• Português
  • English

ISD apresenta indicadores do 1S2021 a representantes da Comissão de Acompanhamento e Avaliação

17/09/202113:27

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O diretor-geral do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo Freitas Jr., ao lado do diretor administrativo, Jovan Gadioli dos Santos; da gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), Lilian Lira Lisboa; do gerente geral do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya; e do coordenador da Secretaria Acadêmica, Marcelo Carvalho, apresentou o relatório de execução do contrato de gestão referente primeiro semestre deste ano à Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão, com representantes dos Ministérios da Economia, Educação e Saúde. Os números foram detalhados aos representantes ministeriais em audiência virtual realizada na segunda-feira (13/09).

Indicadores relativos aos atendimentos realizados no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) ao longo da pandemia, o avanço da presença do ISD nas redes sociais, na mídia local e nacional, bem como os resultados obtidos pelos professores pesquisadores e mestrandos do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) foram pormenorizados aos participantes da audiência. Mesmo em meio à pandemia, com o processo de reabertura das atividades sociais e econômicas em curso, o Anita conseguiu realizar mais de 25 mil atendimentos, número 86,79% superior ao registrado de janeiro a junho de 2020. Desses, 95,24% dos atendimentos ficaram concentrados em pacientes dos municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. 

 

 

O aumento das mortes materno-infantis no Rio Grande do Norte ao longo deste ano foi destacado na audiência. A covid-19 contribuiu para o avanço negativo dessa estatística, segundo detalhou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr. “É secundária às diversas fragilidades da nossa rede de assistência materno-infantil. São fragilidades multissetoriais”, frisou. De janeiro a julho de 2021, foram registrados 41 óbitos de grávidas e puérperas no Estado. Em todo o ano de 2020, o número foi de 14, conforme a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). 

 

 

Investimentos

 

Entre as conquistas alcançadas ao longo do primeiro semestre de 2021, Reginaldo Freitas Jr. detalhou os investimentos em obras no IIN-ELS, que somaram R$ 1,16 milhão. Projetos de implementação e consolidação de infraestrutura que contemplaram cinco frentes principais – adequação dos laboratórios, o espaço de exposição, o novo auditório, a urbanização e acessos ao Instituto – foram executados. 

 

 

“O que vocês fazem é emocionante. A cada apresentação, é sempre emocionante. Gostaria de parabenizá-los, mais uma vez, porque tem dado certo. O que vocês conseguem fazer, com a ajuda do MEC para avanço e cumprimento das metas, nos deixa contentes”, comentou Sylvia Helena Figueiredo Prata, representante da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.  

 

 

O resultado positivo obtido ao longo do primeiro semestre de 2021 pelo ISD foi também reconhecido por Felipe Von Glehn Silva, representante da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB). “É muito gratificante ver um projeto desse em desenvolvimento no Nordeste. É um projeto modelo para outros centros desenvolverem a parte acadêmica e de pesquisa. O ISD é um orgulho. Espero que continue crescendo e dando orgulho para o Nordeste e para o Brasil”, ressaltou.

 

Participaram da audiência, além dos representantes do Instituto Santos Dumont (ISD): Fábio César Braga de Abreu Lima, especialista da Universidade Estadual Paulista (UNESP)  e presidente da Comissão de Acompanhamento e Avaliação (CAA); Felipe Von Glehn Silva, especialista a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB); Sylvia Helena Figueiredo Prata, representante da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (ME); representando o Ministério da Educação: Vinícius Nunes de Aquino, do Núcleo de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento das Organizações Sociais – Núcleo OS; e Luiz Paulo Martins de Lima. 

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Kamila Tuênia / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
INSTITUCIONAL

RECOMENDAMOS