• Português
  • English

ISD promove palestra sobre Neuroengenharia em parceria com a Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN; saiba como se inscrever

16/03/202209:53

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Já imaginou integrar métodos de neurociência e engenharia para saber mais sobre o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele? Esse é o dia a dia de estudantes da Neuroengenharia, campo científico que une aspectos das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias e Computação. O Rio Grande do Norte conta com o primeiro e único curso de pós-graduação na área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sediado no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba. Com o objetivo de difundir a área de pesquisa para estudantes que ainda se encontram na graduação, o ISD promove, em parceria com a Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), palestras para apresentar a área de pesquisa para estudantes e pesquisadores interessados. O evento vai acontecer no dia 6 de abril, no Auditório C da ECT, e contará com emissão de certificado de horas complementares para os participantes. 

 

O evento acontecerá em dois horários: Manhã 5-6 (das 10h50 às 12h30) ou Tarde 5-6 (das 16h50 às 18h30), e contará com a presença do professor-pesquisador e Coordenador do Mestrado em Neuroengenharia do ISD, Abner Rodrigues Neto, que desenvolve estudos na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Processamento de Sinais e Análise de Séries Temporais aplicadas à Neuroengenharia; e do professor-pesquisador André Dantas que estuda, principalmente, Processamento de Sinais, Sistemas de Controle PID, Preditivo, Fuzzy, Adaptativo e Inteligente também aplicados à Neuroengenharia. Além disso, alunos do Mestrado egressos de diversas engenharias da Escola de Ciência e Tecnologia também irão participar e falar de suas pesquisas e experiência na área. 

 

“A área da Neuroengenharia ainda é muito desconhecida para o grande público, até mesmo para pessoas que já estão inseridas em outras engenharias. Poucas pessoas sabem que bem perto delas, em Macaíba, há um polo de referência nacional na área de Neuroengenharia. Então, acredito que, de cara, um aspecto relevante do evento é apresentarmos essa área aos estudantes e pesquisadores para despertar neles o interesse por desenvolver estudos neste campo”, afirma o Coordenador do Mestrado em Neuroengenharia do ISD, Abner Rodrigues Neto. 

 

Interdisciplinaridade

O diretor da ECT, Douglas Nascimento, destaca que a interdisciplinaridade e a possibilidade de transitar por diversos campos são também premissas do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. “Quando o estudante vivencia as muitas realidades de formação, tem uma visão holística e entrelaçada de como deverá resolver problemas em seu futuro profissional. Neste processo, o estudante desenvolve sua capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, debater e encontrar solução para problemas que não parecem diretamente ligados à sua formação, vislumbra a possibilidade de mudar de foco sem mudar necessariamente sua formação e compreende a linguagem do próximo, facilitando a interação entre diferentes profissionais”, afirma. 

 

Como exemplo disso, diversos egressos da ECT integram hoje o corpo discente do Mestrado em Neuroengenharia do ISD. Há estudantes graduados nas áreas de Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais e outras, todos utilizando os conhecimentos específicos de sua área e unindo-os à neurociência para desenvolver pesquisas e produtos.

 

O professor Abner Rodrigues afirma que um dos aspectos interessantes relacionados a este campo de conhecimento é o fato de muitas coisas ainda serem novas e estarem em processo de descoberta, o que dá aos estudiosos da área oportunidades únicas para desenvolver novos produtos, soluções e pesquisas. “Estamos falando de uma área que se encontra na fronteira da ciência. Muitos produtos ainda não existem dentro do mercado e sequer dentro da ciência, então há uma grande oportunidade para desenvolver novos produtos e estudos”, diz. 

 

Além disso, com o aumento da expectativa de vida da população, doenças neurodegenerativas e soluções tecnológicas para conviver com limitações de movimentos e funções relacionadas ao cérebro, por exemplo, devem se tornar cada vez mais frequentes no planeta, e o interesse em estudos neste campo também tende a crescer.  

 

“O desenvolvimento de pesquisas e produtos se configura como o papel decisivo de instituições de ensino e pesquisa, não só pelo produto ou a pesquisa em si, mas, principalmente por contribuir significativamente para a formação dos recursos humanos que irão continuar disseminando estes produtos e pesquisas e a cultura da inovação e do empreendedorismo. Serão mais que profissionais, serão multiplicadores”, afirma Douglas Nascimento. 

 

Mestrado em Neuroengenharia

O Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont foi aprovado em 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área de Engenharia Biomédica. As atividades, no entanto, não se limitam aos graduados desta área: podem se candidatar ao Programa egressos das diversas áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Tecnológicas. A interdisciplinaridade entre esses campos é um dos pilares do Mestrado em Neuroengenharia do ISD.

 

As atividades do Mestrado acontecem no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), unidades do ISD localizadas em Macaíba (RN). No ISD, os estudantes desenvolvem pesquisas translacionais, das bancadas dos laboratórios que conduzem pesquisas básicas com modelos animais ao desenvolvimento de soluções clínicas que cheguem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Além dos estudantes de Mestrado, o ISD conta também com voluntários de Iniciação Científica (IC), que se encontram na graduação.

 

Para saber mais sobre o Instituto, acesse www.isd.org.br. 

 

Evento

Podem se inscrever no evento estudantes, graduados e pesquisadores com interesse em conhecer mais sobre o campo da Neuroengenharia. As inscrições podem ser feitas de maneira antecipada por meio do formulário (https://forms.gle/TPgShx8hrtxYpg3L6). O evento contará com emissão de certificado de horas complementares para os participantes. Também será possível se inscrever no local antes das palestras.

 

Serviço

O que: Palestra: Conhecendo a Neuroengenharia

Quando: 06/04/2022

Horário: M56 (10h50 às 12h30) ou T56 (16h50 às 18h30)

Onde: Auditório C da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da UFRN. 

Inscrições: https://forms.gle/TPgShx8hrtxYpg3L6

Texto:  Mariana Ceci / Ascom – ISD

Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
EXTENSÃO
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS