• Português
  • English

ISD apresenta resultados de 2021 ao Ministério da Educação

06/04/202217:08

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Instituto Santos Dumont (ISD) apresentou nesta terça-feira, 5, o Relatório Anual 2021 ao Ministério da Educação (MEC). Mesmo ainda inserido em um cenário pandêmico, o Instituto obteve resultados positivos em 13 dos 14 indicadores estabelecidos pelo órgão ministerial como parâmetro de aferição da qualidade do ensino e serviços prestados à sociedade norte-riograndense através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidades do ISD em Macaíba. 

 

Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral do ISD, apresentou os números à Comissão de Acompanhamento e Avaliação, formada por representantes de Ministérios e órgãos diversos do governo federal. Ao longo de 2021, o Instituto realizou 52.531 atendimentos em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia Clínica, Ultrassonografia, Pré-Natal, Pediatria, Neuropsicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Neurologia Adulto e Infantil, Infectologia Adulto e Infantil, Otorrinolaringologia, Cardiotocografia, Nutricionista e Ortopedia. Esses atendimentos se dividiram em presenciais e em telessaúde para crianças, adolescentes, adultos e idosos espalhados por 97 municípios do Rio Grande do Norte. Desses, 93,94% se concentraram na 7ª Região de Saúde, que concentra os municípios de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com os quais o ISD mantém convênio. 

 

Na área acadêmico/científica, destaque para a retomada da realização do Simpósio de Neuroengenharia, que em 2021 foi o maior da história com 701 inscritos e mais de 10 mil exibições dos conteúdos apresentados durante o evento, além da disponibilização de palestras no canal do YouTube do ISD. No segmento da Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde, o Instituto atingiu a meta estabelecida pelo MEC. De janeiro a dezembro do ano em referência, 624 graduandos oriundos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – vinculados ao Campus Central (Natal), Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM Caicó), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa Santa Cruz), além da Associação Cultural e Educacional do Pará (ACEPA). 

 

“Fomos o cenário mais procurado pela UFRN para manter o cenário de atuação prática dos cursos da área de saúde, tanto na Residência quanto na Graduação. Nós tivemos um número que superou os anos anteriores com 90 residentes em treinamento nas nossas unidades vinculados a 8 hospitais universitários e escolas de medicina em todo o Brasil. O ISD está consolidado como uma escola para as profissões da UFRN, nossa principal parceira. Isso é muito gratificante. Os feedbacks são muito positivos. Temos investido na formação de preceptores com a realização de oficinas em parceria com outras instituições de ensino e temos conseguido incorporar a formação continuada dos nossos preceptores”, destacou Reginaldo Freitas Jr. durante a apresentação do Relatório Anual 2021. 

 

No segundo semestre de 2021, o Instituto colocou em funcionamento o Espaço de Exposições Nise da Silveira e o Auditório ISD com capacidade para aproximadamente 100 pessoas sentadas, além de espaços para cadeirantes e pessoas com deficiência visual. Esses ambientes estão instalados no prédio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. Esses espaços foram colocados à disposição da comunidade, seguindo critérios de biossegurança, com realização de eventos nas áreas de Educação e Saúde. Além disso, novos laboratórios entraram em funcionamento. Hoje, o ISD contabiliza 16 laboratórios em operação. 

 

No mesmo período, ocorreu a reestruturação da Ascom ISD com a missão de ser mais um agente de transformação social aliada aos demais serviços oferecidos pelo Instituto. Houve, também, o fortalecimento da parceria com a Assessoria de Comunicação do MEC que ampliou a visibilidade do Instituto para nível nacional. 

 

“A palavra é superação, quando analisamos os números de 2021. Vocês conseguiram superar todas as metas a partir do esforço de todos. Quero parabenizar e dizer que isso muito nos honra”, disse Eudes Gomes Pereira, membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do MEC. 

 

Em dezembro de 2021, o ISD foi premiado pelo Ministério da Saúde no âmbito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. “Para nós, o Prêmio é motivo de muita alegria e orgulho. Foram 93 concorrentes e o ISD era a mais nova instituição na seara da reabilitação da pessoa com deficiência. Isso, realmente, ampliou nossa visibilidade”, comentou Reginaldo Freitas Jr. durante a apresentação do Relatório Anual ao MEC. 

 

“É o relato da transformação social que muda a comunidade e leva um valor que se institui. É muito positivo, é muito bom a gente poder reunir e ouvir construções positivas em um cenário pandêmico. Quero parabenizar o ISD por tudo e pela premiação do Viver Sem Limite”, disse Sylvia Helena Figueiredo Prata, integrante da Comissão. 

 

Saúde e Ação Social

 

Com a flexibilização da pandemia, importantes serviços foram retomados pelo ISD ao longo de 2021, tais como: Educa Parkinson, Neurinho, Barriguda, Fazendo Direito(s), Rodas da Vida e Mortalidade Materna Evitável. Esses serviços incluem ações voltadas à reabilitação de pessoas com Parkinson através de atividades terapêuticas e educativas; palestras e reportagens multiplataforma divulgadas pela imprensa local e nacional usando os profissionais do ISD como fonte.

 

“É impressionante o trabalho que vocês estão fazendo”, declarou Felipe Von Glehn Silva, membro da Comissão. 

 

Contrato

 

No final de 2021, o Ministério da Educação renovou o contrato de gestão com o Instituto Santos Dumont por mais 10 anos, com vigência até 2030. “Foi muito bom para o ISD ter o fortalecimento da renovação do contrato de gestão com o MEC até 2030. Para todas as equipes foi muito bom e nos encheu de oxigênio para seguirmos na trajetória de estímulo, de transformação social”, frisou Reginaldo Freitas Jr..

 

Para 2022

 

No segundo semestre deste ano, o ISD deverá submeter à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o projeto de Doutorado em Neurociências Aplicadas à Saúde. “É um projeto audacioso, mas que tem a cara do ISD. O objetivo é dar respostas sociais não somente no cenário local, mas nacional, formar doutores capazes de integrar pesquisas com as necessidades existentes na área da saúde”, declarou Reginaldo Freitas Jr. 

 

“É muito importante essa visão multidisciplinar e o governo atuando não mais em suas caixas e ministérios. A política pública, de verdade, não deve ter essas limitações. Ela é, naturalmente, multidisciplinar. É bom ver o esforço do ISD em romper barreiras. Congratulo também o MEC pela disposição em assinar um contrato de gestão por mais 10 anos”, ressaltou Laerte Davi Cleto, representante do Ministério da Economia na comissão avaliadora. 

 

Essa mesma Comissão defendeu a recomendação do Doutorado do ISD para a Capes através de uma carta assinada por todos os integrantes, o que deverá ocorrer nos próximos dias. “É um orgulho poder participar desse ciclo. Iremos encaminhar a carta de recomendação do Doutorado para todas as instâncias necessárias”, comentou Vinícius Nunes de Aquino, representante do MEC na Comissão. 

 

Participaram da reunião: Fábio César Braga de Abreu e Lima, especialista e presidente da Comissão; Vinícius Nunes de Aquino, do Ministério da Educação (MEC); Sylvia Helena Figueiredo Prata, do Ministério da Economia; Laerte Davi Cleto, do Ministério da Economia; Eudes Gomes Pereira, do Ministério da Educação; e Felipe Von Glehn Silva, especialista. Representaram o ISD: Reginaldo Freitas Jr., diretor-geral; Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo; Lilian Lira Lisboa, gerente do Anita; Edgard Morya, gerente do IIN-ELS; Marcelo Carvalho, coordenador da Secretaria Acadêmica; Eduardo Frare, assessor de Planejamento; Mariana Ceci e Ricardo Araújo, assessores de Comunicação. 

 

Relatório

Para a imprensa, o Relatório Anual 2021 do Instituto Santos Dumont poderá ser usado como fonte de pautas e consultas. O documento pode ser acessado, também para fins de controle social, em: https://bit.ly/3r4gaeW

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
IIN-ELS
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS