• Português
  • English

Mestrado em Neuroengenharia: ISD divulga aprovados no processo seletivo 2021.2

02/07/202111:21

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (IIN-ELS/ISD), divulga a lista de aprovados (as) no processo seletivo 2021.2, para a 16ª turma do Mestrado em Neuroengenharia.

O curso é o primeiro e único do Brasil recomendado pela Capes nesta área de conhecimento – e tem duração de até dois anos.

Na seleção 2021.2, 17 candidatos de diversos estados e áreas de atuação se inscreveram. Seis, desse total, foram aprovados. 

Vagas preenchidas

O número de vagas preenchidas na seleção ficou abaixo do originalmente previsto – de 10 – o que está de acordo com a regra do edital segundo a qual a comissão de seleção tem o direito de aprovar mais ou menos alunos, em função do resultado da avaliação técnica dos candidatos e adequação nos projetos de pesquisa. 

Entre os aprovados no processo seletivo estão estudantes do Rio Grande do Norte, mas também de outros estados como Paraíba e São Paulo. 

A seguir, veja os nomes dos aprovados, por ordem de classificação:

Próximos passos 

Os candidatos aprovados deverão fazer a pré-matrícula no período de 05 a 12 de julho de 2021, mediante preenchimento de formulário, que será enviado por e-mail aos candidatos selecionados e envio da documentação prevista em edital. 

O início das atividades acadêmicas está previsto para 02 de agosto e as aulas devem seguir temporariamente no formato remoto em razão da pandemia.

Sobre o curso 

O mestrado em neuroengenharia do IIN-ELS/ISD é oferecido de forma gratuita desde 2013, tem duração de até dois anos e é o primeiro do Brasil recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Aulas e pesquisas são realizadas na sede do IIN-ELS, em Macaíba (RN), município localizado a cerca de 14 quilômetros da capital, Natal. O Instituto oferece aos alunos transporte diário e gratuito entre os dois municípios.

Sobre o IIN-ELS e o programa

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) está em operação desde o ano 2006 e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em neurociências e neuroengenharia – duas áreas consideradas estratégicas para o Brasil e o mundo.

O Programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto oferece duas linhas de pesquisa (Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação) e abre perspectivas de atuação profissional ligada à pesquisa experimental, computacional, teórica, clínica e aplicada, em níveis moleculares, celulares e de sistemas. 

Há espaço para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias em áreas como interface cérebro-máquina, neuromodulação, neurociência computacional e processamento de sinais, reabilitação, interface cérebro-cérebro, próteses e órteses, biocompatibilidade, doenças neurodegenerativas, microcefalia, doenças psiquiátricas e cognição, entre outras.

A neuroengenharia

A neuroengenharia é uma área de pesquisa interdisciplinar que integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas ao sistema nervoso. 

O conhecimento gerado na área possibilita o desenvolvimento de tecnologias e aplicações que vão de neuropróteses ao aperfeiçoamento de técnicas de neuromodulação com potencial terapêutico. Os trabalhos têm abordagens comportamental, eletrofisiológica, histológica e imuno-histoquímica, combinadas a métodos de análise quantitativa.

A expectativa é que as pesquisas desenvolvidas resultem em ganhos para a sociedade como o lançamento de próteses mais baratas para pessoas amputadas, novas formas de terapia menos invasivas e com custo menor para pacientes com Parkinson e o uso de novas tecnologias para reabilitação de pacientes paraplégicos e tetraplégicos.

Texto:  Kamila Tuenia / Ascom – ISD

 

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
ENSINO
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS