• Português
  • English

ISD parabeniza Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) por certificação internacional

28/07/202114:53

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), sediada em Caicó(RN), foi reconhecida internacionalmente pela contribuição para a transformação da realidade social e de saúde das comunidades que atende no Seridó potiguar. A certificação é expedida pela ‘The Network Towards Unity for Health’ (TUFH), entidade internacional que reconhece o trabalho desenvolvido por instituições de saúde com o intuito de promover o desenvolvimento da sociedade local. A UFRN é conveniada ao Instituto Santos Dumont, sediado em Macaíba(RN). O Instituto recebe alunos de graduação e de residências médicas e multiprofissionais da EMCM para os estágios de formação acadêmica e em serviço no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita).

“Externo o orgulho que temos em contribuir para a formação dos alunos da EMCM/UFRN e por compartilharmos valores e objetivos pautados pela educação baseada na comunidade e na responsabilidade social. Também reconhecemos a ‘Social Accountability’ como uma necessidade das escolas médicas brasileiras”, declara o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior. O impacto das ações desenvolvidas pela EMCM/UFRN foram mensurados por meio da Ferramenta de Responsabilidade Social e Autoavaliação Institucional (ISAT – Indicators for Socially Accountable Tool, em inglês).

O ISAT é um sistema de avaliação que inclui os seguintes componentes principais: recrutamento, seleção e suporte de alunos; recrutamento e desenvolvimento de professores; o que, como e onde os alunos aprendem; se as atividades de pesquisa atendem às prioridades da comunidade; governança e engajamento das partes interessadas; resultados acadêmicos; e impacto social. Cada componente principal é dividido em quatro fases de desenvolvimento e inclui marcos, padrões e indicadores. O processo de verificação do ISAT demonstra a dedicação de uma instituição para atender às necessidades prioritárias de saúde das pessoas e da sociedade hoje e no futuro.

“Esta certificação representa importante reconhecimento para o trabalho desenvolvido por todos que fazem a EMCM e também pelas instituições parceiras, como o ISD. Desde as etapas de planejamento para implantação do curso de Medicina, a UFRN tem uma missão muito explícita com este projeto, que é contribuir para a transformação da realidade social e de saúde das comunidades que nós servimos. E a certificação é uma avaliação disso: se a instituição efetivamente orienta suas ações de ensino, pesquisa e extensão para atender as necessidades da população”, afirma o diretor da EMCM/UFRN, George Dantas, que também integra o Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont.

Para alcançar a certificação atual, a Escola Multicampi de Ciências Médicas foi convidada, em 2014, a integrar um grupo de escolas médicas da América Latina socialmente comprometidas. Desde então, várias ações de aprimoramento da missão foram realizadas e, recentemente, foram concluídas as etapas finais da certificação pela estratégia ISAT. Isto envolveu uma auto-avaliação, coleta de informações, preenchimento de formulários e entrevista conduzida por um Comitê Internacional de Verificação. “A certificação é um reconhecimento, mas é principalmente a reafirmação do compromisso social da EMCM, na medida em que inclui a elaboração de um plano para podermos avançar neste quesito”, sublinha George Dantas.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de Responsabilidade Social é o seguinte: “a obrigação (das escolas de Medicina) de direcionar suas ações de educação, pesquisa e serviços no sentido de abordar as preocupações prioritárias de saúde para a comunidade, região e/ou nação para as quais devem servir. Trata-se de um conceito que parte da percepção de que a busca por saúde também é a busca por justiça social, entendendo que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da escola médica devem estar obrigatoriamente orientadas para abordar as preocupações prioritárias de saúde da comunidade, da região ou da nação em que está inserida.

A EMCM/UFRN foi certificada no dia 23 de julho de 2021 em cerimônia virtual durante o encontro anual da ‘The Network Toward Unity for Health’, na Indonésia.

 

Sobre a EMCM

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) foi inaugurada em Caicó, distante 280km de Natal, em 2014. A Escola, pioneira no formato de formação dos médicos, por serem formados em três campi interligados, mas em cidades distintas da região, atrai candidatos de diferentes partes do Brasil todos os anos. A nota para entrada no Curso de Medicina da EMCM/UFRN é a mais alta do País. Por ano, são abertas 40 novas vagas.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Reprodução

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS