substitui o uso dos demais meios de prevenção ao próprio HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). 

 

“Nós iremos abranger e possibilitar mais pontos de atendimento para pacientes elegíveis à realização da Profilaxia Pré-Exposição para o HIV. Além disso, haverá maior divulgação sobre essa estratégia de prevenção contra o HIV, o que é muito importante. A PrEP é uma das estratégias de prevenção para o HIV, mas não impede a contaminação de outras infecções sexualmente transmissíveis. O ideal é que haja a prevenção combinada, ou seja, o uso da PrEP e preservativos; não compartilhar seringas em uso de drogas, por exemplo”, adverte Carolina Damásio.

 

Os indivíduos interessados em usar a PrEP através do Instituto Santos Dumont devem ficar atentos aos critérios de elegibilidade. A medicação, quando a entrega for autorizada pelo médico(a) infectologista, é precedida de uma consulta ambulatorial na qual um questionário deve ser respondido pelo paciente para embasar a inclusão no programa. 

 

Os atendimentos relacionados à PrEP serão concentrados às quartas, quintas e sextas-feiras no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), das 08h às 16h30. As marcações de consulta deverão ocorrer através do número: (84) 4042 0033 / 4042 0044. 

 

Esse novo serviço em saúde no ISD será uma possibilidade a mais para mulheres trans, mulheres cis profissionais do sexo, mulheres cis com parceria sexual sorodiscordante para a infecção por HIV (quando um tem e o outro não tem infecção pelo HIV) de planejarem uma gestação assistida por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de reduzir ao máximo o risco de contaminação do bebê. 

 

“Nós estamos habilitados a realizar, integralmente, todas as ações de planejamento reprodutivo para parcerias sexuais sorodiscordantes. Esse serviço já é realizado no ISD para mulheres gestantes que vivem com HIV ou são parceiras de pessoas que vivem com o vírus”, ressalta a infectologista Carolina Damásio. 

 

No ISD, a equipe responsável pela PrEP é formada pelas infectologistas Carolina Damásio e Manoella Alves, pelas preceptoras ginecologistas obstetras Larissa Rodrigues Freire, Sandrégenes Maia e Thaíse Lopes; pela preceptora assistente social Alexandra Lima; pela preceptora farmacêutica bioquímica Danielle Alecrim; e pela preceptora enfermeira Monise Pontes.

 

Saiba Mais

 

O que é PrEP HIV?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

 

Como a PrEP funciona?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. 

 

Mas atenção: a PrEP só tem efeito se você tomar o medicamento todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

 

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal. 

 

Importante: a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.

 

No ISD, a profilaxia será ofertada para:

 

– Mulheres da área de abrangência* do SAE MI do Instituto Santos Dumont com indicação de PrEP** (mulheres trans, mulheres cis profissionais do sexo, mulheres cis com parceria sexual sorodiscordante para a infecção por HIV);

 

– Planejamento familiar em: mulheres cis que desejam engravidar e tem uma parceria sexual sorodiscordante para o HIV; homens trans que desejam engravidar. 

 

Quem pode usar a PrEP? 

A PrEP não é para todas as pessoas. Ela é indicada para aquelas que têm maior risco de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se fizer parte de uma dessas populações-chave: 

 

Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); 

Pessoas trans;

Trabalhadores(as) do sexo.

 

E, além disso, se você: 

 

Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);

Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;

Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);

Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro através do Instituto de Medicina Tropical (IMT) realiza a dispensação da profilaxia para todos os públicos, sem restrição. 

 

Como posso começar a usar a PrEP?

Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.

 

Municípios de abrangência do ISD

 

Veja abaixo as cidades contempladas no programa de dispensação da PrEP através do Instituto Santos Dumont:

 

7ª Região de Saúde: Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante;

 

4ª Região de Saúde: Cerro-Corá, Bodó, Santana do Matos, Lagoa Nova, Currais Novos, Jucurutu, Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente, Jardim de Piranhas, São Fernando, Caicó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, São João do Sabugi, Ipueira, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Santana do Seridó, Equador e Parelhas.

 

3ª Região de Saúde: Macau, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, São Miguel de Touros, Touros, Rio do Fogo, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Taipu, Pureza, Poço Branco, Bento Fernandes, Riachuelo, João Câmara, Parazinho, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Pedra Preta, Jandaíra e Pedro Avelino.

 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS