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ISD inicia apresentações de trabalhos de conclusão da 3ª Turma da Residência Multiprofissional

09/03/202211:43

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Residentes concluintes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do Instituto Santos Dumont (RESPCD/ISD) deram início, nesta semana, às apresentações dos trabalhos finais que simboliza o encerramento do ciclo de dois anos de aprendizado teórico e prático na formação desses profissionais especialistas. Até o próximo mês, estima-se que oito Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) sejam publicizados a partir do aprendizado obtido nas atividades desenvolvidas em clínicas de reabilitação de pessoas com deficiência nas unidades do ISD em Macaíba, que são o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Nesta terça-feira, 8 de março, dois Trabalhos de Conclusão de Residência foram apresentados. O primeiro deles, no período da manhã, foi defendido pela assistente social Juciara Gomes de Matos Souza. O TCR da nova especialista no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência buscou compreender a visão dos profissionais assistentes sociais e psicólogos que atuam no Centro Especializado em Reabilitação IV, do ISD, em relação ao acolhimento psicossocial. 

A pesquisa incluiu a realização de grupos focais com profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia para entender suas percepções dessa prática como estratégia de intervenção no CER IV, através de uma intervenção em saúde idealizada e conduzida por trabalhadores do serviço social e da psicologia, a qual foi incorporada ao fluxo assistencial do referido serviço de reabilitação para pessoas com deficiência. Decorre da inserção profissional no serviço ambulatorial, por meio do programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, e corresponde às aproximações em torno do trabalho interdisciplinar. 

“Do ponto de vista teórico metodológico, o estudo é de natureza qualitativa, aos moldes na pesquisa-ação, e combinou levantamento da literatura pertinente ao tema do estudo e pesquisa de campo, a partir da técnica de grupo focal, contemplando profissionais das referidas áreas que integram a chamada equipe psicossocial”, escreveu Juciara Gomes no TCR.

Ao longo da tarde, o psicólogo Giovanni Sampaio Queiroz discorreu sobre o papel do profissional da Psicologia na reabilitação. O cenário de pesquisa também foi o CER IV ISD e traz um “relato de experiência de produção de cuidado às pessoas com zumbido”, a partir da vivência na Clínica da Reabilitação Auditiva.

O artigo relata, em linhas gerais, a experiência de atuação do profissional da Psicologia na reabilitação em saúde no âmbito do SUS, a partir de uma intervenção em grupo voltada à produção do cuidado junto às pessoas com zumbido, que consistiu em seis encontros durante o período de maio a novembro de 2021. 

“Para os objetivos deste relato foram selecionadas três oficinas como recorte para discutir a atuação do profissional da Psicologia na reabilitação. Esta experiência demonstrou que o diálogo da Psicologia Comunitária no campo da saúde e seu enlace com os estudos sobre a deficiência podem contribuir com o desenvolvimento desta área de conhecimento, contribuindo para uma atuação ousada, sem perder o enfoque crítico e reflexivo, de forma que venha a abrir caminhos e descortinar novos horizontes para o fazer profissional da Psicologia no campo da reabilitação”, declara o mais novo especialista no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência pelo ISD, Giovanni Queiroz Sampaio.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuênia e Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


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