• Português
  • English

ISD planeja ações de educação permanente com profissionais de saúde de Macaíba

20/12/202109:15

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Após um ciclo de oito encontros presenciais realizados ao longo de 2021, o Instituto Santos Dumont (ISD) encerrou nesta sexta-feira, 17 de dezembro, as atividades de educação permanente com 25 enfermeiras que atuam nas unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Macaíba. O encontro foi um momento de revisão do conteúdo trabalhado com as profissionais, que envolveu assuntos relativos à saúde da mulher, da pessoa com deficiência e saúde da criança, e também para definir estratégias para 2022 no processo de formação continuada das equipes que atuam na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“É muito bacana quando conseguimos trabalhar com uma programação permanente e não somente em encontros pontuais. Conseguimos estabelecer uma rede, damos continuidade à discussão dos pontos que geram dúvidas de um encontro para o outro. Tivemos uma adesão interessante e vamos montar a programação para 2022 com base nas demandas apresentadas pelos profissionais nesse último encontro”, comenta Camila Simão, preceptora multiprofissional fisioterapeuta do ISD. Para o próximo, o plano é iniciar as ações em fevereiro e estendê-las até dezembro, totalizando 10 ciclos.

 

Durante a atividade desta sexta-feira, as enfermeiras participaram de um quiz com questões ligadas aos assuntos apresentados nos encontros: prematuridade, planejamento familiar, epilepsia e puerpério, por exemplo. Segundo a preceptora multiprofissional enfermeira Monise Pontes, colocar esses temas em debate amplia o conhecimento das enfermeiras e proporciona-lhes mais autonomia. “O aperfeiçoamento é voltado para as enfermeiras pois elas estão em tempo integral nas Unidades de Saúde, conhecem os pacientes a fundo, assim como a comunidade em geral. Nós fizemos a programação deste ano voltada para a Enfermagem para essas profissionais serem agentes de multiplicação dentro das unidades”, afirma Monise Pontes.

 

No balanço das temáticas deste ano, as enfermeiras apontaram aquelas que mais chamaram atenção, assim como a dinâmica de explicação adotada pelas preceptoras multiprofissionais e médicos do ISD. “O principal é a estratégia de ensino. São as dinâmicas utilizadas para passar o conteúdo que funcionam”, comenta Mara Leocádio, da enfermeira da ESF Eloi de Souza. “Alguns assuntos que passam despercebidos na faculdade, coisas que aprendemos recentemente e alguns nomes diferentes que não tínhamos tanto convívio, conseguimos assimilar aqui”, emenda Danielle Araújo, da ESF Campinas.

 

Por mais experiência que tenham na lida diária com pacientes de todos os perfis, alguns termos ainda são novos para essas enfermeiras. O capacitismo é um deles. “Aquele encontro que falou sobre o capacitismo me abriu muito a mente. Hoje, eu tenho um outro olhar. Sobre o planejamento familiar, eu tinha muitas dúvidas e a educação permanente me ajudou muito a entender isso”, elenca Micheline Vieira, enfermeira da ESF José Coelho, em Macaíba.

 

Convênio

 

O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do ISD em Macaíba, promove ações de educação periódicas em suas áreas de especialidade, que abrangem a saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência. Em 2021, foram abordados temas como o manejo de casos de epilepsia, planejamento familiar e autismo. O objetivo é melhorar o atendimento na principal porta de entrada do serviço público de saúde, que são as unidades básicas. Através da educação permanente, os profissionais ficarão mais habilitados a identificar, diagnosticar e melhor atender os pacientes.

 

Essa ação é possível graças a um convênio firmado entre o ISD e a Prefeitura de Macaíba. Os temas das aulas foram escolhidos conjuntamente com as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que apontaram às preceptoras as principais demandas diárias com as quais se deparam nas unidades de saúde do município.

 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS