• Português
  • English

Projetos desenvolvidos no ISD são selecionados em ranking das 150 iniciativas de maior relevância social

16/11/202111:40

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Dois projetos de inovação para fins de reabilitação desenvolvidos no Instituto Santos Dumont (ISD) foram selecionados pelo Global Grad Show, iniciativa do Art Dubai Group, na lista dos 150 projetos de maior relevância social em todo o mundo. Foram eleitos os projetos Hand Exoskeleton for Rehabilitation Objectives (HERO) e Exosuit – Gait wearable exoskeleton, exoesqueletos que podem ajudar na reabilitação de pacientes que perderam os movimentos dos dedos das mãos e tornozelo em decorrência de Acidente Vascular Encefálico (AVE), conhecido popularmente como ‘derrame’. 

 

O HERO, projeto desenvolvido no Mestrado em Neuroengenharia pelo neuroengenheiro Rommel Araújo é baseado em Interface Cérebro-Máquina, uma das linhas de pesquisa da Neurociência que conecta o cérebro a um dispositivo eletrônico. “Os pacientes vestem o exoesqueleto no braço e um eletroencefalograma na cabeça, em que são conectados eletrodos de captação do sinal cerebral. Assim, mesmo um paciente com perda total dos movimentos da mão consegue controlar e movimentar o dispositivo apenas ao imaginar o movimento, graças à transferência desses sinais cerebrais”, explica Rommel. 

 

Já o Exosuit, é um exoesqueleto auxiliar projetado para ajudar os pacientes com AVC a recuperar sua mobilidade e independência desenvolvido pelo engenheiro mecânico e mestrando em neuroengenharia Mouhamed Zorkot. “Eu sempre fui fascinado pela ideia de ajudar as pessoas a voltarem a caminhar através da tecnologia, então o projeto consiste em auxiliar pessoas que tiveram AVE a caminharem de novo. O exoesqueleto é vestível e ajuda a pessoa a elevar o pé. A nossa proposta é aplicar o dispositivo nas terapias, otimizando a reabilitação, reduzindo as sequelas do paciente e também no uso diário, para que ele possa realizar tarefas normalmente, como ir trabalhar, andar na rua”, disse Mouhamed. 

 

O Acidente Vascular Encefálico é a formação de um déficit neurológico súbito causado por um uma falha nos vasos sanguíneos do Sistema Nervoso Central. Segundo a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDC) cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem ter condições de retomar as atividades profissionais. Em decorrência das sequelas que o quadro deixa, os pacientes perdem a autonomia e acabam precisando de cuidadores para realizar tarefas diárias.

 

Segundo o professor-pesquisador do ISD, Fabrício Brasil, as principais abordagens para recuperar os movimentos em pacientes com AVC são medicação e fisioterapia, mas outras técnicas podem ser incluídas. “Os exoesqueletos são tecnologias que podem melhorar os resultados e recuperar movimentos de pacientes que perderam completamente o movimento dos membros. Os dois projetos são independentes mas, se complementam, pois tratam de diferentes partes do corpo que podem ser afetadas, inclusive simultâneamente”,disse. 

 

Global Grad Show 

O Global Grad Show é um programa para graduados em universidades de todo o mundo cujas pesquisas e ideias oferecem soluções para problemas sociais e ambientais. Os projetos submetidos compreendem áreas que vão desde a neuroengenharia, engenharia biomédica a design urbano e ciências de dados, de acadêmicos de mais de 70 países e 600 universidades. 

 

“Estar nesse ranking dos 150 projetos mais relevantes socialmente significa estar numa vitrine de reconhecimento muito importante. É a oportunidade de mostrar e de colocar em prática nossos projetos, e de conseguir mais investimentos para que essas iniciativas cheguem mais rapidamente à população”, disse o neuroengenheiro Rommel Araújo. O projeto que desenvolveu o exoesqueleto HERO, já aprovado e publicado, foi testado em um voluntário saudável, enquanto o Exosuit está na fase de testes.  Os pesquisadores têm a perspectiva de desenvolver o equipamento para comercialização, através da criação de uma startup

 

Parte do Global Grad Show é o programa de empreendedorismo, que é aberto a todos os candidatos e oferece treinamento de construção de startups, mentoria e acesso à rede para ajudar os graduados a avançar seus projetos em direção à implementação.

 

Mestrado em Neuroengenharia 

HERO e Exosuit são projetos desenvolvidos, respectivamente, pelos Engenheiros Mecânicos, Rommel Araújo e Mouhamed Zorkot, durante os dois anos que passam pelo Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont. O programa de pós-graduação é ofertado no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba/RN e é gratuito. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano para alunos graduados nas áreas da saúde, engenharias e biológicas.

Texto:  Kamila Tuenia / Ascom – ISD

Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
NEUROENGENHARIA
PESQUISA
REABILITAÇÃO

RECOMENDAMOS