• Português
  • English

ISD promove formação sobre o manejo da epilepsia para profissionais da rede básica de saúde de São Gonçalo do Amarante

22/10/202113:57

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Preceptores multiprofissionais do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), do Instituto Santos Dumont (ISD), realizaram uma atividade de formação sobre epilepsia para equipes de médicos e enfermeiros com atuação na rede básica de saúde do município de São Gonçalo do Amarante (RN). Participaram da formação na quarta-feira (20), 18 médicos e enfermeiros do município, que atendem em unidades de saúde das zonas urbana e rural do município. 

 

A ação faz parte de um projeto que tem o objetivo de capacitar profissionais da atenção básica para que eles saibam fazer o acompanhamento, diagnóstico, possíveis encaminhamentos e dar todo o suporte necessário às demandas de eventuais casos de epilepsia que chegam à rede. A doença pode provocar convulsões ou crises não convulsivas e, por exemplo, sensações de distorção de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo ou medo repentino.

 

De acordo com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Mangueirão, comunidade de São Gonçalo do Amarante, é necessário entender os sinais da epilepsia para não confundir com outras doenças. “Eu não tinha certeza de como identificar o caso, pois a epilepsia se confunde com outras doenças neurológicas, com o curso a gente aprende a traçar um possível diagnóstico, fazer o encaminhamento correto quando existir suspeita de epilepsia. Existe a demanda de epilepsia na unidade e foi muito esclarecedor para nós entender a doença e os caminhos que devemos seguir para o diagnóstico, encaminhamento e tratamento para não ignorar os sinais do paciente e iniciar o tratamento o mais rápido possível para garantir a sobrevida do paciente”, explicou Edna Dantas. 

 

A formação tem foco nos casos de epilepsia controlada, aqueles que podem ser tratados com medicamentos e podem contar com a assistência das Unidades Básicas de Saúde. “O curso para as equipes foi pensado para melhorar a atenção aos pacientes nos seus municípios e para qualificar o atendimento e manejo da Epilepsia, além compreensão do fluxo de referência das pessoas com Epilepsia Farmacorresistente, que são os casos mais graves”, explica a preceptora multiprofissional assistente social do ISD, Alexandra Lima, uma das profissionais à frente da ação. 

 

São Gonçalo do Amarante é um dos municípios de abrangência do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) localizado no Anita, e é o terceiro contemplado com as capacitações sobre o tema, que já tiveram como público profissionais de Macaíba e Extremoz. Outros 32 profissionais de São Gonçalo passaram pela Anita em formação sobre o mesmo tema, no início de outubro. 

 

A clínica de Epilepsia do CER IV ISD é referência no Rio Grande do Norte em assistência às epilepsias farmacorresistentes – que desencadeiam crises de difícil controle por medicamentos. 

 

“Mesmo os casos de difícil controle, quando recebem alta passam a ser acompanhados mais de perto pelas estratégias de saúde da família, então é importante que os profissionais estejam aptos a receber, reconhecer e dar a assistência necessária aos pacientes com quadros epiléticos”, diz Alexandra. 

 

Tratamento no ISD

A clínica de epilepsia do Centro Especializado em Reabilitação (CER-lll) do Anita/ISD é um serviço para o acolhimento, atendimento e tratamento multiprofissional especializado das epilepsias graves, ditas farmacorresistentes. 

 

O Serviço Multiprofissional Especializado em Epilepsia Farmacorresistente (SEMEP), conta com um corpo de profissionais da Neurocirurgia, Neurologia Pediátrica e Adulto, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição especializada em Dieta Cetogênica.

 

Texto:  Kamila Tuenia / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
CEPS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS